Escolha dos Editores: qual o melhor editor de imagens da atualidade?

Camera360 faz edição e montagens de fotos no iPhone, Android e Windows Phone

Os editores do Softonic estão sempre atentos às últimas novidades, mas às vezes são os programas velhos e clássicos que ditam as regras em determinadas categorias. É o caso dos editores de imagem. O Adobe Photoshop é o favorito de nove entre dez pessoas – e de 10 entre 10 designers.

Incrivelmente, na escolha dos editores desta semana, ninguém elegeu a estrela da Adobe como o melhor editor gráfico. Entretanto, a maioria ficou com programas antigos que, apesar de não serem tão profissionais como o Photoshop, dão conta – e muito bem – do recado. Principalmente se você não é profissional e quer apenas dar uns retoques naquela foto que saiu com um dedo no meio ou com pouca luz.

Confira as nossas escolhas do melhor editor de imagens:

Marcel PerossiPaint.NET

A minha escolha é o Paint.NET. Em anos de vacas magras, quando era quase impossível conseguir uma licença do Photoshop, o editor de imagens gratuito surgiu como aqueles raios crepusculares. Usando o Paint.NET, a tarefa de editar imagens em um nível básico (remover fundos, criar pequenas montagens ou ajustar o brilho ou cores, por exemplo) se tornou mais simples e acessível.

A interface do Paint.NET também não deixa dúvidas sobre a qualidade do programa. Menus organizados em rótulos compreensíveis e janelas flutuantes que podem ser arrastadas para qualquer local. O ponto alto é a configuração em si. O editor de imagens pode ficar ajeitado como você costuma usá-lo durante a edição. É uma baita de um programa, diga-se de passagem.

Screenshot do Paint.NET

Baixar Paint.NET para Windows

Rafael VideiroCamera360

A minha escolha do melhor editor de imagens vai para um app para celular: Camera360. Disponível para as três principais plataformas – iOS, Android e Windows Phone -, eu uso o aplicativo no meu iPhone para tratar as fotos que tiro e publicar diretamente no Instagram (ou no Facebook, Twitter e até no Flickr).

O Camera360 é bastante completo. Para ajudar na edição, inclui efeitos, timer, crop, grid, filtros… Ou seja, tudo o que você precisa dar aquele toque semiprofissional às suas fotos do celular. O app ainda traz opções de colagens e molduras. Nada de usar dois ou três aplicativos diferentes para deixar as imagens do jeito que você deseja. Quer mais? O Camera360 é grátis.

Camera360 faz edição e montagens de fotos no iPhone, Android e Windows Phone

Baixar Camera360 para Android

Baixar Camera360 para iPhone

Baixar Camera360 para Windows Phone

Rubens EishimaPaint.NET

Já que não posso escolher o IrfanView (os outros editores disseram que ele não é um editor de imagens), recomendo então o Paint.NET. Para quem não tem a intenção – ou pretensão – de ser um fotógrafo profissional, o programa é mais do que suficiente para edições de imagens.

Não importa se você quer remover olhos vermelhos, ajustar brilho e contraste, ou uma edição básica com camadas, o Paint.NET tem ferramentas para isso. O programa também tem filtros e efeitos integrados, e outros podem ser instalados gratuitamente. Alguns pacotes de plugins incluem mais de 600 efeitos diferentes e compatibilidade com 90 tipos de arquivos. Parece bom o bastante?

Captura de tela do Paint.NET

Baixar Paint.NET para Windows

Cauê LlopAdobe Photoshop Lightroom

Eu era fã incondicional do Adobe Photoshop. Mesmo sabendo dos muitos recursos do programa que eu não usava, achava que não alcançaria os mesmos resultados com um programa mais simples. Até que eu provei o Adobe Lightroom e o tempo passado na frente de um PC diminuiu drasticamente, o que me deixou mais tempo livre para fazer o que mais gosto: tirar fotos.

A grande vantagem do Adobe Lightroom é que ele está focado em sessões fotográficas. Em vez de abrir foto por foto e editar cada uma nos mínimos detalhes, você pode abrir e editar todo um set de uma vez. O programa consegue abrir uma quantidade grande de fotografias e editar todas ao mesmo tempo sem sugar os recursos do seu PC. Quando terminar a edição do set, basta “exportar” as fotos para o Lightroom salvar todas as alterações aplicadas. Uma mão na roda.

Adobe Photoshop Lightroom é mais simples mas também poderoso

Baixar Adobe Lightroom para Windows

Baixar Adobe Lightroom para Mac

Baixar Adobe Lightroom para iPad

Baixar Adobe Lightroom para iPhone

Rui MacielPixlr.com

O Pixlr.com é o editor online perfeito para quem não é especialista, mas quer tratar imagens com certo capricho e sem muitas dificuldades. Ele tem um número de recursos razoável, que permitem que você manipule um arquivo em diversos fatores, como filtros de cores, saturação, brilho, contrastes, entre outros.

E há também o já tradicional menu do lado esquerdo, com opções de recorte, enfoque, redução de olhos vermelhos, inserção de textos, a famosa “borrachinha”, etc.

O menu Filtro do Pixlr.com também traz algumas opções legais de efeitos, como o Caleidoscópio, HDR, Mapa de Calor, Night Vision, entre outros. Nada que reinvente a roda, mas é ideal para quem quer fazer algumas brincadeiras com as imagens.

Enfim, o Pixrl.com é uma ferramenta muito legal se você não entende muita coisa de tratamento de imagens, mas também não quer ficar refém do pré-histórico Paint (ou Paint Brush para os mais velhos). Por ser uma ferramenta online, não influi muito no desempenho do seu PC, já que você precisa apenas de uma conexão à internet.

Pixrl.com é um serviço online de edição de imagens

Acessar Pixrl.com

Você concorda com algum dos editores ou prefere um editor de imagens diferente?

Carregando comentários