Instagram 6.0: essa atualização era mesmo necessária?

A última atualização do Instagram era mesmo necessária? Adicionar novas opções de edição forçosamente nem sempre é a solução e, na minha opinião, esta versão 6.0 do Instagram perde muito do seu uso intuitivo.

O Instagram acaba de trazer uma grande atualização do aplicativo para iPhoneAndroid – o serviço também está disponível para Windows Phone 7. O objetivo? Tornar o Instagram 6.0 seu primeiro e único aplicativo de edição de fotos. Aliás, as equipes de desenvolvimento estão de olho em alguns rivais mais ameaçadores, como o VSCO Cam [Android | iPhone], Snapseed [Android | iPhone] ou Pixlr Express [Android | iPhone].

De acordo com um estudo recente do banco de investimento Piper Jaffrey, o Instagram é a rede social favorita dos adolescentes norte-americanos. Este bom resultado pode ser atribuído, em parte, à facilidade de utilização da rede. Esta atualização vai mudar alguma coisa?

Novas opções de edição

A atualização do Instagram, na verdade, interessa apenas a uma parte do aplicativo: aquela da escolha dos filtros. Como você pode ver abaixo, para integrar as novas opções, a equipe de desenvolvimento não hesitou em modificar a interface.


Interface do Instagram foi alterada para comportar novas ideiasO Instagram antes e depois da atualização em um iPhone 4S

As miniaturas dos filtros foram ampliadas. No entanto, a opção de desfoque, a adição de um quadro e a capacidade de redimensionar a imagem desapareceram da tela. O botão Lux, que permite aumentar o brilho e o contraste de uma imagem, permanece no mesmo lugar. Além dessas mudanças, devemos lembrar dois fatos importantes:

  • Você pode controlar a intensidade do filtro numa escala de 0 a 100. É também nessa tela que se esconde o ícone do quadro da imagem.

Intensidade dos filtros podem ser ajustadas
Agora é possível alterar a intensidade dos filtros do Instagram

  • O símbolo da chave de fenda contém uma série de opções de edição. Desde a saturação aos efeitos de desfoque ou de recorte existem nada menos do que 10 características personalizáveis​​.

Uma série de opções que você provavelmente nunca vai usar

Essas numerosas opções para modificar fotos que, de qualquer maneira, serão atenuadas antes da publicação da imagem, são realmente necessárias? Eu me esforcei bastante para me acostumar a este novo Instagram. Antes dessa atualização era, por exemplo, muito mais fácil cortar a imagem ou adicionar um quadro.

Novo Instagram ainda demora um pouco para acostumarAgora é muito mais difícil adicionar um quadro para uma foto

Atualmente, uso muito pouco dessas 10 novas opções de edição. O desfoque, os quadros e os filtros já eram mais do que suficientes. Não tenho a menor intenção de passar por etapas adicionais para postar uma foto ou um curta.

De qualquer forma, alguns adicionais – como a opção Em resumo – não têm praticamente nenhum efeito. Será que a equipe do Instagram só acrescentou estas opções para o aplicativo parecer mais profissional? Eu estou começando a acreditar nisso…

Uma atualização para puxar o tapete do VSCO Cam e outros

Eu gasto muito tempo para testar todos os aplicativos de fotografia para smartphones e certamente não sou o único… Já faz muito tempo que os usuários experientes do Instagram retocam suas imagens com aplicativos de terceiros antes de postar.

Os profissionais optam por uma técnica mais radical: eles preparam o seu conteúdo no PC ou Mac, importam no celular e depois publicam tudo no Instagram.

Esta atualização do Instagram irá convencer essas pessoas para não usar um app de terceiros e editar suas imagens com as opções nativas do Instagram? Eu duvido muito. O VSCO Cam, por exemplo, tem sido reconhecido como o melhor utilitário para tornar suas fotos mais surpreendentes. Este serviço apresenta filtros de qualidade muito superior e as opções de captura das fotografias são mais completas. Acho, inclusive, que poderia haver a possibilidade de separar a exposição e o foco ao tirar uma fotografia.

VSCO Cam é reconhecidamente um dos melhores aplicativos para editar fotografiasO VSCO Cam, provavelmente o melhor aplicativo de edição de foto no mercado

As outras pessoas que não conhecem todos os aplicativos de edição de fotos provavelmente não vão se aventurar pelas configurações avançadas do Instagram. Os diferentes filtros disponíveis já corrigem todas as imperfeições mais comuns (brilho muito baixo, contraste muito alto, etc.)

Por todas estas razões, continuo convencido que esta atualização do Instagram não era realmente necessária. Por que levar para outros aplicativos de edição de fotos enquanto a maioria de seus usuários acabam postando suas fotos ou vídeos em sua rede?

Se você, como eu, ama o Instagram, não hesite em consultar o nosso guia completo para aprender tudo sobre a rede social das fotos.

[Artigo original em francês]

Leia também

Carregando comentários