Guia do Windows Phone: as principais funcionalidades do sistema

Dicas Windows Phone

O primeiro contato com o Windows Phone surpreende muitos usuários. O sistema operacional do Windows para celular não tem muita coisa em comum com o Windows do computador ou o velho Windows Mobile. Ele é muito mais divertido e elegante do que imaginado.

Cada vez mais popular no Brasil, nós apresentaremos os principais recursos do Windows Phone. Não importa se você é novato ou vai experimentá-lo depois de uma possível mudança. Nossa ideia é mostrar o que o Windows Phone pode oferecer.

A interface quadrada

Tanto no Windows Phone como no Windows 8 a interface é a mesma: Modern UI. Ao contrário do iOS e Android, não existe uma espécie de Springboard, ícones na tela inicial e menus. É tudo com os chamados blocos dinâmicos (ou tiles, em inglês).

Eles podem estar em três tamanhos diferentes para não prejudicar o layout da tela inicial, que carrega todos os blocos ao mesmo tempo. Você pode rolar a tela para baixo infinitamente, pois não existe qualquer tipo de limitação de blocos na tela inicial.

Tela inicial do Windows Phone 8

Os blocos dinâmicos do Windows Phone contém muitas informações adicionais (e relevantes). O calendário mostra informações sobre os próximos eventos da semana, o aplicativo do Facebook exibe atualizações de status, comentários ou imagens, o app de previsão de tempo, como vocês devem imaginar, mostra a previsão do tempo e um álbum de fotos com as últimas imagens capturadas em slideshow. Contadores alertam para novas mensagens, chamadas perdidas e outras atualizações.

Exemplos de contadores na teal do Windows Phone 8

Dependendo do aplicativo, você pode visualizar diferentes informações nos  blocos, como uma lista de músicas do Media Player, por exemplo, ou um site visitado recentemente. Até o contato mais recente. A ideia principal é economizar tempo para consultar recursos sempre acessados. Um atalho, resumindo.

Exemplos de Live Tiles (blocos dinâmicos)
Você também pode acessar os aplicativos em ordem alfabética. Um simples gesto de arrastar da direita para o centro vai abrir esse menu. Aqui, você pode escolher e fixar novos aplicativos para a tela principal.

Listagem alfabética dos apps é acessada deslizando a tela inicial da direita para a esquerda

A navegação de menu e o design dos aplicativos tem a mesma coerência do Windows Phone. Trocar entre as telas abertas requer um gesto para a lateral. Geralmente, o menu do aplicativo selecionado está destacado visualmente. Alguns aplicativos podem ser configurados através de botões no rodapé da tela.

Visual em diferentes telas dos programas

O Windows Phone, assim como o Android e o iOS, é multitarefa. Ao trocar entre aplicativos, você verá uma coluna com janelas que podem ser fechadas ou abertas. Não tem segredo.

Manter o botão de Voltar pressionado por alguns instantes abre o gerenciador de programas

Quantos apps estão disponíveis?

O Windows Phone ainda sofre com a reputação de não possuir aplicativos. Especialmente por estar associado ao sistema de PCs que mais tem programas. Facebook, Twitter, Evernote, Tunein Radio, Runtastic e Instagram estão no Windows Phone.

Casos individuais, como o Google Maps, não têm versão para Windows Phone e você precisa recorrer à uma alternativa. Isso nem sempre é uma desvantagem. A Nokia tem o app HERE Maps, um pacote completo de mapas. Inclusive com mapas offline gratuitos.

A Microsoft e a Nokia preenchem o espaço vazio deixado por alguns aplicativos com bastante qualidade. Muitos dos aplicativos de alta qualidade são exclusivos do Windows Phone.

Microsoft e Nokia oferecem diversos apps nas principais categorias

Compatibilidade com outros dispositivos

Windows Phone funciona bem melhor quando está conectado ao Windows 8. Só precisa conectar o dispositivo no PC via USB e pronto: o Windows 8 o reconhecerá. Você pode mover todos os arquivos armazenados para o computador por meio do Windows Explorer.

Fotos e vídeos podem ser sincronizados automaticamente também. No Windows 7, você precisa do quase morto-vivo Zune ou o app do Windows Phone para o Mac. Realmente não é uma operação confortável. Apenas no Windows 8 é mais fácil.

Transferência de arquivos no Mac requer um programa

Uma cidade protegida por muros

O iOS tem o jailbreak; o Android tem o root. Isso permite instalar aplicativos não licenciados pela Apple/Google e adaptar muitos detalhes do sistema. O Windows Phone não foi hackeado e não permite nada disso.

Para programadores independentes, o Windows Phone não significa nada. Ao mesmo tempo, o Windows Phone é uma cidade segura. Mesmo os aplicativos fraudulentos são raros. Os criminosos preferem centrar a atenção para sistemas mais populares, como o Android.

Migrou para o Windows Phone e sente falta de algum recurso? Diga qual nos comentários.

[Artigo original em alemão]

Acompanhe o Softonic nas redes sociais: curta a fanpage do Softonic no Facebook e siga @softonic_br no Twitter.

Carregando comentários