Instagram – O guia completo: como ganhar seguidores facilmente

No sexto episódio do nosso guia especial sobre o Instagram, nós preparamos uma lista com 12 dicas para aumentar seu número de seguidores no serviço.

Para muitos, o “sucesso” nas redes sociais é medido pelo número de seguidores em nossa conta. O Instagram não é exceção. Para que suas fotos sejam bem sucedidas, o respeito às regras da fotografia sobre composição geralmente não são suficientes. Aqui está uma série de dicas rápidas e fáceis de adotar para destacar seu perfil.

Inclua todos os contatos do Facebook que usam o Instagram

Antes de embarcar em uma corrida frenética atrás de “likes”, você pode contar com seus amigos para construir uma base sólida de seguidores. Para fazer isso, vá ao menu de opções e toque em “Encontrar amigos”.

Encontre seus amigos do Facebook no Instagram

Encontre seus amigos do Facebook no Instagram

Depois escolha a opção “Amigos do Facebook”. O app irá verificar sua lista de contatos na rede social para localizar pessoas que você conhece.

Siga seus amigos que já utilizam o Instagram

Siga seus amigos que já utilizam o Instagram

Verifique se a sua conta é pública

A partir do menu “Editar seu perfil”, confirme se a opção “Fotos privadas” não está marcada. Ao desligar a opção suas fotos podem ser vistas por todas as pessoas, não se esqueça disso.

Confirme se o seu perfil no Instagram não está restrito

Confirme se o seu perfil não está restrito

Compartilhe suas fotos em outras redes sociais

Um dos pontos fortes do Instagram é a possibilidade de publicar o conteúdo em outros serviços on-line. Facebook, Twitter, Tumblr, Foursquare, Flickr: para ligar todas essas contas com o seu perfil no Instagram, vá para a opção “Preferências” > “Configurações de compartilhamento”.

Ligue todas os seus perfis sociais no Instagram

Ligue todas os seus perfis sociais no Instagram

Edite sua biografia

O Instagram atrai milhões de usuários e por isso mesmo é importante cuidar da sua apresentação. A maioria dos usuários provavelmente vai passar batido pelo seu perfil, mas caso alguém tome um tempo para ler sua biografia, sua apresentação pode fazer a diferença para conseguir mais um seguidor.

Seu perfil no Instagram pode ser lido por todos. Não esqueça de melhorá-lo

Seu perfil pode ser lido por todos. Não esqueça de melhorá-lo

Inclua uma legenda nas suas fotos

Para cada foto ou vídeo compartilhado no Instagram, você pode adicionar um texto curto. Nosso conselho? Tente descrever a situação da maneira mais precisa possível, evitando uma avalanche de hashtags. Com uma leitura rápida da descrição, os usuários devem ser capazes de entender o contexto da imagem.

Não hesite em se especializar em uma área

Você é apaixonado por carros exóticos? Sinta-se livre para usar a sua conta no Instagram para o assunto. Os usuários irão se identificar mais facilmente com o tipo de fotos que você publicou e imediatamente optar por segui-lo ou não. Já existem contas demais publicando apenas fotos em preto e branco ou apenas usando o filtro “Toaster”, por exemplo.

Use hashtags de maneira apropriada

Para se tornar popular no Instagram, é importante usar as hashtags certas no momento certo. Muitos sites como o TagsforLikes.com referenciam os termos mais populares tempo do momento. Entre os obrigatórios estão, claro, o #TBT para ThrowBackThursday (algo como quinta-feira nostálgica), #FF para FollowFriday ou # YOLO para YouOnlyLiveOnce (só se vive uma vez).

As hashtags servem para classificar as publicações por palavra-chave. Na aba “Explorar”, você pode pesquisar pelo conteúdo desejado. O objetivo? Siga os perfis que compartilham dos mesmos interesses e espere que eles sigam você de volta…

Prefira a língua de Shakespeare para suas fotos públicas

A maioria dos usuários do Instagram fala inglês. O português é, naturalmente, usado pela comunidade lusófona, mas se você quiser aumentar as chances de ganhar likes, a dica é se concentrar no inglês, incluindo as hashtags famosas.

Evite soluções rápidas e milagrosas

Alguns sites e contas falsas no Instagram oferecem soluções “revolucionárias”. Não confie neles, a maioria não seguem as condições de uso do Instagram. Ao usar um serviço desses, você pode muito bem ter a sua conta no Instagram bloqueada.

Consiga mais seguidors no Instagram

Conecte sua conta do Facebook ao Instagram

No menu “Opções” > “Configurações de compartilhamento” > “Facebook”, o Instagram dá a opção de exibir automaticamente no seu Facebook o conteúdo que você curtiu no Instagram. Marque a caixa de seleção “Compartilhar na linha do tempo” > “Curtidas” para interagir com seus amigos.

Instagram Facebook

Compartilhe os seus likes no Facebook

Publique fotos no momento certo do dia

Uma das maneiras mais comuns para ganhar likes é aparecer nos resultados de busca para uma hashtag específica. Dura apenas alguns segundos, mas quanto mais pessoas conectadas durante aqueles poucos instantes, maiores suas chances de conquistar novos seguidores.

O Instagram é extremamente popular nos Estados Unidos. Este é o país que reúne o maior número de usuários do serviço no mundo. Então por que não direcionar suas fotos aos milhões de pessoas que vivem por lá? Infelizmente, atualmente não há ferramenta para agendar publicações, e o Instagram tem uma política muito rigorosa sobre este assunto.

Os usuários do Instagram geralmente consultam sua linha do tempo de manhã antes de sair para o trabalho ou à noite em casa, no conforto do sofá. Pense nisso na hora de compartilhar suas fotos com o mundo. Uma foto publicada às 5h30 dificilmente vai alcançar uma multidão.

Use aplicativos de terceiros e ofereça conteúdo original

Colagens, efeitos originais, filtros inéditos, regrams dos seus amigos: todos têm acesso à essas ferramentas. Muitos aplicativos para incrementar sua conta no Instagram também são gratuitos, aproveite a oportunidade para acrescentar um toque de originalidade ao seu perfil. Basta digitar “Instagram” na sua app store favorita e baixe os aplicativos que parecerem mais interessantes.

Third party apps for Instagram

O que não falta é aplicativo para turbinar o seu Instagram

Siga todas essas dicas e você deve notar que o número de seguidores vai aumentar gradualmente. O crescimento pode não ser dramático nos primeiros dias, mas aos poucos suas publicações vão ter mais e mais sucesso.

Esquecemos de algo? Não hesite em deixar o seu conselho nos comentários!

Retorne ao nosso guia completo sobre o Instagram.

[Artigo original em francês]

Carregando comentários