Fim do XP: o que acontecerá com meu PC? Respondemos todas as perguntas

O XPocalipse chegou nos computadores e fez surgir dezenas de perguntas e dúvidas. Respondemos as mais frequentes e deixamos o microfone à disposição para que você mande muitas outras questões.

No dia 8 de abril de 2014, a Microsoft retira seu suporte vital ao Windows XP. Na prática, isso significa que já não há atualizações para o XP, nem sequer correções de segurança.

Tela do fim de suporte do Windows XP

Alguns usuários confundiram o aviso sobre o fim do suporte ao Windows XP com vírus…

A solução que a Microsoft propõe é simples: fazer a atualização ao Windows 8.1. Mas será que é tão fácil assim? A quantidade de dúvidas que recebemos indica que a migração, se não é, ao menos parece complicada.

Meu computador deixará de funcionar?

Não, nada disso. Seu PC com Windows XP continuará funcionando como sempre, mas já não receberá atualizações oficiais da Microsoft. Ou seja, seu PC ficará mais vulnerável a vírus, e, com o tempo, seus programas favoritos não terão mais versões compatíveis com o XP.

Por que devo fazer a atualização ao Windows 7 / 8?

Por dois motivos fundamentais: segurança e compatibilidade futura. A primeira é provavelmente a mais importante: mesmo que possível, será difícil continuar usando o XP sem vírus. A segunda tem a ver com seus programas favoritos: pode ser que eles deixem de funcionar no XP. O Chrome, por exemplo, não terá mais suporte para o XP já em 2015.

Como sei que meu Windows é o XP?

Além da aparência, há duas formas muito rápidas de descobrir essa informação. A primeira é ir a Início > Executar, escrever winver e pressionar Enter. A segunda é acessar a página amirunningxp.com, mas já com o primeiro método você saberá quais atualizações (service packs) estão instaladas.

Descobrir a versão do Windows é simples

O que é isso de XP SP1, SP2 e SP3?

Para os programas mais importantes, a Microsoft costuma liberar grandes pacotes de atualizações chamados Service Packs (pacotes de serviço). O SP3 foi o mais recente distribuído para o Windows XP e seu download é muito recomendável para ter o sistema sempre em dia.

Tenho um antivírus. Estou protegido depois de 8 de abril de 2014?

Um antivírus atualizado é uma medida de segurança necessária, mas não é suficiente para proteger um sistema vulnerável. Para manter o XP livre de vírus, recomendamos desinstalar programas desnecessários, usar um firewall e manter seus programas mais importantes em dia, como o Office, o Acrobat e os navegadores.

Softonic para Windows atualizar seus programas automaticamente

Softonic para Windows permite atualizar facilmente os programas instalados

Qual é o melhor antivírus para o Windows XP?

A maioria dos antivírus continuará sendo compatível com o Windows XP por um certo tempo. Por exemplo, tanto o avast! como o Avira já anunciaram que darão suporte ao XP por meio de seus produtos. Para escolher o mais conveniente para você, é só conferir o nosso Comparativo de Antivírus 2014.

Meu PC é velho. Posso migrar ao Windows 7 / 8?

Se seu PC tem menos de dez anos, sim. Os requisitos do Windows 7 e do Windows 8 são idênticos: um gigabyte de memória RAM, 16GB de espaço no disco duro e uma placa gráfica compatível com DirectX 9. A maioria dos computadores fabricados a partir de 2004 deveria ser capaz de receber a atualização para uma dessas duas versões.

Uso o Windows XP em um Mac. Preciso atualizá-lo?

Se você é dos que usam o XP em um Mac por meio do Boot Camp, a resposta é a mesma que demos acima: a atualização é bastante recomendável. Um Mac não deixa de ser um computador Intel com uma configuração de hardware fechada, e é tão vulnerável quanto um PC quando executa o Windows de forma nativa.

Corro perigo se executo o Windows XP em uma máquina virtual?

