Ganhando dinheiro com apps: minha experiência com o Nexercise

Nexercise é um aplicativo com o qual você pode ganhar dinheiro (ou melhor, descontos). Esta é a sua promessa, mas é realmente possível? Eu tentei por quatro semanas, vou dizer como foi.

Todos nós queremos ganhar dinheiro fácil, talvez por meio de algo que nós gostamos de usar e que raramente deixamos encostados, como o smartphone. E no mercado existem alguns aplicativos que prometem encher seu bolso se usá-los.

Motivado pelo editor Pier Francesco, decidi experimentar um desses aplicativos. Já que eu faço muito esporte, pensei em ter um app que me recompensasse com dinheiro por fazer exercício físico ou, no meu caso, dê cupons com desconto para compras online.

Então eu usei o Nexercise (disponível para Android e iPhone), durante quatro semanas, na esperança de ganhar um monte de bônus para gastar em compras online e também com a promessa de fazer mais esporte.

Baixar Nexercise para Android

Baixar Nexercise para iPhone

Como funciona o Nexercise

O Nexercise nasceu como um aplicativo para motivá-lo a fazer esportes ou “mover a bunda” com qualquer atividade: em poucas palavras, que motive você a queimar calorias.

Por outro lado, já vimos no passado outros aplicativos para motivá-lo a fazer exercício.

Receber cupons e prêmios não é, portanto, a principal promessa do app, embora, sem dúvida, é um incentivo ao exercício e serve também para escolher este aplicativo em vez de um concorrente.

O Nexercise aplica o conceito de ludificação ao exercício: quanto mais você se move, mais pontos de experiência e medalhas coletadas (como num jogo de RPG).

Ao mesmo tempo, você está competindo com seus amigos e será avisado alguém fizer exercícios.

Nexercice incentiva a ludificação dos exercícios

Quanto mais pontos de experiência você tiver, mais níveis alcançará e mais chances terá de ganhar cupons de desconto.

De acordo com o co-fundador Benjamin Young, “as chances de ganhar um prêmio são de 25% para o nível mais baixo, e as recompensas são bons cupons de desconto de US$ 5 a US$ 250.”

Minha relação com o Nexercise

Levei um tempo para entender o funcionamento do Nexercise. Meu preconceito inicial junto com a estética pouco atraente também fez com que a primeira impressão do aplicativo não fosse exatamente um amor à primeira vista.

Acrescente a isso o fato de que o Nexercise pede logo de cara que você faça login com sua conta de Facebook ou Gmail e eu, desconfiado, escolhi me inscrever por e-mail, renunciando o aspecto social e competitivo – que depois descobri ser o coração do aplicativo. Tanto que encontrei cinco desenvolvedores no meu Nexercise, adicionados automaticamente como amigos.

Depois li o tutorial, que me explicou em três etapas como o app funciona, e reconsiderei imediatamente. Depois de ver a aba Earn (Ganhar) ao lado de Log workout (Registrar exercício), pensei imediatamente que gostaria de me tornar um milionário.

Desde o primeiro dia, comecei a registrar a minha atividade na Nexercise, atraído pela perspectiva de ganho. No começo eu não lembrava de ligar o aplicativo, mas, felizmente, a função Log past workout (Resgistrar treinos anteriores) me permitiu corrigir as vezes que esqueci.

A pedalada matutina para chegar ao trabalho, bem como aquela que eu estava fazendo no caminho de volta, os exercícios na academia na hora do almoço, o futebol de quarta-feira e a corrida do fim de semana foram todos registrados no aplicativo.

Comecei a subir rapidamente de nível com os pontos de experiência (XP) que ganhei, e recebi medalhas de todos os tipos. E apareceram confetes na tela do smartphone para celebrar meu progresso, além de uma boa dose de autoestima.

Progresso é celebrado no aplicativo... frequentemente

Toda vez que eu entrei na aba Earn (Ganhar), no entanto, nunca consegui converter as recompensas em bons cupons. Ao selecionar mPoints, sempre encontrei a resposta Temporarliy Unavailable (Temporariamente Indisponível).

