Guia das cidades-sede da Copa do Mundo 2014: Salvador

Com Trip Advisor e Trip Tip, você encontrará aquele Acarajé saboroso

Salvador, a capital do estado da Bahia, é uma das cidades escolhidas para sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014. Para você aproveitar a beleza e a singularidade desta cidade-sede, nós reunimos uma lista de aplicativos e serviços para o seu celular e tablet.

O nome da primeira capital brasileira já foi muito maior que o escrito atualmente: São Salvador da Bahia de Todos os Santos. Durante mais de dois séculos, Salvador foi a cidade mais importante e simbólica para a Coroa Portuguesa, que transformou aquela terra abençoada por muitos santos na primeira sede de administração do Brasil Colônia. Indiretamente, mas consequência da escravidão, os portugueses também ajudaram a popularizar a cultura africana no nordeste brasileiro.

Ao fundar uma nova capital e partir para colonizar o Brasil, os portugueses trouxeram muitos escravos da África, e a capital virou um centro de comércio desta categoria. Assim, a cidade cresceu sob a influência dos portugueses colonizadores, os índios nativos e os africanos. Se existe um lado positivo disto, é a cultura herdada pelos soteropolitanos. Desde o gingado de pernas ao som do berimbau a comidas típicas e a multiplicidade de religiões. Salvador respira África. Uma África brasileira e portuguesa.

Se você estiver de passagem por Salvador o durante a Copa e não sabe para onde ir, nossa primeira sugestão é baixar um ou todos os guias turísticos especiais da Copa do Mundo:

Hospedagem no Rio de JaneiroQuase tudo reservado

A história da cidade, somada às belezas naturais e urbanísticas, fazem de Salvador uma cidade fundamental para turismo. Tanto que, segundo dados divulgados pela Secretaria do Turismo, 80% dos 39 mil leitos disponíveis para a Copa do Mundo já foram reservados. É, também, a segunda cidade brasileira que mais receberá visitantes durante o torneio. Se você pensa em viajar para a capital baiana na época do campeonato, é melhor correr para reservar sua hospedagem.

Decolar.com e Booking.com ajudam a encontrar reservas disponíveis

Uma boa opção para quem não conseguiu encontrar hotel é o Decolar.com [Android | iPhone]. Além da pesquisar por hospedagem de acordo com sua localização atual, o aplicativo oferece roteiros e uma série de utilitários chamado de Kit do Viajante, que contém conversor de moeda e unidade de medidas. Outra opção igualmente boa é o Booking.com [Android | iPhone]. A reserva pode ser feito pelo celular e inclui avaliação dos viajantes.

Restaurantes no Rio de JaneiroAcarajé polêmico

Quem diria que o bolinho frito com feijão, azeite de dendê, vatapá e camarão causaria uma discussão entre a FIFA e o Brasil? Quando a entidade máxima do futebol decidiu que acarajés não seriam vendidos na porta do estádio durante a Copa do Mundo por causa de uma cláusula contratual com patrocinadores do setor de alimentos, houve uma onda de indignação e protestos na capital baiana, até o veto cair e o quitute ser liberado. Esta é a importância do acarajé para a gastronomia de Salvador. Uma questão de Estado.

Com Trip Advisor e Trip Tip, você encontrará aquele Acarajé saboroso

Vale lembrar que a cozinha baiana não está restrita ao acarajé, claro. Ainda existem a moqueca de camarão e o vatapá, também clássicos culinários e símbolos da cidade. É indissociável. Você pode encontrar boas opções para comer em Salvador com o Trip Advisor [Android | iPhone | Windows Phone] e visualizar imagens das indicações. Outra opção é o Trip Tip [Android | iPhone], que permite baixar as informações e mostrá-las offline.

Pontos turísticos no Rio de JaneiroPasseando pelo Brasil Colonial

Localizado no centro histórico e cenário para videoclipes musicais, filmes, novelas e tantos outros gêneros, o Pelourinho é o principal cartão postal da cidade. As casas coloridas construídas sob influência da arquitetura vigente em Portugal (Barroco) virou, muitos anos depois, Patrimônio Histórico da Unesco. A cidade ainda tem outras joias espalhadas, como o Farol da Barra – uma torre de 22 metros de altura -, o Elevador Lacerda – para levar os moradores da parte baixa da cidade para a parte mais elevada -, a Igreja São Francisco e a Lagoa Abaeté.

Guia Nativoo Salvador e Brasil Mobile sugerem roteiros personalizados para você conhecer Salvador

Mesmo exigindo cadastro para usar, o Guia Nativoo Salvador [Android | iPhone] é uma boa maneira para você conhecer outros lugares turísticos da cidade. É possível criar um roteiro personalizado ou usar as sugestões de outros usuários do aplicativo. E ele também funciona sem conexão de dados. O app do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Brasil Mobile [iPhone] é outra alternativa, com informações práticas para você conhecer Salvador na palma da mão.

Serviços úteis no Rio de JaneiroMetrô para quem comprou ingresso

Se o sistema metroviário de Salvador fosse um programa para Windows, ele estaria em estágio de desenvolvimento. O metrô será entregue para a cidade um dia antes de começar a Copa do Mundo, embora não seja funcional para todos. Nos dias dos jogos, o passageiro precisa comprovar que comprou o ingresso da partida para embarcar no trem. Quando não houver partidas, todos poderão usá-lo, mas em horários específicos.

Sem metrô, o jeito é usar o Salvador Bus e Bike Salvador para andar pelas ruas da antiga capital brasileira

Como o metrô está descartado, você pode usar o Salvador Bus [Android] para aprender o nome das linhas, o ponto de destino e visualizar as que estão disponíveis. Outra sugestão – esta mais ecológica – é o Bike Salvador [Android | iPhone]. Com o app instalado, é possível alugar bicicletas de passeio, adquirir passes de utilização e localizar as estações. O pagamento para usufruir das bicicletas pode ser feito pelo próprio celular, na maior comodidade.

Encontrando o Estádio Arena Fonte Nova

Os estádios da Copa do Mundo nem sempre são exemplos de boa localização. Na Copa das Confederações, os torcedores elegeram o transporte público como um dos vilões do torneio. Prevendo um pouco do caos, o Google Maps foi atualizado com trajetos para os estádios de cada cidade-sede da Copa 2014. Isso não garante mais qualidade no transporte, mas ajuda um bocado.

Pronto! Os aplicativos e tutoriais vão melhorar sua experiência ao visitar Salvador.

Tem alguma dica para compartilhar com a gente sobre como conhecer melhor as cidades-sede da Copa do Mundo no Brasil com aplicativos? Não hesite em escrever suas sugestões na caixa de comentário abaixo.

Carregando comentários