Guia SimCity 5: 10 dicas básicas para construir sua cidade

SimCity, a quinta versão do simulador urbano da Maxis, traz várias novas opções para gerenciar sua cidade. Mais que isso, o novo SimCity tem tantas funcionalidades que você pode se sentir um pouco sobrecarregado…

Este guia simples foi pensado para os principiantes no universo SimCity. Trazemos dez dicas e truques básicos para começar bem sua cidade e para evitar erros típicos de um prefeito novato.

1. Um bom planejamento é importante

Ao começar um jogo no SimCity, alguns usuários tendem a colocar as estradas a esmo. Isto significa que na hora de criar cruzamentos, terá que demolir alguns edifícios – e com isso, perder população e serviços. Nosso conselho é que antes de definir as áreas, faça um mínimo de planejamento das ruas e cruzamentos.

Comece do meio do campo ou da esquina, deste modo será mais fácil expandir. Também tenha em mente que, embora os planejamentos com formas estranhas sejam mais divertidos, é sempre mais fácil começar com uma estrutura em estilo quadrado. Se não estiver convencido, dê uma olhada nos planos das grandes cidades e áreas modernas: os quarteirões quadrados são uma aposta segura.

Outra dica é que esta área inicial tenha uma grande avenida principal que se bifurca em estradas menores – ou, se você tiver dinheiro, em outras avenidas maiores!

2. Considere a densidade

O importante para a cidade crescer é que os edifícios tenham espaço para se expandir. Embora num primeiro momento pode parecer estranho que numa avenida os edifícios construídos sejam pequenos, não insista em colocar mais estradas no meio desse espaço vazio.

Justamente esse espaço vazio vai servir para que os habitantes construam casas maiores, lojas ou fábricas, conforme a situação na cidade for melhorando. Tenha paciência que em pouco tempo você vai testemunhar o enorme crescimento da sua cidade sem muito esforço.

3. Mantenha a cidade “limpa”

Tão importante quanto dar espaço para sua cidade se expandir é mantê-la livre de áreas abandonadas ou detritos, pois eles impedem que um novo edifício seja instalado. Para se livrar deles, basta usar a escavadeira.

O jogo não indica as características dessas áreas com entulho. Verifique de vez em quando a situação desses terrenos com a opção da escavadeira.

Outra coisa que você deve saber é que a mudança de uso de qualquer área da cidade, de residencial a comercial, por exemplo, somente será efetiva quando você demolir o edifício anterior.

4. Aposte no transporte público

Seus cidadãos terão que se deslocar dentro da cidade e, geralmente, costumam usar o carro, gerando muito congestionamento nas avenidas principais. Para reduzir o tráfego e para evitar a poluição, opte pelo transporte público.

Recomendamos iniciar com as paradas de ônibus: basta colocar uma rodoviária e a partir daí distribuir paradas em toda a cidade. São muito baratas e irão aumentar o grau de felicidade da população, principalmente em áreas de classe média e baixa. E, quando você expandir sua cidade, não se esqueça de ampliar a estação de ônibus com mais veículos, senão as pessoas irão reclamar que estão muito cheios.

Com a cidade crescendo, você pode colocar uma estação ferroviária, paradas de bonde, balsa ou até mesmo um aeroporto local. Mas não comece a casa pelo telhado e opte pelo ônibus: bom, bonito e barato!

5. As indústrias, bem longe das casas

Ninguém gosta de ter uma fábrica perto de casa, especialmente se for contaminante. Portanto, não recomendamos distribuir as áreas industriais na cidade, mas dê a elas uma parcela da sua terra. O ideal seria colocá-las o mais longe possível das áreas residenciais, no canto do seu tereno, por exemplo.

6. Que não faltem zonas verdes

A forma mais barata de agradar seus moradores é criar um ambiente agradável. As pessoas gostam de comprar, mas também adoram os parques e áreas verdes. Portanto, não seja pão-duro na hora de preencher sua cidade com parques, áreas de esportes ou outros terrenos para entretenimento ao ar livre.

Os parques também são um ótimo antídoto contra as fábricas. Mesmo se você seguiu o nosso conselho número 5, pode ser que uma área residencial caia bem ao lado de uma industrial. Nesse caso, você notará um monte de carinhas vermelhas. Construa um parque bonito e veja a felicidade voltar a reinar no bairro.

7. Cuide das instalações públicas

Não demore muito para construir as principais instalações públicas: polícia, bombeiros, hospitais, escolas… Mas lembre: construir é tão importante quanto manter.

Observe as reclamações dos seus habitantes – indicadas pelos sanduíches em cima das casas –  e adapte os serviços públicos conforme as necessidades. Se há muito crime, adicione algumas viaturas. Problemas de saúde? Expanda o hospital.

Esta máxima também se aplica ao transporte público: se você receber reclamações de que está lotado, vale a pena ampliar a sua frota de ônibus.

8. Um bom prefeito não tem medo de fazer empréstimos

Na vida real, é bom evitar todas as dívidas possíveis, porém no SimCity as coisas são diferentes. Quando você iniciar o jogo, vai querer construir muitas coisas, o que pode custar muito dinheiro… Por isso, considere a opção de adquirir um bônus.

Um bônus é um empréstimo com juros que você vai devolver a cada hora de jogo. A não ser que você seja muito extravagante e exagerado, é muito fácil pagar um pequeno empréstimo (você pode pedir a partir de 25.000 Simoleons). Se você começar a construir, você terá áreas comerciais, industriais e residenciais que pagarão impostos e, portanto, manterão os cofres da cidade sempre cheios.

Antes de sufocar seus cidadãos com impostos estratosféricos, é melhor optar pelo bônus para começar a expansão: as pessoas serão felizes vivendo na cidade e por isso não sairão dela, o que resultará numa maior prosperidade e dívidas pagas.

9. Conte com as cidades vizinhas

Se você compartilhar uma área com outros usuários ou se tiver várias cidades, aproveite para colaborar com elas. Uma boa opção é comprar recursos na cidade vizinha: ela receberá dinheiro e você evitará construções que ainda não precisa.

Além disso, o jogo permite que você transfira fundos de uma cidade para outra, de modo que, para iniciar sua segunda cidade, a cidade grande poderá dar um pouco de dinheiro de presente para a menor.

10. Tente agradar a todos… mas pondere!

Os cidadãos expõem continuamente suas queixas. Além disso, outros pedidos irão aparecer no jogo em forma de pequenas missões. Você receberá umas recompensas por elas, mas não tente agradar a todos o tempo todo.

Mesmo se você tiver o dinheiro, nem sempre é conveniente expandir um edifício ou construir uma instalação. Antes de querer ser agradável com todos, use o bom senso: essa é a melhor maneira de criar uma cidade próspera.

Que dicas você tem para ser um prefeito bem sucedido no SimCity?

[Artigo original em espanhol]

Carregando comentários