Instagram – O guia completo: como gravar, editar e compartilhar vídeos

Neste quarto episódio do nosso guia especial sobre o Instagram, o centro das atenções é o vídeo. Aqui estão as melhores dicas e truques para gravar, editar e publicar vídeos na rede social Instagram.

No dia 20 de junho de 2013, o Instagram anunciou um novo recurso do aplicativo: o modo de vídeo. O Cinemagram [iPhone | Android] e o Vine [Android | iPhone | Windows Phone] já tinham o recurso, mas o Instagram tentou compensar o atraso aproveitando sua forte base de usuários.

Aqui estão algumas dicas para gravar os vídeos com sucesso usando o seu iPhone ou Android – o recurso não está disponível no Windows Phone.

Atenção: este tutorial foi feito com um iPhone. Os passos mostrados mudam muito pouco de uma plataforma para outra.

Estabilização de imagem, um pré-requisito para o sucesso do seu vídeo

Para não causar tonturas nos seus seguidores, é importante fazer todo o possível para estabilizar a gravação do clipe. Este é um dos segredos para popularizar seu vídeo. Na falta de um estabilizador automático, é importante segurar o celular com as duas mãos para reduzir a vibração. No Instagram, mais do que a qualidade da câmera no telefone, é a fluidez e a falta de borrões que importam. Veja os exemplos abaixo:

Vídeo no Instagram da conta wildflowers_gmc13

Vídeo no Instagram da conta stepuplp1567

Como você pode ver acima, a estabilização tem uma vantagem importante. Se o smartphone está bem firme mesmo, os movimentos acontecem sem problemas, o que limita bastante o desfoque.

Lembre-se que existem diversos acessórios para Android ou iPhone especialmente pensados para deixar o aparelho mais estável.

iPhone stabilizerUm acessório bem útil para estabilizar a imagem do seu celular

A captura de imagens propriamente dita

A duração dos vídeos no Instagram varia entre três e 15 segundos. Para comparação, no Vine você só tem seis segundos.

Antes de gravar, é sempre bom pensar no lugar onde tudo acontece. Os seguidores vão entender melhor o que está passando. Lembre-se também de procurar o melhor ângulo antes de começar.

A maioria das regras de composição explicadas em nosso artigo “truques para fotos de 10.000 likes” também se aplicam aos vídeos. Especialmente a regra dos terços ou o ajuste de brilho.

Quanto à câmera, ajustar o foco é feito com um simples toque no ponto a ser focado.

Instagram video exposureAltere o local enfocado com um toque na tela

Observe também que o modo de vídeo oferece menos opções de edição do que o modo para fotos. A grade de composição infelizmente não está disponível. Também não é possível controlar manualmente o flash durante a gravação.

Para a abusar da criatividade, você pode criar efeitos surpreendentes alternando entre a câmera principal e a frontal.

Créez des effets de surprise en alternant les camérasCrie efeitos surpresa, alternando entre as câmeras do aparelho

No Instagram, você pode liberar e, novamente, pressionar o botão vermelho para criar uma série de cenas. Antes de começar, lembre-se que não é possível alterar a ordem das cenas depois.

Você pode criar vídeos “stop motion”, juntando uma série de vídeos curtos.

Uma vez que tenha as sequências gravadas, você pode excluir uma cena indesejada, pressionando o botão marcado com um “X” à esquerda da tela. Você só pode excluir uma cena de cada vez, da mais recente para a mais antiga.

Pressione uma segunda vez o mesmo botão para apagar a última cena gravada definitivamente.

Supprimer une séquence vidéoO botão para apagar cenas durante a montagem de vídeos

Se você deixar o dedo pressionando o botão, o Instagram perguntará se você quer apagar todo o clipe.

Outro ponto importante é o áudio. O Instagram tem acesso ao microfone do telefone e todos os vídeos têm som. Não há nenhuma opção para desativar a gravação de áudio.

Depois de terminar a gravação, pressione o botão “Avançar” no canto superior direito da tela – uma seta simples, “>”, no Android – para seguir à próxima etapa.

A pós-produção

A segunda etapa permite visualizar o vídeo sem publicá-lo. Toque no ícone de “play” para reproduzir o clipe. Aproveite esta tela para prestar atenção aos detalhes. É aqui que você vai ser capaz de ouvir, pela primeira vez, o áudio do vídeo. Se não estiver satisfeito, volte e apague a sequência que não agradou.

É também na parte de pós-produção do Instagram que você pode aplicar ao vídeo um dos 13 filtros disponíveis. A lista é diferente dos efeitos disponíveis para fotos, embora alguns dos efeitos sejam os mesmos (preto e branco, sépia, tungstênio, etc.).

Escolha um dos filtros nas miniaturas da parte inferior da tela e o aplique com um único toque. Note que você pode selecionar a opção “Normal”, caso não queira aplicar efeitos especiais ao vídeo.

Post-production InstagramO Instagram tem 13 filtros de vídeo à disposição

Terminada esta etapa, é hora de passar para a escolha da imagem de destaque e compartilhar o vídeo.

Compartilhe com as pessoas certas

A próxima tela não tem segredo. O Instagram permite escolher a capa do seu clipe – a imagem vista pelos seus seguidores antes de iniciar o vídeo. Por padrão, o app pega a primeira cena do clipe. Aconselhamos escolher a imagem mais representativa do vídeo para gerar o maior número de “likes” possível.

A última tela, para compartilhar sua produção no Instagram, Twitter, Facebook, Tumblr ou Foursquare, é idêntico ao modo “Foto”. Ao vincular sua conta do Facebook ao Instagram, você pode postar o vídeo como um link no seu mural da rede social.

Publier la vidéo

Diferencie seu perfil com vídeos e fotos

O modo de vídeo abre novas possibilidades no Instagram. O recurso permite oferecer conteúdo original, que é sem dúvida uma das melhores maneiras de se diferenciar dos outros usuários.

Seu último vídeo ganhou quantos “likes” no Instagram?

[Artigo original em francês]

Carregando comentários