Testamos o Inbox, a revolução do Google para seu e-mail

Google Inbox hands on

O e-mail tem décadas de vida, mas não mudou muito nesses anos. O que mudou mesmo foi a forma de usá-lo. Agora, as mensagens eletrônicas guardam nossas informações de viagem, códigos de rastreamento de envios e arquivam nossas conversas com amigos e a família. Também temos que usar nosso e-mail para se inscrever em apps e serviços, transformando nossas caixas de entrada numa confusão incontrolável. Deve haver uma maneira melhor e o Google acredita que tem a resposta.

Executar o Inbox pela primeira vez é uma experiência estranha. Parece mais um feed do Twitter do que uma caixa de entrada de e-mail.

Inbox, um aplicativo novo criado pela equipe do Gmail, é uma remodelagem radical de como o e-mail funciona no século XXI. Em vez de mostrar suas mensagens em ordem cronológica, o Inbox as agrupa em “pacotes” de categorias, como Viagem, Promoções, Fóruns, Social e muito mais. O Gmail já apresenta esta categorização, mas o Inbox leva a segmentação a um outro nível. Esta automação é uma dádiva divina para aqueles com uma caixa de entrada desordenada.

Executar o Inbox pela primeira vez é uma experiência estranha. Parece mais um feed do Twitter do que uma caixa de entrada de e-mail. A primeira coisa que notei foram os cards, que colocam informações importantes como rastreamento de pacotes e eventos do calendário bem na minha frente. Se você já usou o Google Now, vai se sentir em casa.

Google Inbox é uma combinação do Gmail e Google Now

Isso é exatamente o que é o Inbox: uma combinação do Gmail e Google Now para ajudá-lo a deixar tudo pronto. O Google sabe que nem todos os e-mails precisam ser lidos imediatamente. Por isso incluíram um recurso Snooze – a soneca dos alarmes. Recebeu uma mensagem com sua fatura do cartão de crédito? Silencie o e-mail até o final do dia como um lembrete de pagamento.

O app Inbox para Android e iPhone torna o gerenciamento de e-mails uma tarefa muito mais simples. Deslize o dedo para a direita para arquivar uma mensagem, e para a esquerda para usar a função Snooze. Silenciar permite a você escolher um momento pré-definido como “Hoje à noite” ou estabelecer uma data e hora específicos. O Google deu o melhor de si para esconder o botão Apagar num menu à parte, dando ênfase ao arquivamento. Isso é um pouco chato, mas o espaço oferecido pelo Gmail é grande o suficiente para guardar todos os seus e-mails.

O Inbox também permite adicionar lembretes. O Google percebeu que as pessoas têm o costume de enviar notas e lembreter para si mesmas. Apesar de funcionar, não é nada elegante. Com os lembretes do Inbox, você pode definir lembretes associados a locais ou datas, da mesma forma que no Google Now e Google Keep.

Feed de e-mails do Google Inbox

Depois de testar o Inbox por um dia, senti minha caixa de entrada muito menos intimidante do que antes. E muito mais pessoal. Mensagens de conversas com meus amigos e minha família aparecem na frente e no centro, enquanto e-mails “barulhentos”, como promoções e atualizações de redes sociais, são agrupados separadamente para eu cuidar mais tarde. Os pacotes ajudam a lidar com e-mails menos importantes, já que você pode arquivá-los em lote com um único toque. O Inbox é bastante preciso ao agregar tipos específicos de e-mails, mas algumas mensagens precisam ser movidas para um grupo mais relevante.

Pacote social do Google Inbox

É fácil se acostumar com o Inbox. O mais estranho, de longe, é a falta de notificações. Eu pensei que o Inbox estava com problemas, porque não estava recebendo notificações de mensagens novas. Fucei as configurações e descobri que as notificações estavam desativadas por padrão. A propósito, você pode ativar notificações para cada pacote separadamente.

Isso faz realmente muito sentido uma vez que você não precisa agir imediatamente com e-mails de redes sociais e promoções. Isso permite que você volte a essas mensagens menos importantes quando quiser.

É como entrar no silêncio de uma biblioteca depois de caminhar nas ruas barulhentas da cidade.

E este é o grande destaque do Inbox. Trata-se de uma experiência pessoal extrema que não incomoda você para reagir a cada e-mail que chega. É como entrar no silêncio de uma biblioteca depois de caminhar nas ruas barulhentas da cidade. Já não fico ansioso para conferir meu e-mail o tempo todo.

Para manter o e-mail pessoal, o Inbox está disponível apenas para celulares Android e iPhone. É o primeiro app pensado para e-mails pessoais e não corporativos. O Google escolheu até não dar suporte para contas do Google Apps, que são usadas para trabalho.

Google Inbox para desktop

Você pode usar o Inbox na web, mas não é tão bom quanto os apps. Não há opção para controlar notificações, então você precisará checar sua caixa periodicamente para ver se há algo importante. Os usuários do Inbox para desktop vão preferir ficar com o Gmail.

O Inbox não é para todos, e os usuários que desejam ter controle absoluta sobre suas caixas de entrada provavelmente ficarão com o Gmail, seus filtros e marcadores. Também há marcadores no Inbox, mas são chamados bundles. Os bundles também atuam como filtros de forma que você pode designar e-mails para sempre serem agrupados em uma categoria específica. O Inbox apenas automatiza o trabalho de criar filtros por meio da análise das suas mensagens.

Promoções no Google Inbox

Apesar do app ser suave e estável, Inbox ainda é um experimento. O Google precisa trabalhar para tornar os recursos do Inbox mais óbvios. É preciso também definir melhor como lidar com as notificações em desktops e celulares. Mas mesmo neste estado inicial, Inbox fez maravilhas para domar minha caixa de entrada e minha ansiedade com e-mails.

O Inbox só está disponível para convidados, por enquanto. Você pode solicitar um convite no e-mail inbox@google.com.

[Artigo original em inglês]

Carregando comentários