FIFA 15: dicas para ter o melhor ataque

Assim como futebol real, a pontuação é a chave da vitória no FIFA 15. Aqui estão algumas estratégias para marcar gols e garantir mais vitórias.

Cada jogador no FIFA tem as suas táticas pessoais. Em equipe, no entanto, nem todos são iguais, bem como a estratégia adotada, que muda conforme os jogadores disponíveis. Nas situações em que não podemos marcar gol, e quando temos de fazê-lo de qualquer jeito, devemos mudar a maneira de jogar.

Assim como acontece nas situações em que tentamos proteger o gol, é preciso mudar as configurações de ataque e tentar diferentes definições, especialmente se você não consegue alcançar a área adversária.

Vejamos como configurar os diferentes parâmetros, dependendo do tipo de equipe que você está usando e como fazer uma barreira, de forma desesperada, mas seguindo a lógica.

A tática depende do time

Uma coisa é clara: para proteger o gol com os dentes é preciso fechar o gol com a defesa e “morder”, como o meu antigo treinador dizia. Para atacar, há muitos fatores a considerar.

O primeiro é que nem todos os jogadores são iguais e nem todas as equipes têm o mesmo estilo de jogo. No FIFA 15, você pode usar a equipe mais recente do Barcelona e, como você pode imaginar, os jogadores e a maneira de jogar entre essas formações são muito diferentes, por isso, a forma do ataque, embora desesperado, vai ser diferente.

Equipe possuem estilos diferentes de praticar futebol

Acabe com o adversário adiantando a sua equipe: o básico

Para ser uma equipe de ataque temos que considerar o básico. A primeira coisa é usar uma formação ofensiva. Em seguida, escolher a formação 3-4-3, 4-3-3 ou 3-5-2, ofensiva como mínimo.

Escalação inicial do Manchester United

Um ataque insistente também exige uma equipe bem montada, sem deixar espaços para o adversário no meio de campo. O risco que você assume, naturalmente, é de sofrer um contra-ataque relâmpago, mas é inevitável.

Adiantar a equipe significa posicionar a defesa mais perto do meio de campo e usar a linha de impedimento no estilo das equipes de Zeman. Para isso, vá em personalização de táticas, entre em editar e aumente o nível de pressão para mais de 60, ou um número mais próximo de 100, dependendo de quanto você quer arriscar.

Adiante o time para pressionar os adversários

Para definir a linha de impedimento, selecione linha de defesa (Defender Line) e escolha Offside trap.

Habilitando a técnica para deixar os adversários em impedimento

Conheça a sua equipe e saiba qual será o ataque

Um bom treinador não só impõe a sua forma preferida de jogar, mas adapta-se aos jogadores disponíveis, suas habilidades específicas e suas funções em campo. É tipo criar a melhor receita com os ingredientes disponíveis.

Por exemplo, um Barça desequilibrado no ataque não terá a mesma eficiência do PSG, que pode contar com uma “torre” como Ibrahimovic. Se o seu clube tem jogadores rápidos como Neymar ou Robben, você pode optar por usar uma formação com dois atacantes e colocá-los ao centro ou ao lado do defesa.

Atacantes podem voltar para ajudar na marcação

Se, em vez disso, você tem um Gomez, Klose, Ibra ou qualquer outro jogador forte e bom de cabeça, é melhor tentar vários cruzamentos no meio, pois mais cedo ou mais tarde alguma bola vai acabar sendo cabeceada pelo coringa do dia. Com as táticas personalizadas, você aumenta o valor dos cruzamentos da equipe.

Aumente as tentativas de cruzamentos em times com centroavantes fortes e cabeceadores

Você também pode dizer ao seu atacante central para ficar no ataque e não voltar, assim vai cansar menos e estará pronto para fazer o chute que vai definir a partida, ou ainda pressionar a defesa adversária.

Outro fator a considerar é a qualidade geral do time. Se você está jogando com uma grande equipe, permita aos seus atletas jogarem com liberdade, criatividade e imaginação para improvisar jogadas. Por outro lado, se você não tem grandes fenômenos, convém se concentrar em um movimento organizado, onde todos têm um papel bem definido.

Jogadores com pontuação mais alta podem atuar com liberdade para criar jogadas improvisadas

Estude o seu inimigo

Estas recomendações têm uma validade relativa. Aqui também, como disse anteriormente, os grandes treinadores sabem mudar a forma e a função dos jogadores em função dos adversários que enfrentam. É claro, um jogo do Bayern contra a Roma não exige tantas mudanças na maneira de jogar, mas provavelmente o Guardiola mudaria se fosse para enfrentar o Real Madrid.

Uma lição importante: estude o adversário no FIFA 15

Se, por exemplo, você está enfrentando um time com um meio-campo com três jogadores centralizados, é normal adiantar e posicionar a equipe para tirar espaços das laterais usando comandos personalizados. No entanto, se o adversário está muito espalhado em campo, você pode tentar quebrar ele no meio com dois meios-campistas.

Além de mudar a formação, você pode alterar o posicionamento dos jogados no campo virtual.

Jogadores podem ficar espalhados no campo ou mais próximos

Surpresas do último minuto

A beleza do futebol é que, mesmo durante os últimos minutos do final do jogo, dobrar o resultado é quase sempre possível. Você se lembra da final da Champions League entre o Manchester United e o Bayern de Munique, onde Man U anulou o resultado 1-0 para 1-2 nos últimos três minutos do acréscimos?

Você pode tentar fazer o mesmo no FIFA 15. Em primeiro lugar, caso os jogadores não estejam muito cansados, você pode aumentar a agressividade das táticas personalizadas. Não haverá risco de falhar, mas é mais provável chegar antes da bola e pisar no pé do adversário. Você pode subir o valor da pressão defensiva até 100, ainda que seja arriscado demais para conseguir um objetivo.

Ao aumentar o nível de pressão da defesa, os jogadores podem cometer mais faltas

Já em definições rápidas, você pode configurar o time como super ofensivo ou ataque total. E se perder um centroavante fixo (um jogador alto e forte de cabeça), você pode substituir com um zagueiro-artilheiro, como o Barcelona usa, às vezes, o Piqué. Assim, você pode jogar bolas mais altas, ignorar o meio-campo e aumentar as chances de atacar.

Time ajustado para atuar totalmente no ataque

A dura lei do gol

Quando você fecha a defesa, sempre há a possibilidade de tomar um gol. Quando você posiciona o time no ataque, as chances de um contra-ataque bem sucedido do adversário aumentam. Como se costuma dizer, quem não faz, toma.

Embora não haja uma estratégia 100% vencedora e muitas vezes dependemos dos lances individuais para vencer, a habilidade de um treinador e um jogador no FIFA são vistos nas avaliações ao longo do tempo. Essas dicas são uma boa base para começar, o resto é com a sua inteligência futebolística!

Veja também nossas dicas sobre como ganhar todas as partidas.

[Artigo original em italiano]

Carregando comentários