Ganhando dinheiro com apps: minha experiência com o WHAFF

Você realmente pode ganhar dinheiro usando um aplicativo? Esta é a pergunta que eu tentei responder instalando WHAFF no meu smartphone pessoal Android.

O meu colega Pico foi muito claro. Ele queria desvendar o mistério desses (supostos) aplicativos, que se vangloriam de milagrosos e se dizem capazes de fazer seus usuários ganharem somas mirabolantes.

Tomei coragem e decidi testar o WHAFF. Afinal de contas, esta aplicação seria a melhor recompensa se acreditamos em seus desenvolvedores…

Baixar WHAFF para Android

Uma confusão impressionante

WHAFF carrrega interface para confundir o usuárioWHAFF me fez de tonto com sua interface sobrecarregada antes de me obrigar a conectar no Facebook

Uma das primeiras coisas que me impressionou no WHAFF é a sua quantidade insuportável de menus e botões de todos os tipos. A interface do aplicativo simplesmente deixa qualquer um mareado.

Sem saber para onde olhar, decidi pressionar o botão Play que apareceu sob o meu dedo. Segunda surpresa: eu preciso me conectar com o Facebook para usar o aplicativo. Bom começo.

Jogue mais para ganhar mais

Objetivos e premiação lado a lado no WHAFFÀ esquerda, WHAFF Picks. À direita, os presentes disponíveis

O WHAFF convida os usuários a instalarem e usarem aplicativos de terceiros e jogos em troca de pequenas quantias de dinheiro, entregue na forma de cartões de presente (Xbox Live, PlayStation Store, Amazon, Google Play, Steam e Facebook Gift Card) ou via PayPal.

As diferentes ofertas de serviços são divididas em várias categorias. O WHAFF Picks, exemplo da imagem acima, promete até cinco centavos por alguns minutos de jogo todos os dias.

Os WHAFF Picks permitem ganhar até 60 centavos por completar diversas missões, como um comentário no Google Play, alcançar um certo nível em um jogo ou convidar amigos para usar um aplicativo.

Caixa de Pandora

WHAFF e seus aplicativos maliciososA lista infame do Other Picks e o aplicativo malicioso que me fez desistir do teste

Realmente não ganhei nada com os dois primeiros, então eu decidi dar uma olhada em Other Picks. Trata-se de um atalho para serviços de recompensa de terceiros, similares ao WHAFF. Estes negócios são mais agressivos logo de cara. Inocente, decidi instalar um pacote obscuro de emoticons para Whatsapp de um destes serviços suspeitos…

O ataque do cavalo de Tróia

permissionsNão faça como eu: tenha sempre cuidado com as permissões!

Sem muito cuidado, instalei o aplicativo sem prestar atenção nas permissões que ele exige. Enviar SMS, controle total da minha conta do Google, as chamadas de voz… para um simples pacote de emoticons WhatsApp?

Até eu me tocar do erro fatal, o estrago já estava feito: o aplicativo usou meu telefone para enviar um SMS promocional a um número desconhecido!

Basta!

Depois de reiniciar o meu telefone, mudar a senha e obter um reembolso de SMS da minha empresa de telefonia, decidi acabar com a experiência.

Se WHAFF não foi a causa direta do acidente, no entanto, o aplicativo oferece serviços potencialmente maliciosos entre os seus parceiros na seção Other Picks. Simplesmente inaceitável.

Resultados

Resultado final da experiênciaEu não posso nem sacar meu montante fabuloso de $0,01…

Eu acumulei uma quantia fabulosa de um centavo antes de instalar o aplicativo malicioso. Mas depois de entrar em Exchange do WHAFF, estava novamente em terra seca. É impossível recuperar o seu dinheiro antes de chegar à mirabolante soma de $10.

Em última análise, eu não ganhei dinheiro nenhum com o WHAFF. Pior, eu quase perdi! Pelo menos aprendi uma boa lição. Nunca mais vou instalar um aplicativo no meu celular sem prestar atenção às permissões necessárias.

E se você é como eu e quer saber mais sobre as técnicas de defesa contra aplicativos maliciosos no Android, eu recomendo a leitura do dossiê do Fabrizio sobre o assunto.

[Artigo original em francês]

Leia também

Carregando comentários