Entrevista: Burak Canboy, CEO da WinRAR, fala do futuro dos compactadores de arquivo

Burak Canboy é o CEO da WinRAR desde 2002. Durante o lançamento do WinRAR 5.0, conseguimos entrevistá-lo e tirar algumas dúvidas sobre o futuro dos compactadores de arquivo.

Softonic: Os compactadores de arquivos foram desenhados para superar as limitações de espaço de armazenamento. Ainda há necessidade de compressores poderosos para o desktop? Por quê?

A compressão de arquivos continua importante por uma série de razões. Apesar do armazenamento físico de mídia ser muito mais barato hoje em dia, existem ainda muitas funções valiosas que a compressão tem a oferecer além do simples fato de economizar espaço.

Independente da compressão, os compactadores ainda são convenientes para empacotar vários arquivos para armazenamento mais fácil e uma transferência mais rápida. É mais simples operar com um único bloco arquivado do que com milhares de arquivos separadamente.

Essas coletâneas de arquivos podem proporcionar benefícios adicionais, como a recuperação de dados. O WinRAR 5.0 introduz um novo formato para recuperar as gravações, muito mais eficiente para reparar dados danificados e, portanto, com maior chance de impedir que suas informações sejam perdidas para sempre.

Além disso, a segurança de dados é uma função vital que o WinRAR proporciona. Com a compressão e encriptação RAR, os dados do usuário são protegidos de acessos não desejados ou de falsificações.

Softonic: O WinRAR 5.0 traz uma série de mudanças. Uma delas é a encriptação AES 256 bits. Por que vocês escolheram melhorar a segurança do RAR?

O AES-128 é bem seguro também, logo, não havia nenhuma necessidade urgente de mudar para o AES-256. Porém, decidimos mudar o formato do arquivo por diferentes motivos: melhor recuperação dos dados, compressão mais larga de dicionários e melhor suporte de características do sistema de arquivo avançado.

WinRAR 5

Alguns usuários também pediam uma atualização para o AES 256 bits para estar de acordo com vários padrões de segurança. O WinRAR é muito popular entre as instituições governamentais, bancos e companhias médicas em todo o mundo, e nós queríamos garantir que nosso produto estivesse conforme com todos os padrões de segurança atuais.

Softonic: “WinRAR for Android” é uma busca bem popular e está em constante crescimento. Existem planos para uma versão oficial do RAR para Android?

Sim, estamos considerando o desenvolvimento de uma versão Android.

Softonic: Qual sua opinião sobre a pirataria de software? Ela afetou o crescimento do WinRAR nos últimos anos?

A pirataria afeta qualquer um no ramo de software. A pirataria do nosso produto é obviamente alta e com certeza afetou nosso crescimento ao longo dos anos. Porém, esse é um obstáculo com o qual todo fabricante de software tem que lidar hoje em dia.

Mesmo assim, esse problema não nos afeta da mesma maneira que afeta os outros, porque temos uma maneira bem liberal de permitir que nossos usuários continuem a usar o nosso software mesmo após o término do período de provas. Muitos usuários, de fato, acreditam que nosso software é livre. Então, por que se incomodar em usar uma versão pirateada e potencialmente perigosa se o original pode continuar sendo usado?

Softonic: Em quais países o WinRAR é mais popular no momento?

O RAR é extremamente popular em todo o mundo. Os maiores mercados, apenas em termos de downloads, são os Estados Unidos e a União Europeia. Mas também temos uma base de usuários massiva em todos os países que usam código de caracteres não latino. Há mais de 15 anos o WinRAR está disponível em cerca de 50 idiomas, incluindo russo, chinês (simplificado e tradicional), tailandês, árabe, hebraico, etc.

De maneira geral, o WinRAR é um dos primeiros programas instalados num computador novo com Windows. No Leste Europeu, Rússia, norte da África, China e quase todo o resto da Ásia, bem como na América do Sul e Central, podemos dizer que o WinRAR é um dos programas mais usados no PC junto com o Windows.

Softonic: O design do WinRAR não mudou muito com o passar dos anos. Por quê?

Em termos de interface, decidimos dar aos nossos usuários a familiaridade que eles esperam ao longo do tempo. Alguns aspectos da interface podem ser customizados mas a aparência geral permanece a mesma. Não é chamativa, mas cumpre seu propósito. O que ocorre nos bastidores, entretanto, é o que vem mudando substancialmente.

Softonic: Qual a principal vantagem do WinRAR em relação a outros compactadores?

Pelo lado técnico, o WinRAR oferece uma compressão e descompressão mais rápida – especialmente para dados com baixa redundância -, assim como melhor resistência ao dano de arquivos por meio do truncamento e do registro de recuperação.

Além da capacidade funcional, simplesmente somos uma marca mais reconhecida do que as alternativas gratuitas. O WinRAR está no mercado há mais de 20 anos e continua a ser um dos programas de PC mais usados no mundo.

Softonic: O Eugene Roshal continua trabalhando no RAR?

Sim, ele trabalha como Arquiteto de Software e Desenvolvedor.

[Artigo original em espanhol]

Carregando comentários