Escolha dos Editores: melhor serviço de armazenamento online

Interface do Google Drive online

A digitalização de arquivos não apenas diminuiu a quantidade de objetos físicos ao nosso redor, como criou um novo mercado de hospedagem. Igual àqueles baús de tralhas onde podemos guardar quinquilharias aleatórias, os serviços de armazenamento online surgiram para dar fim à descentralização dos nossos documentos virtuais. Uma necessidade moderna.

Por isso, hoje nós vamos contar qual é o nosso serviço de armazenamento online preferido. As escolhas refletem o que se destacou de melhor na categoria. Chega de blá, blá, blá e vejamos quais foram as escolhas dos editores:

Rubens EishimaOne Drive

Apesar de usar o Google Drive e o Dropbox com alguma frequência, atualizações recentes do OneDrive o deixaram muito atraente – e cada vez mais distante da bagunça que era o SkyDrive. Agora, o serviço oferece 15 GB de espaço inicial (30 GB se você ativar a sincronização automática), está disponível para Windows, Mac, Android, iOS, Windows Phone e até Xbox, e oferece versões bem eficientes do Word, Excel e PowerPoint.

Além disso, o serviço é compatível com vários programas e outros sites que usam o OneDrive como armazenamento ou sincronia. E quem tem uma assinatura do Office 365 recebe um upgrade de espaço para 1 TB (mais de mil gigabytes). Quer mais? Dá para conseguir 8 GB grátis facilmente com uma conta Microsoft. E quem já não tem uma conta Live/Passport/Hotmail/Outlook?

Interface do OneDrive

Baixar OneDrive para Android

Baixar OneDrive para iPhone

Baixar OneDrive para Windows Phone

Baixar OneDrive para Windows

Baixar OneDrive para Mac

Rafael VideiroDropbox

É verdade que os serviços de armazenamento online estão cada vez mais parecidos. Até mesmo as falhas são praticamente as mesmas. Sendo assim, o que mais conta para mim é a facilidade de uso e a disponibilidade em diversas plataformas. Afinal, além de ter um backup dos meus arquivos na nuvem, quero também poder acessá-los de qualquer lugar.

É por isso que, apesar de ter um iPhone, não sou um fiel usuário do iCloud Drive. É verdade que o serviço de armazenamento da Apple melhorou muito com o iOS 8 e o OS X Yosemite, mas ainda é muito mais orientado aos sistemas da empresa. Talvez sejam os mesmos motivos que me levam a não tender para o Google Drive.

Por fim, minha escolha vai para o Dropbox, um serviço independente e simples de usar. Tem programas e apps para praticamente todas as plataformas, oferece 2 GB de espaço grátis (que pode chegar a 22 GB se você convidar amigos) e também permite compartilhar meus arquivos com outras pessoas.

Interface do Dropbox online

Não preciso de mais nada. Bem… Mais segurança, talvez. Mas esse é um problema comum a todos os serviços de armazenamento online.

Baixar Dropbox para Windows

Baixar Dropbox para Mac

Baixar Dropbox para Android

Baixar Dropbox para iPhone e iPad

Baixar Dropbox para BlackBerry

Baixar Dropbox para Windows 8

Acessar Dropbox no navegador

Rui MacielGoogle Drive

O Google Drive é ideal para aqueles que querem armazenar e compartilhar arquivos mais simples na nuvem, como imagens, documentos, uma música ou outra e pequenos vídeos. Ou seja, a maioria das pessoas. Ainda que o Drive não seja exatamente intuitivo na primeira vez, basta usá-lo por duas ou três vezes para que fique familiarizado.

O menu inicial do programa mostra tudo o que você tem armazenado e pronto para compartilhar na parte central. Suas atividades com a ferramenta aparecem do lado direito, e o menu de ações que podem ser executadas, do lado esquerdo. Tudo muito fácil de visualizar e manusear. E isso vale também para a versão do programa para celulares.

Interface do Google Drive online

Como não podia deixar de ser, o Google Drive tem uma integração bacana com as ferramentas do Google, como o Docs e o Gmail. E você tem espaço razoável para guardar suas coisas: 15 GB. Pode não parecer muito para os hard users, mas, como eu disse no primeiro parágrafo, para quem quer armazenar e compartilhar arquivos mais simples, dá e sobra.

PS: Entretanto, se você acha pouco, sempre há a opção de pagar para aumentar seu “latifúndio” na nuvem. Veja quanto custam os serviços pagos do Google Drive.

Baixar Google Drive para Android

Baixar Google Drive para iOS

Acessar Google Drive no navegador

Cauê LlopDropbox

Sou usuário de vários serviços de armazenamento online: Dropbox, Google Drive, OneDrive, Box, Copy e até mesmo o Mega. De todos eles, o Dropbox é o que tenho menos espaço mas, paradoxalmente, é o que mais uso e onde guardo meus documentos mais importantes.

Interface do Dropbox online

O principal motivo de usar o Dropbox é o mesmo que me fazia usar o finado MSN: a grande maioria dos meus amigos também usam o serviço. Isso deixa fácil trocar arquivos com eles e criar pastas compartilhadas entre diferente grupos de amigos, além dos outros recursos do serviço: backup das fotos do celular, fácil de acessar em qualquer dispositivo ou em cybercafés.

Isso sim: não se esqueça de manter a sua conta segura e de deixar ativada a verificação em dois passos.

Baixar Dropbox para Windows

Baixar Dropbox para Mac

Baixar Dropbox para Android

Baixar Dropbox para iPhone e iPad

Baixar Dropbox para BlackBerry

Baixar Dropbox para Windows 8

Acessar Dropbox no navegador

Google Drive

A minha escolha como serviço de armazenamento online preferido é o Google Drive. Geralmente eu o uso para manter centralizado meus textos, apresentações, imagens e documentos diversos. Eles são os arquivos mais importantes e, por isso, hospedar no Drive e depois editar quando houver necessidade é o suficiente para o que preciso.

Sem contar o prático recurso para compartilhar e criar documentos em colaboração com outros usuários. Eu já usei o Megaupload, antes de ser quebrado e virar só “Mega”, e o Dropbox. Mas como deixei de manter tantos arquivos na máquina, quase não preciso usar outros serviços de hospedagem para guardar meus documentos. O Google Drive já resolve o problema.

Baixar Google Drive para Android

Baixar Google Drive para iOS

Acessar Google Drive no navegador

Leia também

Carregando comentários