Entenda porque o VSCO Cam é um dos melhores apps para editar fotos no celular

VSCO Cam para Android

Entre os muitos aplicativos de fotos para smartphones no mercado, o VSCO Cam é definitivamente um dos mais interessantes, porque combina magicamente potência, simplicidade e elegância.

Sua interface, a mais minimalista da categoria, é a porta de entrada para um editor poderoso, imbatível pela qualidade e pela quantidade de ferramentas. Depois de um tempo exclusivo para iOS, está disponível para celulares Android. Há algumas (poucas) funções a menos que na versão para iOS, mas se você está procurando um aplicativo de fotos para usar sempre, este é o candidato número um.

Aqui está uma análise em profundidade de como ele pode melhorar suas fotos.

O modo disparo

Quando você abre o VSCO Cam, o app entra automaticamente no modo Câmera e está pronto para bater a foto. O visor mostra a clássica grade de 3×3, que ajuda a tirar fotos retas (o que não é tão óbvio!) e compor a imagem com base na regra dos terços, segundo a qual o elemento mais importante que você quer destacar é posicionado nas linhas de intersecção de uma grade, que divide a imagem em nove retângulos iguais.

Clássica grade de 3x3

Para acessar a foto que acabou de tirar e toda a galeria basta tocar a miniatura que aparece no canto inferior direito. No lado superior esquerdo, há o menu de configurações (Settings, clicando no ícone de engrenagem) do modo de disparo.

Menu de configurações no topo da interface

A primeira ferramenta controla o flash. A segunda permite exibir ou não a grade, e ativar o modo fotos quadradas, estilo Polaroid.

O terceiro controle (o ícone do círculo) é um dos mais interessantes. Ele permite que você ative um dos dois modos de disparo oferecidos por VSCO. O primeiro (com o círculo preto) é acionado automaticamente tocando em qualquer lugar na tela. Um quadro vermelho ao redor da tela confirma quando você está neste modo de disparo.

Quadro vermelho ao redor da tela confirma modo de disparo

O segundo permite que você faça algo que nenhum outro aplicativo permite fazer: definir separadamente o ponto de foco desejado e a área a ser analisada pelo exposímetro, ​​para determinar a abertura e velocidade de obturação correta.

Este recurso, no entanto, não está disponível em todos os modelos de celulares Android.

Se o seu for compatível, para usá-lo basta tocar a tela com dois dedos. Duas miras irão aparecer, e você pode movê-las ao seu gosto. Se você toca na tela com um dedo, os dois pontos coincidem.

Na versão do iPhone há outras duas ferramentas, uma para melhorar as fotos em situações de pouca luz e uma para bloquear o equilíbrio de branco, mas no momento a versão do Android não as oferece.

As ferramentas de edição

Como vimos, para acessar a galeria e poder editar as fotografias, toque na miniatura da última que você tirou, no canto inferior direito no modo de câmera.

Você será levado para a galeria. Com o ícone circular no canto superior esquerdo pode escolher as diferentes visualizações desta seção: você pode optar por ver a galeria completa, apenas as fotos marcadas ou aquelas modificadas.

Quadro de seleção de imagens

Com a ferramenta no canto superior direito pode determinar o tamanho das miniaturas na galeria.

Imagens podem ser mostradas de diferentes formas

Se quiser, também pode adicionar à galeria as fotos que você tirou com outros aplicativos tocando no botão “+”.

Adicione fotos tiradas em outros aplicativos

Para selecionar a imagem que você deseja modificar basta apenas tocar nela. Imediatamente serão exibidas as opções disponíveis. O terceiro (o ícone com chave e chave de fenda) é a porta de entrada para ferramentas e filtros do VSCO.

Opções para editar as imagens

Selecione-o. A primeira coisa que vê é a coleção de filtros. São ferramentas de excelente qualidade. A Visual Supply (os desenvolvedores do VSCO) criou filtros fotográficos profissionais para todos os grandes softwares, incluindo Adobe e Apple. E isso é uma garantia.

Coleção de filtros disponíveis

Os nomes dos filtros são siglas simples. Após ter escolhido qual aplicar, poderá definir a intensidade com a pré-visualização do resultado.

Personalização dos filtros

Para acessar as outras ferramentas toque na barra cinza com a seta na parte inferior da interface.

Botão exibe outras opções

O primeiro menu é o que acabamos de ver.

O segundo permite que você trabalhe brilho, temperatura da cor, contraste, orientação da foto (com uma grade densa que permite endireitar fotos tortas com grande precisão), composição (função de recorte), opacidade, vinhetas, matiz, saturação, contraste de sombras, contraste de áreas claras, definição (nitidez), grão da fotografia.

Os dois últimos instrumentos, respectivamente, adicionam filtros coloridos às zonas de sombras e às brilhantes, com efeitos interessantes.

Todos recursos de edição

Em resumo, uma escolha muito ampla e, sobretudo, de grande qualidade.

As duas últimas ferramentas do menu de edição são um undo clássico (também conhecido como desfazer, que procede um passo de cada vez) e um extremo, que elimina todas as intervenções e leva a foto de volta ao seu estado original.

Ao lado do menu Editing há uma ferramenta de compartilhamento que você pode usar para salvar as fotos na galeria, publicá-las no Facebook, Twitter, Instagram, enviá-las por e-mail ou apenas salvá-las na galeria.

Muitas formas de compartilhamento

Coisas que não funcionam

Esta versão do VSCO para Android, portanto, oferece instrumentos de alta qualidade, assim como no iPhone (que ainda é um pouco mais completa). Mas também tem alguns defeitos.

O primeiro é a estabilidade. Durante nossos testes, o app falhou duas vezes. Por ter sido testado na primeira versão, esperamos que o problema seja resolvido em alguma atualização. Provavelmente nunca vai ser tão estável quanto a versão iOS, mas isso não é uma surpresa: os telefones Android são muitos, enquanto o iPhone é um, e então as dificuldades quando se trata de desenvolver um aplicativo para celulares do Google são definitivamente superiores.

O segundo, que na realidade é uma chatice, é a falta de um recurso real para voltar um passo atrás (um botão Back, por exemplo), que não deve faltar em qualquer aplicativo, especialmente quando se trata de edição de fotos.

Outros pequenos detalhes: as fotos demoram um pouco para abrir e o modo paisagem não está totalmente desenvolvido (está disponível apenas quando você está gravando, mas não no modo de edição).

Mas estas questões não devem desencorajar os usuários que têm acesso gratuitamente (com a opção de compras extras in-app) a um aplicativo deslumbrante de fotografia e rico em recursos profissionais.

Gostou das dicas para o VSCO? Confira também nosso guia para melhorar suas fotos no Instagram.

[Artigo original em italiano]

Carregando comentários