Guia das cidades-sede da Copa do Mundo 2014: Fortaleza

Fortaleza no Trip Advisor

Fortaleza, a capital do estado do Ceará, é uma das cidades escolhidas para sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014. Para você aproveitar a beleza e a singularidade desta cidade-sede, nós reunimos uma lista de aplicativos e serviços para o seu celular e tablet.

“Força, valor e coragem”: as palavras escritas em latim na bandeira fortalezense trazem consigo uma noção de ideais desejáveis para qualquer cidade brasileira ou mundial. Apenas mais duas palavras poderiam ser adicionadas ao lema da capital cearense: alegria e… praias. O povo da cidade é um dos mais amistosos e simpáticos do Brasil. E Fortaleza tem 34 quilômetros de praias exuberantes, sendo algumas delas os principais pontos turísticos da cidade.

A Praia do Futuro é uma das praias mais conhecidas do nordeste e um dos pontos de referência em Fortaleza. O corredor de barracas com frutos do mar típicos também atraem os visitantes a conhecer um pouco da gastronomia cearense. Já Iracema é a área para quem quer curtir a vida noturna da cidade, com seus bares e danceterias. E quem quer um pouco mais de tranquilidade, pode optar pela bucólica Mucuripe.

Se você estiver de passagem pela cidade durante a Copa e não sabe para onde ir, nossa primeira sugestão é baixar um ou todos os guias turísticos especiais da Copa do Mundo:

Abaixo, você encontrará nossas sugestões por categoria de interesse (ex: hotelaria, restaurante…).

Que comece a Copa do Mundo!

Hospedagem no Rio de Janeiro

Encontrando hospedagem sem sustos (e economizando)

Se no meio do ano, em épocas normais, a hospedagem em Fortaleza já não é das mais baratas – afinal é a temporada de férias para estudantes brasileiros e também para europeus e norte-americanos – o período da Copa prepara alguns preços salgados para os turistas. Segundo uma pesquisa do TripAdvisor, o custo da hospedagem entre junho e julho na capital cearense vai custar, em média, 112% mais se comparado ao mesmo período dos dois anos anteriores.

Concierge Brasil e Brasil Mobile ajudam a tentar encontrar hospedagens mais baratas em Fortaleza na Copa

De acordo com a Associação Brasileira de Indústria e Hotéis (ABIH), Fortaleza terá cerca de 40 mil leitos durante a Copa 2014. Para facilitar a sua busca por hospedagem, aposte em dois aplicativos bem eficientes: o Concierge [Android | iPhone] e o Brasil Mobile [iPhone]. Para quem quer privacidade – e preços mais camaradas – pode optar pelo Airbnb [Android | iPhone], que permite o aluguel de apartamentos na cidade por curtos períodos. Normalmente, a locação é negociada diretamente com o proprietário. Já para os desapegados de grandes luxos, o Hostels.com e o Hostelworld [Android] podem ser de grande serventia, com a vantagem de aliviar também para o bolso.

Restaurantes no Rio de Janeiro

Peixes e frutos do mar de lamber os beiços

Assim como em todas as cidades litorâneas do nordeste, os peixes e frutos do mar são o carro-chefe do cardápio de Fortaleza. Camarões, lagostas, caranguejos, siris e peixes diversos dão o tom dos pratos, bem como iguarias mais regionais, como carne de sol com paçoca, o baião-de-dois, a carneirada, entre outros.

Fortaleza no Trip Advisor

E para achar os melhores locais para comer, tenha no celular ou tablet o Guia Abrasel [iPhone] e o TripAdvisor [Android | iPhone | Windows Phone | Symbian]. Se você tiver um PC com internet à disposição, o site Pedida de Hoje é bastante útil, com indicação de promoções em bares e restaurantes, além de filtros que facilitam a locomoção.

Pontos turísticos no Rio de Janeiro

Coisas para fazer não faltam em Fortaleza

Como todo bom polo turístico que se preze, todos os dias há uma série de eventos em Fortaleza. Quem deseja se divertir e se refrescar ao mesmo tempo, pode ir ao Beach Park, um dos maiores parques aquáticos da América Latina. A Central de Artesanato é uma boa pedida para comprar lembranças. E para dançar o bom e velho forró, os bares na Praia da Iracema são altamente recomendáveis.

Guia Nativoo mostra eventos para todos os gostos em Fortaleza

E para achar tudo isso, aplicativos também não faltam. Logo, mantenha o Guia Nativoo Fortaleza [Android | iPhone], o Brasil Mobile [iPhone] e o Concierge [Android | iPhone] bem guardados no celular e/ou tablet.

Serviços úteis no Rio de Janeiro

Metrô não chega, então vamos de ônibus mesmo

Apesar de Fortaleza ter uma rede de metrô, nenhuma das linhas passa próximo ao estádio. E com tantos atrasos nas obras dos BRT (ônibus expresso) e do VLT (veículo leve sobre trilhos) é melhor contar com o bom e velho coletivo ou então chamar um táxi.

Taxímetro e Bus-K Fortaleza ajudam você a se locomover na capital cearense

Para saber qual linha de ônibus deixa você mais próximo do seu destino, uma boa pedida é o Bus-K Fortaleza [Android]. Apesar de não contar com muitos recursos diferentes do Google Maps, o app inclui a opção de gravar as linhas numa lista de favoritos. Outra dica é se deslocar com um táxi, mas – para não ter sustos com o preço da corrida – instale antes o Taxímetro [Android | iPhone]. Lembre-se apenas que os recursos dos dois apps só funcionam se você tiver uma conexão de dados, seja wi-fi, 3G ou 4G.

Para entender e se divertir

Para bom entendedor meia palavra basta. Mas… e quando nem isso você consegue? Dependendo da região do Brasil onde você cresceu, muitas das expressões usadas na cidade podem ser completamente desconhecidas.

Dicionário Cearês traz a definição do vocabulário típico da região cearense

Para não passar por um “salseiro” vale treinar antes com o Dicionário Cearês [Android | iPhone] e aprender o significado de expressões como “rasga-lata” – se usarem em comemorações, é melhor manter distância – “frivião” e “galalau”, para não acharem que você é “abirobado”… Você vai aprender as palavras e frases, só vai faltar treinar o sotaque.

Encontrando o estádio Castelão

Os estádios da Copa do Mundo nem sempre são exemplos de boa localização. Na Copa das Confederações, os torcedores elegeram o transporte público como um dos vilões do torneio. Prevendo um pouco do caos, o Google Maps foi atualizado com trajetos para os estádios de cada cidade-sede da Copa 2014. Isso não garante mais qualidade no transporte, mas ajuda um bocado.

Pronto! Os aplicativos e tutoriais vão melhorar sua experiência ao visitar Fortaleza.

Tem alguma dica para compartilhar com a gente sobre como conhecer melhor as cidades-sede da Copa do Mundo no Brasil com aplicativos? Não hesite em escrever suas sugestões na caixa de comentário abaixo.

*Colaboraram Rui Maciel e Rubens Eishima

Carregando comentários