Os outros dois serviços, Kiip e Lootsie, não deram sinais de vida nem mesmo quando eu clicava neles. As poucas vezes que responderam, pediram para eu refazer um exercício se eu quisesse receber prêmios. Depois de colocar os dados, não tive uma resposta nem um tapinha virtual nas costas.

Prêmios não eram entregues e a página estava fora do ar

A perseverança recompensa?

Sou uma pessoa teimosa e não desisto no primeiro obstáculo. Então, pensei: “mais cedo ou mais tarde vai começar a funcionar de novo.” Eu também me culpei, dizendo a mim mesmo que não entendia como o aplicativo funcionava: como é possível ter 4,4 estrelas no Google Play sem que o serviço de premiação funcione?

Também pensei que a razão por não ganhar nada era porque eu havia gravado os exercícios anteriores e não aqueles feitos no momento. Na verdade, qualquer um pode ganhar dinheiro, basta inventar uma atividade física e introduzir os dados.

Histórico de exercícios realizados no Nexercise

Na parte da manhã me esforcei para lembrar de ligar o GPS e ligar o Nexercise quando eu andava de bicicleta para chegar ao trabalho. Lembrei também de registrar a corrida no fim de semana e, durante a semana, de levar meu celular para a academia.

Enquanto eu achei muito fácil introduzir os dados das atividades aeróbicas ao ar livre, na academia foi muito mais complicado, pois tive que mudar de acordo com a parte do corpo que estava exercitando.

Na verdade, se eu estava levantando pesos com os braços, mas meu smartphone estava no bolso da bermuda, ele não detectava nenhuma atividade. O resultado foi um esforço desperdiçado, pelo menos do ponto de vista dos pontos no Nexercise.

Com o passar dos dias e semanas, no entanto, os serviços para receber prêmios se mantiveram sempre indisponíveis. Comecei a perder o interesse no aplicativo. Por que continuar a gravar os exercícios sem receber nada em troca?

A grande surpresa: não funciona fora dos EUA

Após quatro semanas – e sem ganhar nem mesmo um voucher para um par de meias furadas -, comecei a investigar.

Nos Termos de Serviço do site do Nexercise,, não fui capaz de encontrar qualquer explicação, e muito menos na página de download do Play Store e na App Store. Ainda procurei artigos online sem encontrar uma resposta para a minha pergunta.

Então percebi que, na emoção de clicar nos botões para obter os descontos, eu não tinha reparado no ponto de interrogação na aba Earn do aplicativo. Ali dentro estava a chave para o mistério.

No pop-up que abriu apareceu o tão procurado link FAQ. Depois de abrir a página no navegador, próximo de mPoints apareceu entre parênteses as palavras US Only (Apenas nos EUA).

Perguntas frequentas no Nexercise

Um dia antes de escrever este artigo, eu finalmente consegui acessar os mPoints. Ali eu tive a confirmação que eu tinha descoberto na semana anterior, ou seja, que não funciona fora dos EUA.

Nexercise não funciona fora dos EUA

Uma experiência positiva, mas deixa a carteira vazia

O resultado foi zero dinheiro ou cupons de desconto.

Não que a minha experiência com o Nexercise tenha sido negativa. O aplicativo ajudou a me motivar a ir para a academia, por exemplo, com a notificação que me lembrava todos os dias que eu ainda não tinha feito exercício.

Mesmo a competição saudável com os outros é um bom incentivo, e o fato de que eu não queria usar uma rede social para registrar talvez tenha tirado parte da diversão. Por outro lado, não usar o perfil do Facebook ou Google+ é uma escolha pessoal que com certeza mais de um teria.

Conclusão: fiz mais exercícios, mesmo que no final eu tenha esquecido de ativar o aplicativo para cada atividade. Talvez porque eu já seja uma pessoa que não tem nenhuma necessidade especial de ser encorajada a praticar esportes.

Nexercise é o aplicativo para você que precisa encontrar a motivação de fazer um pouco de exercício. Se você já é um atleta ou está buscando cupons de desconto, mas vive fora dos Estados Unidos, melhor procurar outra opção.

[Artigo original em italiano]

Leia também

Carregando comentários