Evolve: a nova geração de videogames começa a mostrar a que veio

Evolve é o novo projeto dos criadores de Left 4 Dead – um divertido jogo de ação sobre sobreviventes armados até os dentes versus hordas de zumbis sanguinários. Seis anos e um monte de recompensas mais tarde, os estúdios da Turtle Rock agora o convidam a entrar em selvas densas de planetas hostis nos confins da galáxia.

Só que você não deve se deixar levar por esses falsos ares de jogo de ação desmiolado. Nós vamos mostrar como os estúdios da Turtle Rock podem muito bem consolidar Evolve como um dos títulos mais inovadores da nova geração de consoles.

4 x 1

Evolve vai na contramão dos títulos multiplayer cooperativos da geração anterior. Isso porque ele individualiza as missões. É uma tendência dos videogames que consiste em dar ferramentas e objetivos diferentes para cada jogador que estiver em disputa.

Cada partida do modo Hunt de Evolve contém 5 jogadores. Quatro encarnarão os Caçadores,  soldados de elite especializados em eliminar de animais selvagens, enquanto o quinto jogador controlará o Monstro, um colosso dotado de poderes devastadores.

Para os jogadores que encarnarem os caçadores, Evolve será um jogo de tiro clássico, já que eles controlarão os personagens no tradicional ponto de vista em 1ª pessoa. O título pega uma dimensão oposta para o jogador que encarna o monstro, já que ele o controlará a partir do ponto de vista de em 3ª pessoa, como nos jogos de aventura.

Golias cospe fogo contra caçadores

Golias pode cuspir fogo contra os seus inimigos.

Planeta gritante

Esqueça os ambientes sem vida dos jogos da atual (ou antiga?) geração. Os níveis de Evolve estão repletos de um ecossistema rico e vivo, controlado por computador. Os animais que povoam o terreno do jogo têm como alvo os caçadores, e serão o verdadeiro perigo à ser levado em conta. Pior, as criaturas aladas poderão revelar a posição dos jogadores menos discretos.

Todos contra Golias

Os estúdios da Turtle Rock escolheram abrir o baú dos horrores ao nos apresentar Golias, um dos residentes temíveis do zoológico de criaturas, que poderá ser controlado à distância em Evolve. Atingindo quase 10 metros de altura em seu 3º e último estágio de evolução, o colosso tem como particularidade o poder de cuspir fogo em seus inimigos.

Em seu primeiro estágio de evolução, Golias é relativamente fraco e precisa ficar camuflado para não ser capturado pelos caçadores, armados até os dentes desde o princípio. Nesse estágio inicial, o dever do jogador é progredir furtivamente pela selva e ganhar força antes de partir para cima dos caçadores.

Ficar nas sombras, contudo, não é o suficiente para se desenvolver. O monstro tem que se alimentar da fauna presente no terreno de jogo para se transformar. Esse mecanismo de evolução, que deu nome ao título do game, permite que Evolve ofereça experiências  diferentes numa mesma partida.

A cada nova evolução, o monstro terá mais habilidades e o jogador poderá escolher um novo ataque especial para usar contra as presas e os caçadores. Golias poderá, por exemplo, escavar as rochas para catapultá-las violentamente contra seus adversários, carregá-las ou atacar o seu alvo em um piscar de olhos.

No modo Hunt, o monstro ganha se ele conseguir matar ou vencer por K.O. os quatro caçadores. Nesta modalidade, a criatura também poderá ganhar a partida se cumprir com um objetivo específico antes de atingir o último estágio de evolução, como devorar uma certa quantidade de civis, por exemplo.

Uma porrada do monstro Golias e você sofrerá graves danos

O monstro vence se matar os quatro caçadores

Equipe afinada

Separados, os caçadores não são páreos para a força bruta do monstro. Mas colaborando e explorando as qualidades de cada personagem, os jogadores poderão transformar o quarteto em uma máquina de guerra formidável, capaz de triunfar contra as criaturas mais ferozes.

Os caçadores de Evolve são divididos em quatro classes: Assalto, Caçador, Suporte e Médico. Como era de se esperar, o equipamento e as aptidões dos personagens variam em função de papéis pré-definidos. Evolve se distingue dos outros FPS multiplayer ao permitir um nível de personalização complementar. Dentro de cada classe, os jogadores podem escolher entre personagens com armas e de habilidades únicas.

Os membros da classe Assalto, por exemplo, serão encarregados de ir ao encontro do monstro para infligir-lhe o maior dano possível. Para cumprir com essa tarefa super perigosa, os caçadores desta categoria dispõem de um grande número de pontos de vida, maior resistência e uma espécie de invencibilidade temporária.

Os caçadores só conseguem enfrentar o monstro juntos

Separados, os caçadores não são páreos para enfrentar a força bruta do monstro…

Os personagens da categoria Caçadores, por sua vez, são responsáveis ​​por rastrear e impedir o progresso do monstro, para torná-lo mais fácil de ser combatido pelos os outros membros da equipe. Com sua formidável Arena Móvel, eles são capazes de prender o monstro dentro de um campo de força, que permite aos outros caçadores se concentrarem nos tiros sem ter que perseguir o animal ferido.

A classe Suporte tem como missão maximizar os danos causados pelos caçadores e sustentar o teatro de operações. Esses personagens poderão contar com uma Capa de Invisibilidade e um dispositivo de camuflagem que os tornarão invisíveis por tempo determinado. Alguns membros da categoria são igualmente equipados de um escudo de energia, que poderá ser usado em qualquer outro jogador para protegê-lo.

Finalmente, os caçadores do tipo Médico devem cuidar da boa saúde do grupo e enfraquecer a defesa do monstro. Com o seu Raio Curador, você poderá ajudar qualquer companheiro que esteja a uma distância respeitável da criatura. Não contente de manter seus companheiros com vida, os Médicos do Evolve sabem ser incríveis no terreno de jogo, graças às suas armas específicas de eficiência formidável.

Entre seringas e bandagens, você pode usar flechas tranquilizantes capazes de retardar os movimentos dos monstros ou um rifle sniper que, além de ferir gravemente o alvo, aumenta a potência de dano para os outros jogadores.

O primeiro jogo da nova geração?

Além dos ambiciosos Titanfall e Destiny, a grande maioria dos jogos da nova geração se limitou a apresentar os clichês do PS3 e do Xbox 360 para adaptá-los aos cânones estéticos das novas plataformas. Ou seja, apenas cumpriram tabela, o que já era mais ou menos o esperado.

Evolve sai do lugar comum ao usar o poder de fogo das novas máquinas à serviço das mecânicas inovadoras de jogabilidade. Com uma mistura esperta de cooperação e competição, o projeto da Turtle Rock pode muito bem oferecer ao PlayStation 4 e ao Xbox One um dos seus primeiros games verdadeiramente de nova geração.

Evolve sairá para PC, PlayStation 4 e Xbox One no segundo semestre de 2014 . E para deixar vocês com um pouco mais de vontade, que tal conferir outras apostas deste ano para os consoles da nova geração?

O que você espera dos games da nova geração?

[artigo original em francês]

Carregando comentários