Como economizar dinheiro na web com os aplicativos certos

Poupar dinheiro com apps

Economizar dinheiro na internet é um sonho ou realidade? Após vários anos de e-commerce e pesquisando viagens na web, podemos te dizer, sem rodeios: a resposta é SIM! Você pode guardar alguns bons trocados usando os aplicativos certos.

Amazon: líder indiscutível

Assim como muitos usuários de internet, eu comecei na Amazon. Presente desde os primórdios da popularização da internet, o site criado por Jeff Bezos impressiona tanto pela variedade de produtos e preços (já que você pode optar por comprá-los novos ou também usados) quanto pelo respeito aos prazos de entrega.

Logotipo do Amazon

Líder indiscutível de vendas online no mundo – em artigos de qualquer espécie – este site já me fez economizar preciosas quantias em quase tudo o que eu pesquisei: livros, CDs, DVDs, games, etc. Depois de uma experiência de compra na página, fica difícil por os pés em uma loja física novamente. Além disso, o aplicativo móvel da loja está disponível em diversas plataformas: iOS (iPhone/iPad), Android e Windows Phone.

Viaje pelo mundo sem pagar tanto

E temos aqui as passagens de avião. Sim, eu sei que muitas pessoas ainda frequentam agências de turismo, mas, sinceramente, eu não sei quando foi a última vez que pisei em uma. Por quê? Porque passei a utilizar os comparadores de preços de voos. E o Skyscanner conquistou meu coração.

Logo SkyScanner SkyScanner [Web | iPhone | Android | Windows Phone | BlackBerry | Windows 8] é um comparador que agrega companhias aéreas de todo o mundo. E depois de você ter encontrado aquele preço matador, o app/página redireciona diretamente para o site da empresa, onde você poderá fazer a compra.

Em suma: ele é simples e muito eficaz na hora de encontrar o voo mais barato. Mas, teimoso, eu estava convencido que poderia encontrar um Skyscanner na versão terrestre. Entretanto, o que encontrei foi um conceito diferente, mas que pode ser muito útil para quem quer viajar pela Europa, em curtas e médias distâncias, sem gastar muito: bem-vindo ao mundo do carpooling. Este conceito consiste, basicamente, em encontrar uma pessoa que vai para o mesmo destino que você e ambos dividirem as despesas da viagem no carro de um ou de outro.

Dois aplicativos bacanas para essa prática são o BlaBlaCar [Web | iPhone | Android] e o RoadSharing. E o melhor de tudo: eles funcionam! Em todas as viagens que eu fiz usando o carpooling, tive problemas com apenas uma pessoa, que queria cobrar mais do que o combinado. No mais, tudo funcionou perfeitamente e a viagem foi mais barata do que se eu tivesse ido de avião.

Eu vou dormir com você

Tela de busca do Air BNB

Ok, não se assuste com a frase acima, é apenas uma brincadeira. Ok, mais ou menos. Isso porque a pratica de se hospedar na casa de um morador de uma determinada cidade a ser visitada vem se disseminando cada vez mais. E o melhor de tudo: dá supercerto! Dois aplicativos que provam isso são o Couchsurfing [Web | iPhone | Android] e o Airbnb [Web | iPhone | Android], que funcionam muitíssimo bem, inclusive no Brasil. Tanto é que o ramo hoteleiro já vê o crescimento deste mercado com certa preocupação (a palavra certa é ira, mas deixa pra lá). De qualquer forma, essa hospedagem mais informal permite que todos ganhem e você economize uma bela grana.

A cultura mais acessível

Spotify Netflix

A economia também pode ser feita no acesso à cultura e sem, necessariamente, cair no download ilegal de conteúdo. O YouTube é o exemplo mais famoso, mas existem outros mais refinados. E para quem gosta de música, um deles é o Spotify [iPhone | Android | web]. Fundado por um dos gurus do Napster, o programa permite que você tenha acesso a um vasto catálogo de músicas por apenas 10 euros por mês.

No Brasil, a empresa já começou a fazer os testes de viabilidade, usando um pequeno grupo de internautas locais. O aplicativo da ferramenta já está no Google Play e na App Store – ainda que não esteja funcionando – e é muito provável que o serviço esteja disponível no país até o meio do ano.

E o melhor: o Spotify pode ser usado em PCs, smartphones e tablets, em sistemas operacionais diversos, como Mac, Windows Phone, Linux, BlackBerry, iOS, Android e até o Symbian.

Outra menção honrosa é o Netflix [Web | iPhone | Android | Windows 8]. Disponível em mais de 50 países, incluindo o Brasil, o serviço oferece um amplo catálogo de filmes, séries e desenhos via streaming, a um preço mensal fixo – e bastante acessível. O poderio do Netflix vem crescendo a um nível tão elevado que o serviço já se dá ao luxo de produzir suas próprias séries, ultrapassou a HBO no número de assinantes e ainda mudou a forma de distribuição de seu conteúdo. Bem-vindos à TV do século 21.

Compras coletivas: Groupon e Peixe Urbano ainda têm seu valor

É também na internet que encontramos os melhores descontos em produtos mais tradicionais ou serviços, como restaurantes, presentes, tratamentos estéticos, etc. O Groupon [web | Android | iPhone] e Peixe Urbano [web | Android | iPhone] são os melhores exemplos. Ainda que a febre das compras coletivas tenha diminuído sensivelmente, é possível, por exemplo, comer em ótimos restaurantes a preços interessantes, muitas vezes com descontos de 50 ou 60%. Seu estômago agradece.

Internet: a melhor amiga da sua carteira

Viagens, cultura, comida, compras… se ganhar dinheiro na internet ainda é privilégio de poucos, é possível economizar bastante seguindo as dicas acima. Além disso, sua conexão banda larga finalmente vai fazer jus ao preço que você paga. Bom proveito!

Qual a sua dica para economizar dinheiro na internet?

[Artigo original em francês]

Carregando comentários