Escolha dos Editores: qual o melhor antivírus grátis?

avast 2014 antivirus free

Na infinidade de antivírus que existem por aí, escolher um que se adapte bem às suas necessidades nem sempre é tarefa fácil. E escolher uma versão gratuita desse tipo de solução é ainda mais complicado.

Mas os editores do Softonic facilitam a sua vida e elegem os mais confiáveis softwares de segurança gratuitos e que trazem mais recursos e não sobrecarregam seu PC na hora de rodar.

Confira abaixo os eleitos pela nossa equipe:

Rafael Videiroavast! Free Antivirus 2014

Eu uso o avast! Free Antivirus 2014 – e não é porque foi escolhido como o antivírus gratuito mais completo no comparativo do Softonic. Minha escolha bem poderia ter sido pelo AVG ou o Avira já que, na minha opinião, a escolha de um antivírus grátis para proteger o seu PC é mais uma questão de gosto do que de funcionalidades. Desde que você escolha um produto confiável, é claro!

Para começar, o avast! é leve e fácil de usar. A interface é bem organizada e a configuração padrão já mantém meu PC protegido – dentro do uso que faço dele. Entre os recursos extras, o avast! é bastante limitado, mas nada diferente das outras opções de antivírus grátis. Pelo menos ele traz aquela voz (nada) sensual e em português toda vez que as suas definições de vírus são atualizadas.

Interface do Avast! Free Antivírus

Baixar Avast! Free Antivirus 2014 para Windows

Rubens EishimaAvira Free Antivírus

Tendo usado os principais programas grátis, acredito que não há uma solução perfeita para todos. Além disso, os principais testes apontam rankings diferentes a cada edição. Mas se tiver que escolher um para instalar e esquecer – principalmente em computadores de amigos ou parentes – escolho o Avira.

O programa há muito tempo está entre os mais leves, rodando bem até mesmo em PCs mais antigos e fracos, e sua proteção sempre apareceu entre as melhores. Além disso, nos bons tempos, dava um belo susto quando algo potencialmente perigoso acontecia na máquina, ótimo para ensinar a tomar mais cuidado com o que se faz na internet. Por outro lado, ele mantém a infantilidade de chamar o verificador de Luke Filewalker. Como eu disse, nenhum programa é perfeito.

Interface do Avira Free Antivírus

Baixar Avira Free Antivirus para Windows

Marcel PerossiAvira PC Cleaner

Eu não sou muito fã de processos rodando em segundo plano. E também não curto notificações carentes de atenção, que enviam mensagens sobre coisas que não julgo necessárias saber – não no momento em que sou alertado. Por isso, minha escolha é o Avira PC Cleaner. Prático, e sem notificações frequentes, você determina quando e onde começar o teste.

Para começar a usá-lo, basta clicar em Scan System e esperar o resultado da análise. Você também pode copiar o programa para um pen drive qualquer. A ideia é que você o tenha quando precisar sem a obrigação de instalar no computador. Como utilitário de segurança, ele falha em não informar a data de definição de vírus. Mas, ainda assim, vale a pena tê-lo.

Interface do PC Cleaner

Baixar Avira PC Cleaner para Windows

Cauê LlopAVG Free

Já que eu uso um Mac, faz muito tempo que não tenho um antivírus instalado. Basta tomar muito cuidado com o que você instala e nos links que você clica. Mas, se você usar Windows, a coisa muda completamente de figura e, como editor do Softonic, meus amigos frequentemente me perguntam qual o melhor antivírus do momento.

Nessas horas eu não duvido nem um segundo em checar o comparativo de antivírus que o Softonic publica anualmente. Trata-se de um comparativo longo e detalhado, que compara tanto o nível de proteção quanto o desempenho dos programas. O resultado? Para quem quer o melhor antivírus gratuito a melhor opção é o AVG Free.

Interface do AVG Free... e uma moça bebendo café

Leia o Comparativo de Antivírus Softonic

Rui Macielavast! Free Antivirus 2014

O avast! Free Antivirus 2014 é ideal para você deixar o seu PC protegido sem precisar colocar a mão no bolso. Sua interface é bastante amigável, até para aqueles que nunca mexeram com um programa do gênero. Você consegue achar todos os recursos facilmente, já que a “cara” do aplicativo está mais limpa.

O avast! é bem rápido para fazer a varredura em busca de malwares, tem atualizações constantes em seu banco de vírus e não pesa no seu PC. E, pra completar: nenhuma solução de segurança gratuita apresenta um extenso pacote de recursos como ele, com várias funções extras para caçar phishings, spywares, keylogs, entre outros. Vá na fé!

Interface avast! Free Antivirus

Baixar Avast! Free Antivirus 2014 para Windows

Você concorda com algum dos editores ou prefere um antivírus gratuito diferente?

Carregando comentários