Guia do Windows Phone: introdução à interface e blocos dinâmicos

Muita gente fica surpresa quando experimenta o Windows Phone; o sistema operacional móvel da Microsoft não tem nada em comum com o velho sistema Windows Mobile, ou mesmo o Windows para desktop. É mais elegante e simples do que muitos imaginam.

Neste Guia do Windows Phone, nós apresentamos as principais características dele. Não importa se você é iniciante ou se procura mais informações antes de fazer uma possível migração. Aqui, você vai conferir um panorama do que o Windows Phone tem para oferecer (e como isso pode ser útil).

Blocos dinâmicos

O Windows 8 tem um visual moderno e colorido, conhecido como “Live Tile” (é algo próximo de”blocos dinâmicos”). Ao contrário do iOS e do Android, no Windows Phone, é você quem personaliza sua tela inicial com blocos – ou widgets – que podem ter 3 tamanhos diferentes. O tamanho máximo de todo esse conteúdo tampouco está limitado pela parte inferior da tela.

Interface do Windows Phone é personalizada com Live Tiles

Os “Live Tiles” também mostram informação adicional como fotos em miniatura, alertas ou notificações. Por exemplo, o calendário exibe informações de eventos que acontecerão em breve, enquanto o app do Facebook apresenta atualizações de status, comentários e imagens. Você pode ver a previsão do tempo no app de meteorologia ou as suas últimas fotos no formato de apresentação de slides. Outros “tiles” vão avisá-lo sobre a existência de novas mensagens ou atualizações.

Blocos dinâmicos mostram informações úteis

Dependendo do app, você pode escolher uma visualização específica do “tile”, como uma playlist para o reprodutor de mídia, uma localização para o app de navegação, um site para o browser de internet ou um contato para a agenda. Isso facilita o acesso direto à informação que você deseja ver.

Informações dos blocos podem ser personalizadas

De modo alternativo, você pode ver seus apps organizados em ordem alfabética. Um menu se abre quando você passa o dedo da direita para a esquerda. E a partir daí, você pode incluir novos apps na tela de início.

Lista de aplicativos automática

Menu de navegação e design dos apps

Você pode navegar pelos apps e menus deslizando a tela para cima e para baixo. Também é possível alternar diferentes telas deslizando o dedo a partir da borda. O nome do menu ou seção é mostrado em letras maiúsculas sobre a atual seleção. Alguns apps também incluem botões de controle na parte inferior da tela.

Títulos em caixa alta e botões no menu inferior: usabilidade prática

Multitarefa

Como o Android e o iOS, o Windows Phone oferece suporte para multitarefa – a possibilidade de rodar diversos apps e tarefas ao mesmo tempo. No menu que mostra os aplicativos como miniaturas, é possível dar zoom no conjunto, aproximando-o e afastando-o. Os apps que rodam em segundo plano não ficam visíveis.

Aplicativos rodando no modo multitarefa

Quais são os aplicativos disponíveis?

O Windows Phone ainda sofre com a falta de diversos aplicativos importantes, apesar dos aplicativos populares nas principais plataformas estarem disponíveis, como o Facebook, Twitter, Evernote, TuneIn Radio e Runtastic. O Instagram, agora, tem uma versão para Windows Phone.

Em diversos casos, você pode encontrar ótimas alternativas para a maioria deles. Se estiver buscando apps de navegação, por exemplo, a Nokia tem um software bastante completo que é o HERE Maps, com mapas offline incluídos. Também existe uma tonelada de apps exclusivamente disponíveis para Windows Phone e desenvolvidos pela Microsoft e Nokia.

Aplicativos disponíveis para o Windows Phone

Sincronização

O Windows Phone funciona melhor com o Windows 8. O dispositivo é reconhecido automaticamente logo que você faz a conexão usando um cabo USB. Por meio do Windows Explorer, você acessa todos os arquivos armazenados no seu dispositivo e pode transferi-los diretamente para o disco rígido.

O mesmo acontece com as fotografias e vídeos, graças ao app de sincronização nativo do Windows 8. Se você tem o Windows 7, é preciso recorrer ao Zune. Se é um usuário Mac, será preciso, primeiro, instalar o Nokia Photo Transfer para Mac. Assim, não vimos uma grande vantagem e suspeitamos que você terá uma experiência melhor no Windows 8.

Windows Phone tem melhor integração com Windows 8

Personalização e segurança

No iOS, você pode fazer jailbreak, e no Android, o root do dispositivo, com o fim de usar aplicativos não aprovados pela Apple e pelo Google e mudar os parâmetros do sistema. O Windows Phone ainda não foi hackeado, o que significa que, neste ponto, é difícil compará-lo com os demais. Por enquanto, o Windows Phone parece ser um sistema bastante seguro: é raro encontrar apps maliciosos. Os golpistas, ao que parece, estão direcionando sua atenção a outros alvos.

[Artigo original em alemão]

Leia também:

Carregando comentários