Você pode realmente ganhar dinheiro com o seu smartphone? Começa o nosso experimento

Screenshot do Foap

É verdade que você pode ganhar com os aplicativos em seu smartphone? Decidimos dar uma olhada pessoalmente, testando seis apps por quatro semanas. Quanto dinheiro podemos fazer em 30 dias?

Em quase todos os bolsos e em quase todas as mãos se esconde um smartphone. Nós o utilizamos para fazer mil coisas e raramente largamos ele. Quando isso acontece, geralmente por um descuido, nos sentimos impotentes e confusos.

As empresas já perceberam que desse apego pode nascer uma nova maneira de promover produtos. Então começaram a aparecer dezenas de aplicativos que prometem dar dinheiro (real ou sob a forma de bônus-presente para os principais sites de e-commerce), em troca de executar pequenas tarefas, como instalar aplicativos, assistir a vídeos, fotografar produtos nas lojas…

Outra forma para ganhar dinheiro com seu smartphone está ligada às fotografias: você pode vender suas fotos a empresas por meio de aplicativos de maneiras diferentes, ganhando alguns reais (às vezes, se você for bom, até uma graninha boa).

Mas esses aplicativos realmente funcionam? E, se sim, quanto tempo e esforço você precisa investir?

Para responder a estas perguntas, Markus, Maria, Samuel, Daniel, Nick e eu escolhemos um aplicativo cada um. A partir daí, usamos os apps selecionados durante 30 minutos por dia, durante 30 dias e, no final, fizemos as contas para saber se a brincadeira valeu a pena.

Os apps que escolhemos

Os critérios de escolha dos aplicativos a serem testados foram a difusão, a popularidade entre os usuários (nota dos usuários) e a praticidade do que é necessário fazer para obter as recompensas.

Abaixo, confira os aplicativos escolhidos por cada editor:

Pier Francesco PiccolominiFoap – Pico

Um serviço de boa reputação que permite que os fotógrafos amadores vendam suas imagens às empresas.

Funciona assim: você faz o upload das fotos, (tamanho mínimo 2048×1536 pixels), que, antes de serem colocadas no mercado, devem ser votadas pela comunidade. Se a classificação média fica entre 2,5 e 5, a foto se torna parte do banco de dados do Foap. As empresas podem encontrá-las e comprá-las. Você ganha 5 euros por foto vendida, e o Foap ganha também.

Os desenvolvedores do aplicativo recomendam carregar um monte de fotos para aumentar as chances de sucesso, então eu decidi exagerar: testei com 50.

Confira como foi o experimento com o Foap

Screenshot do Foap

Baixar Foap para iPhone

Baixar Foap para Android

MarkusCashPirate – Markus

As tarefas que são oferecidas são diferentes, incluindo download de apps grátis, testes de jogos, preencher os formulários e assistir a vídeos. A cada tarefa, você ganha pontos. Quando chegar a 2500, você pode ganhar algo.

O aplicativo paga em bônus-presente e dinheiro, à sua escolha. Se você optar pelo dinheiro, receberá na sua conta PayPal (recurso não disponível no Brasil). Se você convidar amigos para usar o aplicativo, você receberá 10% dos “lucros” deles e 5% das pessoas que eles convidarem.

Confira como foi o experimento com o CashPirate

Screenshot do Cash Pirate

Baixar CashPirate para Android

Maria-BaetaAppBounty – Maria

Baixe o app gratuito, ele paga você para fazer isso. Esta é a promessa do AppBounty. Mesmo neste caso, ao convidar novas pessoas para participar você ganha créditos. Para ser mais preciso, 250 para cada novo usuário.

Você é pago em bônus-presente da iTunes Store, Google Play ou Amazon, em recursos no Minecraft, em pontos para a Xbox Live, para o cartão da PlayStation Store e Steam.

Qualquer problema com o aplicativo, há um e-mail para o qual escrever.

Confira como foi o experimento com o AppBounty

Screenshots do App Bounty

Baixar AppBounty para Android

SamWHAFF – Samuel

– Este app recompensa a lealdade. Para obter dinheiro ou bônus-presente, não basta apenas baixar o app patrocinado (o download já lhe dá uma certa quantidade de pontos), mas também usar esses aplicativos e não excluí-los do seu smartphone.

Com cada uma dessas ações (ou “inações”), você ganha pontos. Quando coletar uma certa quantidade de dinheiro, você pode usá-lo para recarregar sua conta PayPal ou bônus da Amazon, Facebook, PlayStation Store, Google Play, Xbox e Steam.

Confira como foi o experimento com o WHAFF

Screenshot do WHAFF

Baixar WHAFF para Android

DanielNexercise – Daniel

Com este aplicativo você ganha fazendo exercício. As atividades planejadas não são apenas modalidades esportivas requintadas: a lista inclui, na verdade, a limpeza da casa, jogos com Xbox Kinect, dança, trabalhos no jardim e muitos outros nada convencionais.

Como é habitual neste tipo de app, cada atividade gera pontos, que você pode transformar em cupons para muitas lojas online e em reais, ou doar para a caridade.

Confira como foi o experimento com o Nexercise

Screenshots do nexercise

Baixar Nexercise para Android

Baixar Nexercise para iPhone

sebinaPact – Sebina

Com esse aplicativo você decide a cada semana uma meta a ser cumprida em termos de exercício físico. Se não honrar o acordo, você terá que pagar o dinheiro que você tiver, por assim dizer, uma aposta. Se conseguir, você receberá um prêmio em dinheiro.

Também dá para ganhar pontos comendo alimentos saudáveis ​​(você deve enviar as provas fotográficas para a comunidade). Uma técnica um pouco diferente, mas vale a pena tentar e ver se funciona.

Confira como foi o experimento com o Pact

Screenshots do Pact

Baixar Pact para iPhone

Baixar Pact para Android

E o teste foi um sucesso!

Bem, aqui estamos. Todos nós instalamos os aplicativo e os experimentamos por 30 dias seguidos. No final, cada um tem uma história para contar, em detalhes, o que aconteceu com o app que escolheu, e como (e se!) ganhou alguma coisa. E vamos dizer se achamos que vale a pena investir seu tempo neles.

Se você quer participar de uma experiência assim também, escreva um comentário sobre qual aplicativo você escolheu e atualize a gente sobre o andamento.

[Artigo original em italiano]

[Artigo publicado originalmente em 12 de outubro de 2014.]

Carregando comentários