“Tento manter minha privacidade” – dicas de segurança do especialista em antivírus Mikko Hyponnen

Mikko Hyponnen é diretor de pesquisa e especialista em vírus na empresa do antivírus F-Secure na Finlândia. Hypponen é um dos principais especialistas em segurança da internet e palestrante do TED. Nós conhecemos Hypponen no Next14-Conference, em Berlim, e conversei com ele sobre o Google como um coletor de dados, privacidade e internet após o vazamento da NSA.

Softonic: Hyponnen, você está usando os Serviços do Google?

Sim. Eu estou. E você também. É muito difícil evitá-los. Eu preferiria não usá-los, mas como diabos você evita o Google? Mesmo se encontrar alternativas para o Maps e Gmail, como substituir o motor de busca? Você não pode se livrar do YouTube, porque todos os vídeos estão no YouTube de qualquer maneira. Mesmo se evitar tudo isso, ainda não está conseguirá escapar do Google Analytics, que irá acompanhá-lo em toda a web.

Pense: quanto você ajudou o Google a ganhar dinheiro no ano passado? Você pega o lucro e divide pelos usuários: 17 bilhões de dólares de lucro em 2013, por 1 bilhão de usuários. Você deu a ele 17 dólares. Você não pagou dinheiro algum, mas você gerou 17 dólares de lucro. Embora eu prefira pagar por isso, eles não me deram essa opção. Sou mais valioso dando meus dados, então, é como eu dou dinheiro a eles. De qualquer modo, não é uma questão muito fácil.

Você diz que o Google, Yahoo ou serviços similares sabem mais sobre nós do que as nossas famílias. Como usuário, eu posso fazer alguma coisa para evitar isto?

Você pode usar os serviços do Google sem fazer login. Essa é a principal maneira como eles monitoram suas atividade no computador, tablet e celular. No entanto, eles vão converter seus dados mesmo assim. Se você não entrar, não vai resolver o problema. Então nós não temos nenhuma solução real.

Por qual motivo você usa apenas o Twitter? Privacidade?

O Twitter é completamente aberto, não há nada privado no Twitter e nada a esconder. Eu não sou contra qualquer rede social. As pessoas me perguntam por que eu não estou no Linkedin, por que eu não estou no Facebook… Eu tento manter a minha privacidade. Se você vai para o Facebook e o utiliza como as pessoas normais usam, não há maneiras de esconder a sua vida.

A maneira mais fácil é ficar longe do Facebook, embora doa. Se você está fora do Facebook, perde momentos importantes, como amigos que tiveram um bebê, casaram ou partiram o coração. Eu sempre sou o último cara a saber de qualquer novidade.

NSA, o bug Heartbleed e a próxima notícia ruim virá com certeza. Os usuários da Internet estão com medo. Eles realmente não sabem o que está acontecendo na web. Como posso, sendo um usuário normal, proteger-me melhor?

Há coisas fáceis de fazer, como trocar a senha. Senhas ruins ou senhas recicladas não só convidam as pessoas a roubar suas informações importantes, mas todos os tipos de problemas. Use gerenciadores de senhas. Cuide dos backups. Acidentes acontecem com em todo o mundo. Faça backups regularmente para salvar tudo.

Quando você estiver online, recomendo usar a rede Tor para navegar. Não apenas para esconder alguma coisa, mas em todos os momentos. Eu também recomendo às pessoas VPNs. Tor vai esconder quem você é e a VPN irá criptografar seus dados. Essa é uma recomendação do Snowden. Use criptografia. Criptografar seu e-mail, se você armazenar os dados em nuvens, criptografá-los em primeiro lugar. A criptografia funciona.

Mikko Hyponnen explica conceitos de privacidade e sigilo

Você e sua empresa estão lutando há anos contra a indústria do vírus, que parece tornar-se cada dia mais poderoso. Esta luta não está perdida?

Não, ela não está perdida. Não é fácil ser um criminoso online. Muitas pessoas se tornam um porque é a melhor opção entre as más opções que eles têm. Como as pessoas que têm habilidades, mas não têm oportunidades como você e eu. Há muitos crimes que vêm de países pobres e há uma razão para isso.

Não é fácil ser um criminoso online. Você tem que ficar incógnito, o que é difícil. Basta cometer um erro e eles serão descobertos. A guerra não está perdida. É difícil fazer grandes mudanças visíveis, mas estamos pegando os criminosos online mais do que nunca. Nós definitivamente não estamos desistindo.

O malware está ficando cada vez mais popular, especialmente no Android. Quais as possibilidades que eu tenho como um usuário Android para me proteger?

Os usuários do Android agora não vão ser atingidos por ataques online, a não ser que instalem um malware. O maior risco atual é entrar numa Google Play ou AppStores-de-terceiros da vida e instalar supostos Angry Birds ou Boom Beach, por exemplo. Esse é o problema com o Android. Cuidado com o que você instala.

Edward Snowden disse que seu maior medo era que nada mudasse após o vazamento da NSA. Você acha que mudou algo nos últimos meses?

Sim, eu vejo mudança, estou esperançoso. Não é uma mudança drástica, claro, mas eu vejo as pessoas acordando, eu vejo as pessoas pensando sobre isso e fazendo perguntas. Antes era normal se sentir imponente, como se não houvesse nada para questionar.

Uma coisa é certa: ficar sentado sem fazer alguma coisa não vai mudar nada. Você não precisa ficar preocupado, você pode ficar zangado com isso. Estou esperançoso numa mudança profunda e verdadeira.

Foto: Mikko Hyponnen

[Artigo original em alemão]

Leia também:

Carregando comentários