Grave suas screenshots e a biblioteca do iPhoto na sua conta do Dropbox

O Dropbox tem vários recursos muito úteis. Dois deles são salvar as imagens diretamente na nuvem e transferir imagens do iPhoto para a pasta remota com um clique.

Os serviços em nuvem vêm e vão. Isso dá origem a novos nomes com frequência. Alguns acabam sendo esquecidos ou são confundidos com outros, porque não oferecem nada que já não exista.

O Dropbox não. Desde o início de sua história, em 2008, os desenvolvedores continuam inovando e ampliando o serviço. E o mais importante: facilitando seu uso com qualquer dispositivo.

As duas últimas novidades são a gravação de screenshots e sincronização do iPhoto no seu Dropbox, que são dois novos passos para mover os dados do usuário na direção de um mundo sempre conectado.

Suas imagens na nuvem

Salvar capturas de tela na rede com Dropbox é muito simples. Depois de instalar a versão mais recente do programa (PC ou Mac) e abri-lo, você verá esta tela:

Clique em “Salvar capturas de tela no Dropbox”. Desta forma, toda vez que você usar a tecla “Print Screen/SysRq”, a imagem será automaticamente adicionada à sua pasta Dropbox e sincronizada.

Você pode ativar esse recurso a qualquer momento, acessando a opção “Preferências”, no ícone do Dropbox localizado na área de notificação do Windows.

Depois, você precisa marcar a caixa “Compartilhe capturas de tela usando o Dropbox”, localizada na guia “Importar”.

Mas este recurso não é melhor parte da nova versão do Dropbox. Ao apertar a tecla Print Screen enquanto mantém a tecla CTRL pressionada, a captura será gravada no Dropbox e o link do arquivo será copiado para a área de transferência do Windows. Depois, é só colar o endereço em uma mensagem de e-mail, Facebook ou onde você quiser.

A sincronização com o iPhoto

Se você tiver o iPhoto 7.0 ou superior instalado no seu Mac, agora pode transferir sua biblioteca de fotos para o Dropbox.

Em “Preferences > Import”, clique em “Import Photos from iPhoto”.

Import photos to iPhoto

Siga as instruções mostradas e aguarde o upload.

Importazione foto

Após a primeira importação, será criada uma pasta no Dropbox chamada “Photos from iPhoto”, em que as imagens serão organizadas por eventos, assim como no iPhoto.

Cartella iPhoto

Essas ferramentas são fáceis de usar e funcionam bem. Com a qualidade e a melhoria contínua do serviço que deu ao Dropbox sua fama e longevidade.

Não é fácil convencer um usuário tradicional a abrir mão de ter os arquivos no seu PC e confiar na nuvem. Para fazer isso, é necessário superar uma resistência que surge da desconfiança de um serviço que muitas vezes não compreendemos plenamente.

No entanto, o Dropbox tomou cuidado para que o gerenciamento dos arquivos remotos não seja diferente do controle dos arquivos locais, graças a uma pasta especial (mas com o ar de uma “normal”), que é familiar, e métodos simples para acesso aos arquivos em dispositivos móveis.

Estas duas novas e pequenas adições a uma oferta já generosa da mais famosa caixa mágica da internet confirmam o bom estado da empresa. E isso é uma boa notícia para todos nós usuários.

[Artigo original em italiano]

Carregando comentários