Guia das cidades-sede da Copa do Mundo 2014: Cuiabá

Casa do Artesão, Cuiabá - Mato Grosso (Crédito: Visit Brasil)

Cuiabá, a capital do estado do Mato Grosso, é uma das cidades escolhidas para sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014. Para você aproveitar a beleza e a singularidade desta cidade-sede, nós reunimos uma lista de aplicativos e serviços para o seu celular e tablet.

Capital Verde e Centro Geodésico da América do Sul. Estes são os dois apelidos mais famosos do município. Localizada no Centro-Oeste brasileiro, a apenas 100 km do Pantanal, Cuiabá é conhecida como a Capital Verde pela grande arborização e por estar perto de paraísos naturais, como a serra da Chapada dos Guimarães.

Já seu outro apelido – Centro Geodésico da América do Sul – tem origem no fato de a cidade estar situada exatamente no centro do continente. As altas temperaturas também são bastante mencionadas pelos visitantes e moradores da região, passando do 40 graus, em dias de maior calor. Esse fator a transforma numa das cidades mais quentes do Brasil.


Se você estiver de passagem por Cuiabá durante a Copa e não sabe para onde ir, nossa primeira sugestão é baixar um ou todos os guias turísticos especiais da Copa do Mundo:

Recentemente, todos publicaram conteúdos turísticos para cada cidade da Copa 2014. Abaixo, você encontrará nossas sugestões por categoria de interesse (ex: hotelaria, restaurante…).

Que comece a Copa do Mundo!

Hospedagem
A diária de hotel mais alta da Copa

Se Cuiabá chegou ao posto de terceira cidade do Brasil mais procurada para hospedagem durante a Copa, o valor médio da diária de hotel em dia de partidas chegou ao primeiro lugar. É a cidade mais cara para se hospedar, segundo levantamento do Trip Advisor [Android | iPhone | Windows Phone | Symbian] em janeiro de 2014.

Hotel Urbano e Hotel Hoje ajudam a encontrar bons locais de hospedagem

Mesmo assim, existem formas para você encontrar quartos mais baratos. A primeira opção é instalar o app Hotel Urbano [Android | iPhone]. O utilitário mostra hotéis com preços promocionais e próximos a você por meio do GPS. A segunda opção é o Hotel Hoje [Android | iPhone], para comparar preços e reservar um quarto imediatamente. Afinal, a proposta do aplicativo é ajudar a encontrar hospedagem para quem viajou sem reservar um canto para descansar.

Comer e BeberOs saborosos peixes de água doce

As águas de Cuiabá reservam algumas das iguarias mais saborosas da culinária mato-grossense: peixes como pacu, piraputanga, pintado, matrinxã, dourado, etc. Alguns pratos típicos transcenderam o regionalismo e são famosos no Brasil inteiro, como o Pacu Assado – um prato à base de peixe recheado com farofa.

Kekanto e UOL Copa indicam excelentes restaurantes

Há duas maneiras interessantes para você encontrar os restaurantes da região. A primeira é usar o Kekanto [Android | iPhone | Windows Phone] no seu celular ou tablet. Procure no app a lista de sugestões de Cuiabá e mantenha o filtro de localização ativado. Assim você pode visualizar o caminho até o restaurante enquanto lê as avaliações do estabelecimento, escritas por outros usuários. A segunda forma é procurar nos próprios guias turísticos especiais da Copa citados acima.

Pontos TurísticosUm passeio na Cidade Verde

Reconhecida por suas vastas riquezas naturais, Cuiabá está perto de dois ícones da natureza brasileira: a gigantesca Savana do Pantanal e a Chapada dos Guimarães, um dos maiores municípios do mundo em termos de extensão – o território tinha 269.000 km2.

Guia Cuiabá e Concierge indicam lugares para você conhecer

O roteiro por estes ou outros pontos pode ser feito com muitos apps. O Concierge Brasil Cuiabá traz informações sobre a história da cidade, os principais pontos turísticos e recursos para você personalizar sua programação. As outras opções de guias turísticos ajudam a fazer o mesmo, enquanto o Guia Enjoy Cuiabá [Android] exibe informações sobre os principais eventos do município e promoções, além dos principais pontos turísticos a visitar.

Servicos ÚteisSinalizando para o ônibus parar

O transporte público em Cuiabá depende dos ônibus e microônibus em circulação. Assim como acontece em qualquer outra cidade brasileira, os pontos de ônibus contêm informações insuficientes sobre o roteiro de viagem. Se você não quer depender da boa vontade do motorista para explicar se o ônibus vai levá-lo para onde deseja, é melhor usar o Bus.AO [Android].

Easy Taxi e Bus.AO ajudam você a encontrar um transporte na cidade

O Bus.AO mostra as informações em tempo real das movimentações dos ônibus. Apesar do app nem sempre acertar o horário de passagem dos veículos, a proximidade de acerto do horário é aceitável. Outra possibilidade é gastar um pouco mais de dinheiro e chamar um táxi. Com o Easy Taxi [Android | iPhone], você consegue pegar achar um veículo com mais facilidade – inclusive os que aceitam cartão de crédito ou débito.

CuriosidadesRetratos da natureza

A biodiversidade do Pantanal, as águas do São Gonçalo Beira Rio e as montanhas da Serra do Roncador inspiram fotógrafos – amadores e profissionais – a capturar belas imagens da paisagem natural de Cuiabá. Se você precisa de um pouco mais que inspiração para fotografar, leia o nosso guia completo do Instagram para não errar a foto.

Mato Grosso 360 exibe imagens panorâmicas de paisagens incríveis

Se você prefere conhecer as riquezas naturais do estado do Mato Grosso em fotografias panorâmicas, o Mato Grosso 360 [Android] é o aplicativo mais indicado. O projeto, que se transformou em um serviço online, traz imagens de quatro regiões conhecidas pelas cenários suntuosos: Araguaia, Cerrado, Pantanal e Amazônia.

Encontrando o estádio Arena Pantanal

Os estádios da Copa do Mundo nem sempre são exemplos de boa localização. Na Copa das Confederações, os torcedores elegeram o transporte público como um dos vilões do torneio. Prevendo um pouco do caos, o Google Maps foi atualizado com trajetos para os estádios de cada cidade-sede da Copa 2014. Isso não garante mais qualidade no transporte, mas ajuda um bocado.

Pronto! Os aplicativos e tutoriais vão melhorar sua experiência ao visitar Cuiabá.

Tem alguma dica para compartilhar com a gente sobre como conhecer melhor as cidades-sede da Copa do Mundo no Brasil com aplicativos? Não hesite em escrever suas sugestões na caixa de comentário abaixo.

Carregando comentários