Guia das cidades-sede da Copa do Mundo 2014: Rio de Janeiro

Cervaonde e Comida de Buteco ajudam a encontrar cerveja barata e os melhores petiscos do Rio

Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa, não apenas é uma das cidades escolhidas para sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014. A capital fluminense também será o palco da grande final no dia 13 de julho. Para você aproveitar a beleza e a singularidade desta cidade-sede, nós reunimos uma lista de aplicativos e serviços para o seu celular e tablet.

Capital do país até a inauguração de Brasília, em 1960, o Rio leva em suas ruas e avenidas séculos de história e beleza. Seja o calçadão na beira do mar ou os magníficos atrativos naturais, motivos não faltam para entender porque a cidade é o principal destino dos turistas estrangeiros no Brasil, segundo dados do Ministério do Turismo com a FIPE. Mais do que depender apenas da paisagem, a cidade tem o segundo maior PIB nacional.

Além de sediar sua segunda final de Copa do Mundo (a primeira foi em 1950, com o famoso e triste Maracanazo), o Rio terá ainda a responsabilidade de organizar uma Olimpíada em 2016, a primeira da América do Sul e a terceira do hemisfério sul, depois de outros eventos como o Pan-Americano de 2007 e a Jornada Mundial da Juventude em 2013. A cidade já tem experiência para receber milhões de turistas em um curto espaço de tempo, e atrações como o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor prometem acolher todos os povos que chegarem para os dois eventos… ainda que melhorias diversas precisem ser feitas.

Se você estiver de passagem pelo Rio durante a Copa e não sabe para onde ir, nossa primeira sugestão é baixar um ou todos os guias turísticos especiais da Copa do Mundo:

Hospedagem no Rio de JaneiroEstrelas para todos os bolsos

O destino turístico mais popular do país oferece uma das maiores ofertas de quartos (e camas e sofás e qualquer espaço) para quem deseja visitá-la. Claro que grandes eventos diminuem a disponibilidade de vagas, sem contar o aumento de preço, por isso é importante ter a mente aberta ao decidir ir para o Rio de Janeiro nestas épocas.

Decolar.com e Airbnb atendem às necessidades básicas para quem busca um quarto ou apartamento no Rio

Vale a pena começar a busca por quartos de hotéis. Para isso, conte com o Booking.com [Android | iPhone] ou o Decolar.com [Android | iPhone]. Este último tem a vantagem de incluir um rastreador de voos e outras ferramentas úteis para quando você viajar para o exterior. Caso não encontre uma vaga que agrade aos olhos (ou ao bolso), parta para o Airbnb [Android | iPhone | Online] e amplie a pesquisa com quartos, apartamentos e uma grande variedade de filtros de busca.

Restaurantes no Rio de JaneiroMistura de temperos

Assim como São Paulo, o Rio de Janeiro é marcado pela diversidade do seu povo e suas influências podem ser notadas na gastronomia, com grande variedade culinária, para todos os gostos. Cozinhas internacional, mineira, baiana ou gaúcha estão por toda a parte. Mas uma estada na cidade passa por uma boa feijoada, ou então o tradicional filé à Osvaldo Aranha, ainda do tempo em que a cidade era capital nacional.

Cervaonde e Comida di Buteco ajudam a encontrar cerveja barata e os melhores petiscos do Rio

Para desbravar o mundo de sabores da cidade instale o Concierge Brasil Rio de Janeiro [Android | iPhone]. O app lista centenas de restaurantes e bares que podem ser filtrados por especialidade ou por proximidade. Se você quer fugir um pouco da formalidade dos restaurantes ou simplesmente prefere petiscos ou uma cervejinha, as opções são os apps Cervaonde [iPhone] e Comida di Buteco [Android | iPhone].

Pontos turísticos no Rio de JaneiroO encontro entre a natureza e a ação do homem

Os cenários da Cidade Maravilhosa foram eternizados não só nos filmes e novelas da televisão como também na música. Entre as atrações obrigatórias estão o Cristo Redentor no morro do Corcovado, o bondinho do Pão de Açúcar, o Jardim Botânico e o Forte de Copacabana.

TripAdvisor e Guia Quatro Rodas oferecem recomendações de outros turistas ou críticos profissionais

Um bom ponto de partida para encontrar esses e outros endereços na cidade é o aplicativo do site TripAdvisor [Android | iPhone | Windows Phone], que mostra as atrações mais populares entre os turistas, que podem compartilhar suas críticas. Para sugestões de um dos guias mais populares do Brasil, instale o Guia das Cidades-Sede G4R [Android | iPhone], com conteúdo do Guia Quatro Rodas.

Serviços úteis no Rio de JaneiroMetrô e ônibus nas principais atrações

A expansão do metrô do Rio ficou para 2016, ano das Olimpíadas. Mesmo assim, com as duas linhas em operação é possível visitar grande parte dos locais mais interessantes da cidade, que conta também com uma ampla rede de ônibus para alcançar os principais pontos turísticos.

Seja de metrô ou ônibus, quase tudo no Rio pode ser visto com transporte público

Para não fazer feio na hora de circular pela cidade, use o clássico Google Maps [Android | iPhone | Online], que não só mostra a distância para o destino como ajuda a descobrir qual o melhor meio para chegar lá. Aproveite e instale também o MetrôFácil [Android | iPhone] que inclui o mapa da rede e até informações sobre os pontos turísticos da cidade. Já o Rio Bus [Android] ajuda a saber a localização dos ônibus: basta informar o número da linha obtido no Google Maps para ter uma ideia se falta muito para o próximo ônibus.

Encontrando o Estádio do Maracanã

Os estádios da Copa do Mundo nem sempre são exemplos de boa localização. Na Copa das Confederações, os torcedores elegeram o transporte público como um dos vilões do torneio. Prevendo um pouco do caos, o Google Maps foi atualizado com trajetos para os estádios de cada cidade-sede da Copa 2014. Isso não garante mais qualidade no transporte, mas ajuda um bocado. Mas, no caso do Rio de Janeiro, a situação é bem melhor. O estádio do Maracanã conta com uma estação de metrô que leva seu nome e desemboca muito próximo ao estádio. Descendo nela, você só precisa andar alguns minutos e chegou!

Pronto! Os aplicativos e tutoriais vão melhorar sua experiência ao visitar o Rio de Janeiro.

Tem alguma dica para compartilhar com a gente sobre como conhecer melhor as cidades-sede da Copa do Mundo no Brasil com aplicativos? Não hesite em escrever suas sugestões na caixa de comentário abaixo.

Carregando comentários