Assim é o Retry, o Flappy Bird dos criadores do Angry Birds

O próximo jogo da Rovio não será outro duelo entre pássaros e porcos, mas sim um título que segue o rastro do Flappy Bird. Conversamos os cérebros por trás da franquia sobre o novo game e mais um monte de outras coisas.

Retry é o próximo jogo da Rovio, a  desenvolvedora do bem-sucedido Angry Birds. Depois de muitos games de batalhas animais, desta vez a empresa optou pelo mundo da aviação, trazendo-nos um título de estética 8 bits que nos lembra o recente sucesso Flappy Bird.

Ainda vai levar alguns meses para o Retry chegar aos nossos celulares, mas já tivemos oportunidade de experimentá-lo e falar com o pessoal da Rovio, que nos explicou melhor algumas das características que estarão presentes.

Como se joga Retry

A mecânica do Retry é muito simples: com o controle tátil, conduzimos um avião de hélice por diversas fases cheias de obstáculos. Devemos fazer piruetas e evitar choques para não perdemos. Além disso, ao longo do caminho, temos de recolher moedas e outros objetos, pois oferecem diferentes tipos de ajuda.

Como é possível ver, trata-se de uma mecânica extremamente simples, mas muito complicada de dominar. Estes dois fatores farão do Retry tão viciante que poderia devolver à Rovio todo o sucesso da saga Angry Birds.

Visual do Retry

Mas Retry é um clone do Flappy Bird?

Verão de 2014: Flappy Bird está na boca de todo mundo, desaparece da App Store e do Google Play, surgem imediatamente centenas de clones e o LVL11, estúdio pertencente à Rovio, faz um jogo bastante semelhante.

Mesmo que pareça que a Rovio pegou carona no sucesso do Flappy Bird, como reconhece Jami Laes, vice-presidente executivo da Rovio, o desenvolvimento do Retry vem de longe: “Retry é um dos 40 protótipos em que estamos trabalhando, e foi lançado internamente na Rovio no começo de 2014. Seu sucesso foi tão grande dentro da companhia que pensamos que seria interessante convertê-lo em um jogo de lançamento de nossa filial LVL11″.

Retry foi um sucesso dentro da Rovio e, por isso, decidimos lançá-lo ao público

Assim, dois jogos parecidos simplesmente coincidiram no tempo. Se algo pode explicar a coincidência é o fato de que a mecânica do Flappy Bird é muito antiga: os jogos de scroll lateral existem desde os anos 80.

Retry repete fórmula de sucesso do passado e presente

Uma estética 8 bits em homenagem aos clássicos

Se você já tem certa idade, com certeza pensa que os jogos de antigamente eram mais difíceis que os de agora. Com este espírito, a LVL11 criou o Retry, buscando desafiar continuamente o usuário.

“O Retry tem uma grande influência dos jogos de scroll lateral dos anos 80, que jogamos enquanto crescíamos. Uma das características principais destes jogos era o nível desafiante de dificuldade que quisemos recriar”, comenta Jami Laes.

Retry é uma homenagem aos games que jogamos na infância

O espírito oitentista não reflete apenas na jogabilidade. Está presente também na estética. Pela primeira vez na história da Rovio, vimos gráficos pixelados acompanhados de efeitos e trilha sonora comuns em nossos primeiros videogames.

Anos 80 foram decisivos para formação do Retry

Retry vs Angry Birds

Angry Birds é uma franquia consolidada. Apesar de ter dado seus primeiros passos como jogo de quebra-cabeça, seus personagens acabaram migrando para outros gêneros, como o RPG ou a condução. É por isso que não seria estranho se o Retry ganhasse uma versão na qual o avião é substituído pelo mítico pássaro vermelho ou alguns de seus companheiros.

No entanto, Jani Laes descarta essa possibilidade, ao menos por enquanto: “Não nos parece correto colocar personagens de Angry Birds em qualquer jogo sem motivo aparente”. E completa: “Não queremos pegar o Retry, trocar o avião por um pássaro e dizer – ‘aqui está o novo jogo do Angry Birds!'”.

RETRY com pássaros? Por enquanto não

“Temos de fazer com que os produtos relacionados com o Angry Birds tenham uma consistência temática e de jogabilidade”, ressalta Laes. “Logo, por enquanto, é improvável que isso aconteça, mas, quem sabe, pássaros e porcos adotem o estilo 8 bits no futuro caso encontremos o enfoque adequado.”

Retry é um jogo independente do sucesso de Angry Birds

LVL11: a linha experimental da Rovio

Ao contrário do Angry Birds, que é atualizado com frequência, a Rovio não tem grandes planos de expansão para o RETRY. Seu novo jogo terá o selo LVL11, marca subsidiária que a empresa para lançar títulos mais experimentais.

Retry será o primeiro destes games diferentes e, mesmo sem mais projetos à vista, a Rovio garante que o próximo jogo da marca LVL11 será outra variação do que já conhecemos.

Ficou a pergunta: Retry tem condição de repetir o sucesso de Angry Birds?

[Artigo original em espanhol]

Leia também:

Carregando comentários