FIFA 15: truques para obter a melhor defesa

FIFA 15: truques para obter a melhor defesa

Em FIFA 15, para ter uma melhor defesa e não receber muitos gols é melhor adotar táticas e estratégias específicas. Neste artigo, veremos como organizar o time, para executar a defesa perfeita.

FIFA 15 é um simulador de futebol. Todos os anos, o jogo tenta reproduzir o mais fielmente possível o comportamento do jogadores no campo, tornando divertida nossa experiência com o joypad na mão.

Se você é um especialista no FIFA e no futebol, já sabe como organizar o time e definir a defesa. Neste artigo vamos evoluindo a partir de conselhos básicos para não deixar o atacante passar a defesa, as estratégias de equipe mais completas, até aquelas para cada jogador.

Depois de mostrar os 11 truques para ganhar no FIFA 15, vamos ver como construir o catenaccio perfeito, para proteger o gol e punir o adversário no contra-ataque.

Manter a posição e intervir no momento certo

É bom desde o início rever os conceitos básicos do futebol e FIFA 15. O defensor deve manter a posição para antecipar o atacante e estar pronto para intervir no momento certo. A regra número um, então, é: não faça entradas suicidas no adversário. Caso contrário, os resultados mais prováveis serão ser passado pelo atacante, uma falta ou até um cartão.

O FIFA 15 tem entre as opções a possibilidade de escolher se quer usar a defesa tática ou clássica. A segunda era a única presente até FIFA 12, e a primeira é uma novidade dos últimos anos. Agora eu prefiro usar a defesa tática, pois haverá uma razão pela qual os desenvolvedores decidiram introduzi-la, certo?

Mano a mano

A defesa tática permite jogar mais como se faz no futebol real: você espera o adversário, pressiona ele segurando o botão e protege o gol com o corpo; quando chegar o momento adequado, você coloca o pé para pegar a bola (com o botão ao qual você atribuiu esta função).

No FIFA 15 funciona da mesma maneira, por isso não tenha pressa para roubar a bola  do adversário, espere e intervenha como você faria em uma quadra ou como você vê os profissionais fazerem.

Use o corpo, puxe com as mãos e, se necessário, derrube o adversário!

A partir de FIFA 12, a física se tornou central na série de futebol da Electronic Arts. Com o impact engine, os embates do jogo, o corpo a corpo e as ações dos atletas se tornaram totalmente diferentes nas telas do computador, assemelhando-se muito mais à realidade.

Em FIFA 15, esse realismo é mais verdadeiro que nunca. Colocar o seu corpo entre o adversário e o gol é a regra número um do jogo. Porém, isso nem sempre é suficiente. Pense em todas as vezes que o adversário pode driblar você ou o atacante recebe um passe longo e como defensor você tem que correr atrás dele.

Nestes casos, como com os jogadores reais, você pode cometer alguma irregularidade leve, que a maioria das vezes, o árbitro não vê ou nem penaliza. O mesmo botão que você usa para intervir o atacante (não aquele do tackle para entrar), quando pressionado repetidamente, permite empurrar com seu corpo e puxar a camisa do adversário.

Em alguns casos, isto não é possível. Se você ver um jogador do outro time lançado para o gol e você estiver fora da área, uma das soluções extremas pode ser derrubá-lo com uma falta, mesmo que com toda a probabilidade você receba um cartão vermelho.

Use uma escalação defensiva

Antes de iniciar a partida, escolha uma escalação apropriada para as táticas defensivas. Existem muitas entre aquelas padrão de FIFA 15. O ideal seria escolher uma com, pelo menos, quatro defensores, embora com cinco seria melhor. Um 5-4-1 estaria bem, na pior das hipóteses um 5-3-2, chamado árvore de Natal.

FIFA 15 defesa

Adote a estratégia adequada e dê as instruções para os jogadores

As outras configurações a serem ajustadas antes do jogo são relacionadas com as táticas e as instruções para cada jogador. Se o seu time está posicionado quase todo na defesa, a maioria de seus 11 estará posicionada na sua própria metade de campo, bem como os seus adversários, que terão que se desequilibrar para avançar.

Neste caso, você deve escolher o contra-ataque e passe longo para virar o jogo e marcar, depois que você conquistar a bola no estilo “catenaccio”.

Os jogadores também precisam agir coordenadamente. Para isso, você vai ter que modificar as instruções individuais para os jogadores. Por exemplo, se quiser que o ponta volte a defender no meio do campo para conter o avanço e bloquear os adversários, ou que as alas voltem também para defender, vá para as instruções e configure para os jogadores ofensivos voltarem.

Escolha as configurações rápidas durante os últimos minutos finais

Você está jogando a final da Copa, faltando alguns minutos para o final e você está ganhando de 1 a 0. Defender o gol a qualquer custo torna-se a prioridade.

Neste caso, a primeira coisa a fazer é ir no menu de gestão do time e alterar manualmente os parâmetros táticos. Reduza a extensão do time, aumente o nível de agressividade e diminua a pressão (o que irá fazer a defesa recuar).

Quando você voltar no campo, use as táticas rápidas e mude o equilíbrio do time. Você pode configurá-lo para o modo ultra-defensivo ou Park the bus, o catenaccio mais extremo!

Muitas recomendações, mas o segredo é a experiência

Estas são apenas algumas recomendações para proteger o gol quando necessário. O melhor no FIFA 15 é, sobretudo, fazer gol. Por isso não fique sempre na defesa esperando o ataque e avalie sempre seu adversário para definir a estratégia adequada.

Como último conselho, posso dizer que a melhor coisa a fazer é experimentar as diferentes configurações e encontrar aquela que melhor se adapte ao seu estilo de jogo, pois aquilo que é melhor para mim, não significa que seja bom para você.

Leia também

[Artigo original em italiano]

Carregando comentários