Muito pouco. Executar o XP em uma máquina virtual como a Virtualbox ou a VMWare Player é a forma mais segura de usar programas antigos sem correr riscos de segurança. É como se o sistema estivesse dentro de uma caixa fechada da qual nada de perigoso pode sair.

Virtualização Windows XP

Windows XP em execução na máquina virtual VMWare

pouquíssimos malwares capazes de romper semelhante barreira, mas é possível que esse fato mude após 8 de abril. Então, aí vão duas recomendações: usar um antivírus também na máquina virtual e isolar este software da rede para que os vírus não encontrem nenhum canal de saída.

Qual sistema é melhor para o meu PC: Windows 7 ou Windows 8?

Em termos de compatibilidade, requisitos e rendimento, o Windows 7 e o 8 são praticamente iguais. Se você gosta de estar por dentro das inovações tecnológicas e gosta da interface Modern UI, adote agora o Windows 8. Já se prefere o estilo antigo, o Windows 7 é a melhor opção.

Se faço a atualização, continuo tendo acesso ao Paint, Paciência e Campo Minado?

Os acessórios Paint e Calculadora continuam presentes no Windows 7 e 8, mas, com os jogos, a situação é diferente. O Windows 8 não tem mais o Campo Minado nem o jogo Paciência, que sim, estão presentes no Windows 7. O Pinball, por sua vez, não aparece em nenhum dos dois.

Paciência Windows 8

Reprodução de tela do Solitaire para Windows 8 rodando no novo sistema

Por sorte, é possível continuar sabotando sua produtividade com alternativas grátis aos jogos oficiais. Baixe, por exemplo, o Pinball Star, Solitaire para Windows 8 e Microsoft Minesweeeper para Windows 8 (e muitos outros títulos que estão na loja do Windows).

Como sei se meu hardware é compatível com o Windows 7 / 8?

A forma mais simples de comprovar o que é ou não compatível com o Windows 8 é usando o Assistente para atualização ao Windows 8, uma ferramenta grátis da Microsoft que verifica se seu hardware e seus programas resistirão à atualização. Windows Upgrade assistant

Como usar o scanner e a impressora se não tenho os drivers?

Se seu dispositivo não tem os drivers oficiais para Windows 7 / 8, existem duas opções: procurar drivers alternativos e forçar a instalação ou executar o Windows XP dentro de uma máquina virtual, instalar a impressora ali mesmo e compartilhá-la em rede (também dá para imprimir diretamente da máquina virtual).

Como usar programas específicos para XP no Windows 7 / 8?

Se você usa softwares que só funcionam no Windows XP ou em versões anteriores do Windows, pode experimentar os modos de compatibilidade do Windows 7 e 8, ou mesmo executá-los com ajuda do DOSBox ou de uma máquina virtual como a VirtualBox.

Modo de compatibilidade do Windows

Como transfiro todos os meus arquivos e documentos a um novo PC?

A forma mais fácil de fazer isso é transferir seus arquivos do Windows XP para o Windows 7 / 8 com a ferramenta grátis PCmover Express, distribuída pela Microsoft para facilitar a migração. Outra excelente alternativa é o Windows 7 Easy Transfer, também da Microsoft.

Transfira seus arquivos com o Windows Easy Transfer

Quanto custa a atualização para o Windows 8?

No momento, uma licença do Windows 8.1 custa cerca de 120 dólares nos Estados Unidos (272 reais em média), um preço que sobe para 200 dólares no caso da versão Pro (aproximadamente 452 reais). Mas esse valor não inclui os custos indiretos de hardware e software novos. Ao menos que essa situação mude, é bom saber que a atualização não será grátis.

Por que a Microsoft retirou o suporte ao Windows XP?

Todos os produtos da Microsoft têm um ciclo de vida de duração determinada para evitar que os recursos de desenvolvimento da companhia fiquem congelados em produtos pouco usados. No caso do XP, seu tempo de vida foi prolongado devido à sua popularidade, mas, agora, de acordo com a empresa, chegou o momento de virar a página.

Tem mais perguntas sobre o fim do Windows XP?

[artigo original em espanhol]

Carregando comentários