Guia de uso de tablets Android: conversar com quem está longe

Guia de uso de tablets - conversar com quem está longe

Neste episódio do Guia de uso de tablets Android, vamos ver como você pode se comunicar usando diferentes aplicativos no aparelho.

Com o tablet, você pode fazer muitas coisas, inclusive usá-lo para organizar o seu trabalho ou transformá-lo em um álbum de fotos.

Mas uma das principais razões para usarmos esses dispositivos é certamente para se comunicar. O problema é que, com o tablet, as opções de aplicativos para mensagens instantâneas e VoIP (vídeo) diminuem consideravelmente.

Para instalar e executar aplicativos como WhatsApp, Viber ou Telegram, é preciso ignorar alguns problemas, muitas vezes complicados, fazer alguns improvisos, especialmente se o seu tablet não tem um chip SIM. Por estas razões, vamos explicar como conversar à distância com aplicativos prontos para tablets, de forma simples e descomplicada.

Não tem certeza se o seu aparelho é Android? Leia o nosso artigo onde explicamos como identificar o sistema operacional do seu tablet.

Skype: videochamadas com todos

Logo Skype

O programa de comunicação que não pode faltar no seu tablet é sem dúvida o Skype. Quase todo mundo o tem instalado no PC, Mac, iPhone, Android, BlackBerry e outras plataformas. O aplicativo para tablet funciona bem e permite que você se comunique com qualquer pessoa que tenha instalado o programa, bem como ligar para telefones fixos e celulares do seu dispositivo (o recurso é pago).

Para usá-lo você só precisa de uma conta Microsoft (a mesmo do Hotmail ou Outlook) que você pode criar gratuitamente. Um programa indispensável.

Baixar Skype para Android

Tela do Skype no Windows 8

Facebook Messenger: bate-papos em rede

Logo Facebook Messenger

Se você tem conta na rede social, uma das maneiras mais rápidas de se comunicar com seus amigos ou contatos é pelo Facebook. Quase todos os membros também têm o aplicativo em seu celular e trocam mensagens com ele assim, você pode ter certeza que eles vão receber.

Embora você também possa usar o aplicativo tradicional do Facebook, o Facebook Messenger foi criado especificamente para escrever e receber mensagens, e torna a operação muito mais fácil.

Baixar Facebook Messenger para Android

Tela do Facebook Messenger em tablets

Zello PTT: comunicação tradicional

Logo Zello PTT Walkie-Talkie

Outra maneira de se comunicar com quem você quiser é com o Zello PTT, um aplicativo que lembra os walkie talkies. Aqui também você pode conversar com qualquer pessoa que tenha instalado o aplicativo, em qualquer plataforma. Para fazer isso, você deve criar uma conta gratuita, escolha um contato e pressione e segure o botão no centro da tela.

A outra pessoa vai ouvir a sua voz ao vivo, como nos aparelhos de comunicação via rádio. Se o aplicativo estiver fechado, o aparelho silenciado ou o status definido como ocupado, você receberá uma mensagem de voz.

Baixar Zello PTT Walkie-Talkie para Android

Tela do Zello PTT no Android

Hangouts: comunicação ao estilo Google

Ícone do Google Hangouts

Este aplicativo tem a vantagem de usar contas do Google para a comunicação e estar pré-instalado em dispositivos Android 4.x (e também para ser unificado com SMS nesses dispositivos). Com o Hangouts você pode conversar com quem está lendo mensagens no Gmail, bem como fazer chamadas de vídeo com quem tem o app instalado no iPhone ou o programa no PC, e pode incluir até dez pessoas em uma videoconferência.

Baixar Hangouts para Android

Tela de videoconferência no Hangouts

1000 usos diferentes em um único aparelho

Neste episódio, vimos os aplicativos essenciais para se comunicar usando o tablet, desde chamadas de vídeo para outros dispositivos ou telefones até mensagens via Facebook. Se você quiser usar o dispositivo para conversar com amigos e família, tudo o que você tem que fazer é instalar um destes apps.

Nos dez episódios do guia para tablets Android mostramos muitas opções de uso para o dispositivo, dependendo de onde você o usa, das suas necessidades e da hora do dia. Mas as formas de tirar proveito do seu tablet vão muito além disso, só dependem do que você quer fazer. Para seguir descobrindo novos aplicativos e usos para tablets Android, fique ligado nas nossas avaliações e artigos.

Não perca o nosso Guia de uso de tablets Android: o que posso fazer com meu tablet?

[Artigo original em italiano]

Carregando comentários