Guia das cidades-sede da Copa do Mundo 2014: São Paulo

São Paulo, a capital do estado de São Paulo, é uma das cidades escolhidas para sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014. Para você aproveitar a beleza e a singularidade desta cidade-sede, nós reunimos uma lista de aplicativos e serviços para o seu celular e tablet.

Em vez das tradicionais paisagens naturais, a importância da megalópole paulista para o Brasil pode ser explicada com estatísticas e números. É a sétima cidade mais populosa do mundo, com 11 milhões de habitantes. É a maior contribuidora do PIB brasileiro. Contém 36% de toda produção de bens e serviços brasileiros e abriga 63% das multinacionais. São Paulo também é a cidade com a maior quantidade de etnias diferentes, em torno de 100 delas.

Os êxitos econômicos e industriais são o principal cartão de visita da cidade. Mesmo sem paraísos naturais como Cuiabá – o principal rio, o Tietê, está totalmente poluído – São Paulo tem atrações populares. O Parque do Ibirapuera, a caminhada entre os prédios de dezenas de andares na Avenida Paulista, o cruzamento da avenida São Luís com a avenida Ipiranga e a sempre agitada Rua Augusta. Além disso, a Copa do Mundo 2014 começará em São Paulo.

Se você estiver de passagem pela cidade durante a Copa e não sabe para onde ir, nossa primeira sugestão é baixar um ou todos guias turísticos especiais da Copa do Mundo:

Hospedagem no Rio de Janeiro

    Cálculos errados

    De acordo com levantamento do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), São Paulo tem apenas 36% dos quartos reservados, sendo que 12% destes quartos fazem parte da cota bloqueada pela FIFA. Ou seja, apenas 24% das diárias foram reservadas por conta própria. O presidente de uma empresa de consultoria do setor hoteleiro, José Ernesto, disse em entrevista ao portal Exame que houve um claro erro de cálculo. Errado ou não, sobram quartos em hotéis.

    O Hotel Urbano [Android | iPhone] é um daqueles aplicativos para você fazer reserva sem perder muito tempo. Depois de configurar o aplicativo para exibir hotéis compatíveis com suas economias e próximo da sua localização atual, você pode confirmar a reserva pelo próprio celular. Se preferir algo informal, o Airbnb [Android | iPhone | Online] oferece quartos e apartamentos particulares. Geralmente são opções um pouco mais econômicas, embora não tenha o mesmo conforto das redes hoteleiras.

    Restaurantes no Rio de Janeiro

    Pratos com diferentes sotaques

    Se os pratos de São Paulo conversassem entre si, a cidade seria uma espécie de torre de Babel. Dezenas de cozinhas são populares na cidade. Apenas na região central, você pode encontrar restaurantes libanês, chinês, italiano, coreano, judaico, grego.. . A diversidade gastronômica, contudo, não sufocou os pratos mais populares criados na própria capital. O virado à paulista, um prato à base de feijão, farofa, ovo e bisteca de porco, e o sanduíche recheado com muitas fatias de mortadela ainda são bastante apreciados pelo moradores locais.

    Para aproveitar as amplas sugestões gastronômicas de São Paulo, o Kekanto [Android | iPhone | Online] é uma das melhores opções disponíveis. Além de indicar restaurantes locais, a comunidade de usuários participa com frequência e é um excelente termômetro para você decidir em qual estabelecimento matar a fome. O Foursquare [Android | iPhone | Windows Phone | Online] é outro bom guia para você encontrar um lugarzinho agradável. O app sugere locais para você visitar de acordo com sua posição atual. A comunidade é muito presente e também serve como um ótimo parâmetro.

    Pontos turísticos no Rio de Janeiro

    Floresta de concreto

    São Paulo não tem, entre seus pontos turísticos, uma grande espaço verde. A natureza perdeu para o concreto e o desenvolvimento industrial. O maior símbolo desta derrota é simbolizado pelos rios Pinheiros e Tietê, antes áreas propícias para prática de canoagem e remo e, agora, poluídos. Mesmo assim, a cidade tem suas belezas e uma delas é a extensa avenida Paulista. Com 2,5km, a via é um dos principais pontos turísticos da cidade. A imponente Catedral da Sé no centro histórico da cidade e a Estação da Luz dão um charme nostálgico ao município.

    Yelp! e Trip Tip ajudam a descobrir os tesouros ocultos de São Paulo

    Se você não sabe por onde começar o descobrimento da cidade, uma boa pedida é usar o Yelp! [Android | iPhone | Online] . Amparado por usuários interessados em indicar bons lugares para visitar, você pode criar um roteiro particular por bairros que não costumam figurar em listas tradicionais de viagens. Outra opção é dar uma chance para o Trip Tip [Android | iPhone], um aplicativo construído para você não ficar perdido na cidade que abrigará a partida inicial – e uma das semifinais – da Copa do Mundo 2014.

    Serviços úteis no Rio de Janeiro

    Andando por baixo da terra

    Não é um privilégio – e leia a palavra privilégio com um olhar irônico – de São Paulo não concluir parte das obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo. A ligação entre o aeroporto internacional de Congonhas e a deficiente malha de metrô não tem previsão para sair do papel. Soma-se tudo isso aos problemas recorrentes de congestionamento e pronto: lentidão à vista. Contudo, São Paulo tem um dos melhores sistemas de transporte sobre trilhos do continente, ainda que isso não queira dizer muita coisa.

    Metrô oficial de São Paulo e Cadê o Ônibus mostram maneiras para escapar do trânsito caótico

    No entanto, mesmo pequeno, o metrô da capital paulista funciona. Se você quer aprender como se virar sobre os trilhos do trem paulistano, baixe o app oficial do Metrô de SP [Android | iPhone]. Tem informações sobre todas linhas e estações, o mapa completo da rede, horário de funcionamento e geolocalização. Se preferir andar de ônibus, o Cadê o Ônibus [Android | iPhone | Windows Phone] localiza os principais pontos de parada com o GPS do celular, mostra a posição dos ônibus no mapa e informa quais linhas passam em determinado ponto.

    Encontrando o Estádio Arena de São Paulo

    Os estádios da Copa do Mundo nem sempre são exemplos de boa localização. Na Copa das Confederações, os torcedores elegeram o transporte público como um dos vilões do torneio. Prevendo um pouco do caos, o Google Maps foi atualizado com trajetos para os estádios de cada cidade-sede da Copa 2014. Isso não garante mais qualidade no transporte, mas ajuda um bocado.

    Pronto! Os aplicativos e tutoriais vão melhorar sua experiência ao visitar São Paulo.

    Tem alguma dica para compartilhar com a gente sobre como conhecer melhor as cidades-sede da Copa do Mundo no Brasil com aplicativos? Não hesite em escrever suas sugestões na caixa de comentário abaixo.

    Carregando comentários