8 sinais de que você não sabe usar o Facebook

O Facebook tem 800 milhões de usuários. A maioria usa a rede social para dizer o que sente e o que pensa, manter contato com os amigos ou apenas se divertir. Mas, quando alguém escorrega no teor do que publica, o que era para ser uma distração vira um problema…

Alguns comportamentos facilitam o relacionamento com quem nos rodeia e evitam dor de cabeça. A ideia não é indicar o que pode ou não ser dito no Facebook. Isso depende do seu jeito e do seu círculo de amigos. Só tenha em mente que, dependendo do que escrever,  você pode parar na lista negra – ou até tomar um bloqueio de alguém.

Leia nossa seleção de gafes, veja se concorda, deixe seus comentários e lembre: o mais importante é ser coerente!

Pedidos de amizade

Ao enviar convites de amizade, especialmente se você não conhece a pessoa, mande uma mensagem explicando as razões que o levaram a adicioná-la. A internet é um excelente meio para fazer amigos, mas também há hackers e gente mal-intencionada. Por isso é preciso dar um bom motivo para o destinatário aceitar seu convite. Se o pedido for negado, relaxe. Ao menos você tentou.

Excluir um amigo

Tudo bem, há pessoas que irritam com atualizações sobre o tempo e enchem seu mural de spam. Mas escolha o momento certo para excluir um amigo. Não precisa, por exemplo, fazer isso enquanto conversa com ele pelo chat do Facebook.

Mundo real

Não mantenha uma dupla personalidade. Há pessoas que são sensação no Facebook, simpáticas, mas… pessoalmente, nem olham na sua cara. Seus amigos agradecerão se você disser um “oi” ao vê-los na rua ou nos corredores da empresa. Seja coerente com o seu jeito de ser na vida real.

Foto de balada

Subiu fotos da balada no Facebook, com todo mundo bêbado, e ainda etiquetou? Nossa, nossa, assim você me mata! É sempre mais fino pedir permissão a quem aparece nas imagens antes de publicá-las. E você leva o prêmio máximo de elegância se não usar a ferramenta “etiquetar amigos”. Se seus amigos não virem problemas nisso e pedirem para você compartilhar as fotos, adiante!

Outro cuidado aqui é publicar fotos de festas para as quais muita gente não foi convidada. É possível definir listas de amigos que podem ver um determinado álbum de fotos (abra o álbum e clique em “Editar Álbum > Privacidade > Personalizado > Pessoas ou Listas Concretas”, aí, defina os nomes de quem pode vê-lo).

Convites para jogos

É compreensível enviar convites aos amigos para avançar em jogos como o FarmVille e a Colheita Feliz. Quem os recebe, no entanto, pode não ter muita vontade de jogar e, ainda por cima, ser obrigado a apagar todas as solicitações. Se não obteve resposta dos seus contatos, aceite o fato de que eles não estão interessados.

No amor e na guerra

O Facebook permite definir seu status amoroso com nove opções, entre elas “em um relacionamento enrolado” e “amizade-colorida”. A não ser que queira dar um pitaco de humor ao seu perfil, tenha cuidado ao definir sua vida sentimental no Facebook.

O ideal é chegar antes a um acordo com seu ficante, amigo ou namorado (a). Pode parecer mentira, mas muita gente usa isso para terminar uma relação ou definir o status do caso na marra.

Se você é amigo de um casal que acaba de se separar, não comente coisas como “ainda bem que você despachou esse encosto”. E se eles voltarem? A barra vai pesar para o seu lado.


Ficar no vácuo

Quem manda uma mensagem para você pelo Facebook espera uma resposta. Nem que a resposta seja um “não”, esforce-se para não deixar as pessoas no vácuo e para que não pensem que as está tratando com descaso. O Facebook nada mais é do que um novo canal de comunicação.


Causando no mural

O Facebook é uma pontente ferramenta de comunicação. Ainda que a privacidade permita controlar quem vê o que você publica, é difícil medir o tamanho da audiência. Os amigos de seus amigos podem ter acesso ao conteúdo e compartilhá-lo. Então, use o mural de forma inteligente.

Não perca tempo com frases como “faz frio hoje”, que não agregam nada para os leitores. Evite também mandar indiretas e fazer críticas a outras pessoas. Além de causar mal-estar, você pode ser visto como alguém que não tem coragem de conversar cara a cara.

Por último, mas não menos importante: não converse com alguém pelo muro do Facebook. Para isso existe o chat e as mensagens privadas.




Carregando comentários

Ad blocker installed

Ads keep Softonic downloads free for everyone. Please turn off your ad blocker to continue with your free download.

Instructions on disabling the adblocker

Click on the icon of your AdBlocker in the navigation bar of your browser and:

  • A) Disable Adblock for this site.
  • B) Access options and add our site in "Whitelist".

Continue

Ad blocker installed

Ads keep Softonic downloads free for everyone. Please turn off your ad blocker to continue with your free download.

Instructions on disabling the adblocker

Click on the icon of your AdBlocker in the navigation bar of your browser and:

  • A) Disable Adblock for this site.
  • B) Access options and add our site in "Whitelist".