Jogos clássicos que gostaríamos de ver no iOS, Android e Windows Phone

Maniac Mansion

GTA San Andreas, um dos melhores jogos de sua geração, acaba de chegar ao iPhoneAndroid. Quais outros grandes jogos você gostaria de ver no seu smartphone?

A chegada de Grand Theft Auto: San Andreas aos celulares fez a alegria dos fãs deste grande jogo de PC e consoles de 2004. Com esse clássico no iPhone e Android, milhões puderam reviver a experiência de jogar um dos melhores games de mundo aberto da história.

Tudo bem que, além de San Andreas, já temos grandes jogos clássicos em celulares (aqui listamos alguns) mas, mesmo assim, nas lojas da Apple, Google e Microsoft faltam alguns clássicos dos 90 e anos 2000 que funcionariam às mil maravilhas nos celulares e tablets.

Vou fazer uma lista de desejos hoje… Me acompanha?

Os precedentes de San Andreas

O conceito de mundo aberto está muito associado ao GTA, mas além de GTA 3 (2001) houve ainda Mafia: The City of Lost Heaven (2002) um dos primeiros jogos a oferecer uma jogabilidade similar ao que hoje em dia entendemos por mundo aberto.

Se a saga Grand Theft Auto se adaptou tão bem aos celulares, por que não poderia ser igual com Mafia? Boa história, uma grande variedade de missões e gráficos que ainda são atraentes… Não são ingredientes suficientemente interessantes?

Tela do jogo Mafia

Mafia, todo um referente no gênero mundo aberto

Os clássicos do point and click

O remake genial de Monkey Islandsua sequência se pode jogar no celular, mas isso não é suficiente. Adoro a LucasArts e gostaria de ver outros de seus adventures clássicos nesse formato, como o mítico Indiana Jones and the Fate of Atlantis.

Considerando que a LucasArts já é coisa do passado, a Disney, que é a proprietária dos direitos de algumas de suas propriedades intelectuais, poderia pensar no jogador clássico e adaptar aos celulares um bom punhado de aventuras clássicas, tanto o citado Indy, como Maniac Mansion + Day of the Tentacle, ou o estupendo Full Throttle.

Adventures gráficos da LucasArts podem ser adaptados muito bem aos celulares e tablets

Guybrush triunfou no iOS… Indy não conseguiria o mesmo?

Simuladores para tudo

Os simuladores são muito populares em celulares, pois não precisam de mil botões para jogar: basta ter o ponteiro para clicar nas opções, nesse caso o nosso dedo. Já temos versões móveis de SimCity ou Theme Park, mas eu adoraria ver mais jogos desse gênero.

A lista de simuladores que eu gostaria de ver no meu celular é eterna, mas se tiver que limitá-la, sem dúvida, fico com Theme Hospital ou com Roller Coaster Tycoon, dois dos meus simuladores favoritos de sempre.

Theme Hospital foi um simulador muito popular na década de 1990

Gerenciar um hospital pode ser muito divertido, pelo menos era no Theme Hospital

Mario e família

Já anotamos no nosso artigo de previsões de 2014… que Super Mario Bros poderia estrear nos celulares! Exato. PODERIA, já que as possibilidades de que essa previsão se cumpra são muito pequenas; a “fobia” da Nintendo de publicar títulos fora de seus consoles é conhecida.

Mesmo assim, sonhar é grátis, e seria uma delícia jogar qualquer jogo do encanador em nosso celular, seja de algum Super Mario clássico, ou a sub saga Party, ou o excelente Mario Kart, para mim a melhor série de corrida da história. Bom, esse último tem um clone mais que aceitável, Angry Birds Go!… mas, claro, não é a mesma coisa.

Super Mario Bros nunca foi prometido para celulares, mas os fãs não deixam de torcer por isso

Mario, quando você virá de forma legal no meu celular?

A caçada de conquistas da Microsoft

O Windows Phone está em alta, mais ainda falta um pouco para ser páreo aos gigantes iOS e Android. Como captar a atenção dos gamers? Pois, na base de grandes games exclusivos… E uma coisa que a Microsoft tem em suas mãos são as séries que resistem muito bem ao longo do tempo.

Halo e Fable seguem na batalha desde o primeiro Xbox, tanto que seriam dois bons candidatos para ganhar versões para celulares e tablets com Windows. A Microsoft poderia se animar com as primeiras aventuras dessas sagas e, quem sabe, continuar com versões posteriores, como a Rockstar fez com seus GTAs.

O primeiro Halo tem gráficos que um celular tem poder para adaptar

Halo no smartphone? Por que não?

Um mundo sem limites?

Em vista do que a Rockstar fez, parece que a adaptação dos jogos clássicos nos celulares desconhece limites de época e gênero.

Entretanto, para mim não está claro se todos os tipos de jogos podem se adaptar bem à jogabilidade tátil de um smartphone. Sim, sempre se pode adicionar acessórios para simular comandos, mas a graça desses dispositivos se perde: são compactos e você pode levá-los com você para onde quiser sem carregar um peso excessivo. Além disso, outros jogos não suportam bem a passagem às telas pequenas; mas, nunca se sabe.

Quais jogos clássicos você gostaria de ver no seu celular ou tablet?

[Artigo original em espanhol]

Carregando comentários