10 ideias para ressuscitar seu computador velho… em 2014

Milhões de PC são abandonados a cada ano mesmo funcionando. Se você não quer fazer parte desta estatística, nós damos 10 idéias para ressuscitar aquele computador cheio de pó.

Um computador antigo ainda é útil. Um Pentium III, por exemplo, ainda tem lenha suficiente para queimar. Para isso, é necessário programas com capacidade de reativar o velho hardware. Tudo o que você precisa é tempo e paciência para instalar e configurar os programas listados.

Você está pronto para ressuscitar seu computador? Então vamos lá!

1. Uma micro-academia para aprender a programar

Um PC antigo é ideal para aprender a programar. Depois de limpar o disco rígido e reinstalar o sistema operacional, você pode instalar programas educacionais sobre programação, como o Guido Van Robot ou o Microsoft Small Basic.

Microsoft Small Basic é uma plataforma para aprender a programar

Small Basic é o programa ideal para aprender os fundamentos do Visual Basic .NET

O principal desafio? Criar novos programas, apesar das limitações do computador utilizado. Além do mais, quanto mais limitada a sua performance, mais desafiador e gratificante é a aprendizagem. É bem parecido com o processo de adquirir um Raspberry Pi.

2. Central multimídia na sala

Um centro multimídia é apenas um pequeno PC projetado para se conectar a uma TV e reproduzir filmes; o que ninguém contou é que o seu computador antigo pode fazer o mesmo.

PC velho pode servir como centro multimídia

Primeiro, conecte seu PC à televisão; depois, instale um Media Center (por exemplo, Boxee). Com a conexão adequada você pode inclusive usar o YouTube como se fosse um canal a mais.

3. Sistema de alarme doméstico

Se você tiver uma webcam à mão e uma boa conexão de internet, por que não transformar seu PC em um sistema de vigilância? Há muitos programas gratuitos que podem detectar o movimento e enviar e-mails ou imagens para um servidor.

Sistema de vigilância pode ajudar sua casa ficar mais segura

Sightsound (antes Vitamin D) é um excelente programa de vigilância via webcam

Verifique se o computador está em um local seguro e está ligado a uma fonte de energia de emergência, como um no-break. Se, por exemplo, os ladrões cortarem a energia, o sistema de alarme para a casa sofreria o mesmo destino.

4. Navegador para hóspedes desastrados

Imagine que um amigo ou parente desastrado quer o seu computador para dar aquela navegada marota. Você vai deixá-lo usar o seu computador assim fácil? Meu Deus, claro que não!

PC velho pode funcionar como uma lan-house para amigos

Lubuntu é um Linux super leve, ideal para executar em PCs velhos

Instale uma distribuição LiveCD do Linux no computador antigo e deixe os hóspedes à vontade, sem danificar o equipamento. Após reiniciar, qualquer coisa que você tenha visto ou feito será armazenada.

5. Nó de computação para ajudar os projetos científicos

Com BOINC, um protetor de tela projetado pela Universidade de Berkeley, você pode passar o seu computador antigo para projetos de computação distribuída tão interessantes quanto o SETI@Home, Folding@Home ou o ClimatePrediction.

Computador velho pode ser usado como sistema distribuído para projetos educacionais

Talvez o seu velho Pentium IV não descubra nenhuma molécula que indique sinais alienígenas ou revolucionários, mas ele vai fazer o seu pequeno grão de areia. E o custo? O mesmo que você gasta para manter uma lâmpada acesa.

6. Servidor caseiro (web, de arquivos ou impressão)

Você quer conectar uma impressora à sua rede doméstica e enviar documentos, enquanto estiver no trabalho? Não tem problema. Basta ligar o PC ao roteador, a impressora no PC e compartilhar.

PC velho tem o requerimento necessário para se transformar em um servidor

Você pode fazer o mesmo com as pastas do HD ou dar um passo além e instalar um servidor de FTP. E se você quiser construir seu próprio site, monte um servidor web (por exemplo usando o XAMPP, com tudo incluído).

7. Terminal de navegação à prova de espiões

Como as coisas mudaram! Após escândalo da NSA, parece que já não podemos navegar confortavelmente sem a suspeita de que alguém está nos espiando. Mas não se desespere, você ainda tem TAILS.

PC velho pode ser uma boa arma contra espiões

TAILS é uma distribuição Linux que enfatiza a privacidade. Tudo é feito sem deixar vestígios e a navegação é feita por meio da rede Tor de anonimato. O melhor de tudo é ter como executar à partir da memória USB.

8. Centro de segurança de rede (firewall e backup)

Um novo PC tem antivírus, sim, mas vale a pena acrescentar uma camada adicional de proteção contra malware e ataques cibernéticos.

Para transformar o equipamento em um firewall puro, experimente uma das muitas distribuições dedicadas a ele. Além disso, alguns programas têm versões de servidor de backup que se executam em rede local.

9. Processador de textos anti-distrações

Você se lembra como era relaxante escrever em MS-DOS? Você abria o Edit ou o WordPerfect, se sentava por horas, que passavam sem distrações. Você não podia abrir o navegador, nem jogar Campo Minado.

Que tal transformar um PC velho numa máquina anti-distração

Com um processador de texto minimalista, como o Q10 ou Dark Room, você pode voltar a esses dias de WordStar e Word 5. A maioria é gratuito e não necessitam de um PC potente para rodar.

10. Emuladores de jogos mais antigos

Talvez o seu computador antigo não seja capaz de rodar Crysis 2, mas com certeza rodará o MAME. O emulador executa um monte de velhas glórias no PC.

Transforme seu PC numa gloriosa máquina de jogos do passado

Dando um passo maior, por que não construir a máquina de fliperama? Com um pouco de paciência e os materiais certos, você pode reviver aqueles títulos épicos de Street Fighter ou Cadillacs & Dinosaurs na própria casa de forma quase épica.

Como você ressuscitará seu velho computador velho?

[Artigo original em espanhol]

Leia também:

Carregando comentários