Fala sério, WhatsApp! Quando veremos uma atualização de verdade?

Simulação do WhatsApp no navegador

“Querido WhatsApp,

Depois dos últimos meses, tenho minhas dúvidas se o progresso chegará. A possibilidade de conversar via PC, aparentemente está fora da agenda. Sim, o WhatsApp é um app simples de usar, mas ainda é tempo de entrar em sintonia.”

Os dados do WhatsApp dão a carta: comprado por aproximadamente US$ 20 bilhões pelo Facebook, o aplicativo de mensagens tem aproximadamente 600 milhões de usuários ativos. O app está disponível para quase todas as plataformas móveis: iPhone, Android, Windows Phone, BlackBerry, Nokia S40 e Symbian. Sem dúvida, esta é uma das razões do seu sucesso.

Entretanto, ao fazer uma comparação entre os serviços oferecidos pelo WhatsApp e por seus concorrentes diretos (Skype, Telegram, Viber e até mesmo o Facebook Messenger), o campeão de usuários precisa implementar alguns recursos para se tornar o líder incontestável do mercado de aplicativos de mensagens. Poder conversar no PC é um exemplo.

Chat no PC: o mínimo necessário

Dos apps de chat multiplataforma mais populares – Viber, LINE, Google Hangouts, sem incluir aqueles com mensagens que se autodestroem -, todos oferecem a possibilidade de ler e enviar mensagens aos seus contatos a partir do PC ou Mac. Empurrados por um lado pelo Snapchat e seu fluxo de interações inovador, e por outro pelo Facebook e pelo Google que buscam fortalecer e expandir seus apps de bate-papo, os serviços de mensagens instantâneas, estão evoluindo em uma velocidade vertiginosa.

Mas e o WhatsApp? Grandes evoluções não parecem estar na ordem do dia. Elas tornariam o aplicativo mais difícil de usar? Muito pelo contrário! Seria suficiente conectar com um portal web ou um cliente Windows ou Mac para recuperar suas conversas e grupos do WhatsApp e escrever usando um teclado de verdade. Seria pedir muito para um serviço comprado por U$ 20 bilhões?

Simulação do WhatsApp no navegadorO WhatsApp na web poderia ser algo assim…

A verdadeira razão para essa negligência pode estar no próprio Facebook. Lançar uma interface web para o WhatsApp equivale a “canibalizar” seu outro app de mensagens, o Facebook Messenger. Só que este não é um problema do usuário, que deseja poder conversar com os amigos sempre e de qualquer lugar. E se o WhatsApp não se modernizar rapidamente, eles podem decidir por outro serviço mais completo.

Mensagens de voz: para ontem

Apesar de ter sido anunciado para agosto passado, ainda não é possível fazer chamadas de voz sobre IP (VoIP) no WhatsApp. Apenas mensagens de áudio estão disponíveis no app.

No lugar de lançar este recurso – já anunciado pelo time de desenvolvedores -, a última grande atualização do WhatsApp incluiu a possibilidade de incluir legendas nas fotos e vídeos que você compartilha. Uma novidade francamente hilária quando se considera o progresso que ainda precisa ser feito em outras frentes.

O problema está nos detalhes

Como você pode ver, sou menos crítico com relação à falta de ligações de voz do que com a ausência de uma interface web. Se chamadas VoIP estão mesmo na fila de produção, o recurso deve ser lançado a qualquer momento.

Tudo isso requer investimento. E podemos apostar que cada dólar da recente transação bilionária será usado pelas equipes de desenvolvimento do WhatsApp para não decepcionar seus usuários.

[Artigo original em francês]

Siga o autor no Twitter: @bbrassart

Carregando comentários