Instagram: 5 dicas para encontrar usuários interessantes de seguir

O Instagram não facilita a busca por pessoas de gostos parecidos ao seu, mas, com os truques deste artigo, a tarefa será mais viável e divertida.

A rede social de fotografias [Android | iOS | Windows Phone] tem uma enorme comunidade de usuários, mas, às vezes, é complicado encontrar usuários com mais afinidade para começar a seguir. Diferentemente do Facebook ou do Twitter, o Instagram não conta com um sistema claro de recomendações.

Para ajudá-lo nesta missão, vou descrever aqui todas minhas dicas. Em alguns casos, podem ser aplicados dentro do próprio app do Instagram. Mas há outros que só funcionam com os incríveis apps externos.

Siga quem segue você

Parece normal, mas, na prática, não é. Muitas vezes, no Instagram, somos seguidos por dezenas de usuários. Se não olharmos bem as notificações, éu possível que percamos a oportunidade de começar a seguir pessoas interessantes.

Mesmo que você tenha uma lista de seguidores, a seção que fornece pouquíssimas informações: é preciso visitar individualmente o perfil de cada usuário para ver mais informações. Felizmente, existem sites que facilitam o trabalho, como o Friend or Follow.

Inicie uma sessão com seu usuário do Instagram para ver as listas de pessoas seguidas (Following), gente que o segue (Fans) e pessoas das quais o seguimento é mútuo (Friends).

Acesse a aba Fans para que apareçam os avatares de todos as pessoas que o seguem. Basta manter o cursor do mouse sobre qualquer foto para ver os dados básicos do perfil delas e o botão para segui-las. Se precisar de outras informações para saber se convém mesmo virar seguidor, clique no nome de usuário delas e acesse os perfis completos no Instagram.

Usuários não seguidos por mim no Instagram

Navegue pelos hashtags

Alguns dos novos seguidores chegaram até seu perfil por meio de hashtags. Faça o mesmo para encontrar pessoas com interesses semelhantes. A pesquisa pode ser feito de duas formas diferentes.

Da primeira forma, você pode usar a opção de busca por tags do Instagram ou navegar pelas hashtags dos seus posts. Mesmo que o resultado seja eficiente, é preciso admitir que o processo é algo incômodo.

Use tags no Instagram para encontrar assuntos do seu interesse

Por isso, vou recomendar a segunda opção. O mais recomendável é o Iconosquare (anteriormente conhecido como Statigram), um app completo que registra muitos aspectos do Instagram. Basta escrever o termo que quiser no campo de pesquisa – aquele com a lupa – para que o site mostre todos os usuários e hashtags relacionados.

Iconosquare faz uma pesquisa completa das hashtags

Como você pode ver no exemplo, fiz uma pesquisa por #homemadebakery (“confeitaria caseira”). E mesmo que os resultados sejam os mesmos em ambas as plataformas é mais confortável chegar a novos usuários com o Iconosquare.

Procure usuários parecidos aos que você já segue

Recentemente, o Instagram implementou uma nova opção: recomendações automáticas de outros três usuários parecidos ao que você começou a seguir.

Usuários sugeridos pelo Instagram

O problema é que esta opção só está disponível para certos usuários. Assim, para encontrar recomendações ligadas àqueles que não contam com essa funcionalidade, acesse os perfis deles e và à opção de usuários que seguem.

Outra vez, você pode fazer isso no Iconosquare, devido a uma visibilidade muito mais ampla.

Sugestões de usuários no Iconosquare

Outra maneira de encontrar usuários interessantes é usar a opção do Instagram Explorar, mesmo que, pessoalmente, a visualização apresentada me dê a impressão de ser caótica… Agora continuo com uma opção alternativa muito melhor.

Procure usuários próximos de você

Se, além de temas em comum, você procura proximidade, sempre pode seguir usuários por área geográfica. O Instagram não tem nenhuma opção deste tipo, mas há apps que realizam esta tarefa. Recomendo o Instamap.

Instamap para Android usa a geolocalização para informá-lo de que pessoas da sua zona estão publicando fotos vintages na rede social. Usá-lo não é apenas uma maneira de achar usuários legais, mas serve para ficar informado sobre os eventos que estão acontecendo na sua cidade.

Instamap e os usuários encontrados por geolocalização

O Instamap não está disponível no iOS, mas encontramos a aceitável alternativa Pixifly, com funções semelhantes e o extra de permitir buscar fotos por data.

Pixifly exibe os usuários do Instagram por geolocalização no iPhone

Em caso de dúvida, pergunte e pesquise

Conhece alguém que gostaria de seguir no Instagram? No caso de um conhecido, simplesmente pergunte a ele: normalmente, ninguém tem uma conta no Instagram para mantê-la em segredo. No caso de um famoso, faça uma breve busca na internet ou dirija-se ao seu site ou outros canais oficiais: se ele tiver uma conta, certamente você não vai demorar nada para descobri-la.

Como você encontra usuários bacanas no Instagram?

[Artigo original em espanhol]

Leia também:

Carregando comentários