Google Drive: veja tudo o que você precisa saber

Depois de muitos rumores e espera, o gigante Google finalmente lançou o seu serviço de armazenamento online. O Google Drive oferece 5GB grátis (expansíveis até 16TB, pagando) para você guardar qualquer tipo de arquivos na nuvem e acessá-los de qualquer lugar.

Quais as vantagens do Google Drive?

Espaço para guardar arquivos na nuvem não é nenhuma novidade. Outros serviços, como os famosos DropBox, Microsoft SkyDrive ou  Box para celulares já ofereciam isso antes. A principal novidade do Google Drive é a possibilidade de editar e compartilhar documentos online.

Mas os novos recursos não param por aí. O Google Drive usa a tecnologia de identificação de textos em imagens (OCR) para reconhecer o que está escrito em documentos escaneados e fotografados. O Google Goggles também é usado para identificar objetos fotografados. Ao fazer uma busca por “Torre Eifel”, por exemplo, seus retratos da viagem a Paris podem sair nos resultados de busca.

Como se inscrever no Google Drive?

Para conseguir os 5GB online, é preciso pedir acesso ao serviço para o Google. Visite a página do Google Drive e registre seu e-mail. Quando o seu HD virtual ficar pronto, o Google enviará um aviso e então você já poderá usar o seu Google Drive.

Integração com outros serviços do Google

Outra das principais vantagens do Google Drive é a completa integração com outros serviços do Google, principalmente com o Google Docs. Isso significa que é possível abrir, visualizar e editar seus arquivos no próprio navegador. Até mesmo os vídeos podem ser assistidos online em um player igual ao do YouTube:

Além dos 5 GB do seu HD virtual, ao se inscrever no serviço, o seu Gmail ganha automaticamente uma caixa de entrada de 10GB e, sua conta Picasa, 1 GB, para que você possa guardar mais fotos.

Enviar anexos grandes por e-mail também ficou mais fácil. Agora é possível mandar apenas o link de acesso (já integrado ao Gmail), com a opção de permitir que outras pessoas editem o seu documento.

Google Drive no celular

O aplicativo do Google Drive para Android já está disponível enquanto o de iPhone está a caminho. Na verdade, o que houve foi uma transformação do antigo app Google Docs. Nele é possível visualizar, abrir e editar o que está guardado no seu disco virtual.

Quais são as limitações do Google Drive?

A principal limitação do serviço está relacionado justamente ao seu ponto forte: edição de arquivos. No Google Docs era possível editar praticamente qualquer arquivo de texto, como Doc, RTF ou TXT. Já no Google Drive, é necessário converter ao formato do Google (Gdoc).

Outra desvantagem são os arquivos criados diretamente no novo serviço. Eles não ficam acessíveis em modo offline, a não ser que você configure o navegador Google Chrome especificamente para isso (abrindo o serviço no navegador e selecionando “Set up Docs offline”).

Google Drive é melhor que o DropBox?

Os dois serviços são muito parecidos e ambos mantêm uma pasta sincronizada no seu computador. O DropBox é uma das opções mais usadas para armazenar arquivos online. Já o Google Drive tem como diferencial a edição online, com a desvantagem de ser necessária a conversão ao formato Google para usar essa função.

Mas nada impede você de utilizar os dois serviços ao mesmo tempo, sem esquecer outras opções como o Microsoft Skydrive e o Box para celulares.

Chegou a hora de aposentar de vez o pendrive. E, se já começou a usar o Google Drive, não se esqueça de comentar aqui no OnSoftware o que está achando do serviço!

Carregando comentários

Ad blocker installed

Ads keep Softonic downloads free for everyone. Please turn off your ad blocker to continue with your free download.

Instructions on disabling the adblocker

Click on the icon of your AdBlocker in the navigation bar of your browser and:

  • A) Disable Adblock for this site.
  • B) Access options and add our site in "Whitelist".

Continue

Ad blocker installed

Ads keep Softonic downloads free for everyone. Please turn off your ad blocker to continue with your free download.

Instructions on disabling the adblocker

Click on the icon of your AdBlocker in the navigation bar of your browser and:

  • A) Disable Adblock for this site.
  • B) Access options and add our site in "Whitelist".