Jogos que farão você esquecer o Xbox One e o PS4

O Xbox One e o PS4 já foram lançados e… calma, indústria! Nem todos temos dinheiro para gastar nos novos videogames. Felizmente, para nossa alegria, existem muitos games da geração atual parecidos com os jogos lançados pela Sony e Microsoft para a nova geração.

Todos, absolutamente todos, os jogos exclusivos da next-gen têm excelentes alternativas na geração atual. Não nos enganemos: os primeiros jogos de um console não costumam ser os melhores, embora os últimos de uma geração normalmente são os mais impressionantes.

Quais são as alternativas para os jogos de lançamento exclusivo do Xbox One?

Alternativa ao Forza MotorSport 5

O Forza MotorSport 5 é mesmo tão melhor que seus antecessores? Talvez tenha gráficos nunca vistos e funcionalidades interessantes, mas se você não tem o Xbox One, sempre existe a opção de voltar para a saga Forza mais uma vez. O Forza Horizon, por exemplo, disponível para o seu fiel Xbox 360, tem apenas um ano de lançamento. Você se dará conta que os grandes títulos resistem ao teste do tempo quando jogá-lo novamente.

Outra boa alternativa é o Gran Turismo 6 para PS3, que saiu na metade de dezembro. A saga de carros da Polyphony Digital sempre foi caracterizado pelo realismo e, neste lançamento, já da geração anterior, mostra para o irmão PS4 que ainda tem bastante potencial.

Uma opção mais recente é Need for Speed: Rivals, que saiu em novembro para os consoles atuais e para PC, e continua sendo tão divertido quando os seus antecessores.

Alternativas ao Ryse: Son of Rome

Nossos queridos romanos não são novos na história dos videogames. Se você curte muito o tema “Império Romano” e está sem dinheiro para comprar um Xbox One com Rise, existe a opção de jogar outros títulos com o mesmo tema e jogabilidade no seu velho videogame ou PC.

A saga God of War tem este ar meio peplum – passado pelo filtro mitológico, claro – e um tipo de ação que nunca passa de moda. Tanto os lançamentos antigos, agora disponíveis para PS3 em HD, como nos últimos lançamentos – God of War 3 e o recente Ascension -, são grandes games de ação. A dificuldade é justa e os quebra-cabeças, independente do que seja dito, parecem superiores aos apresentados em Ryse.

Para quem joga no PC, o mais recomendável é o Total War: Rome 2. Tudo bem que não é um jogo de ação como o Ryse, mas é um game divertido, complexo e tem o Império Romano como pano de fundo da ação.

Para os usuários do Xbox 360, nós encontramos alternativas recentes ao Ryse, mas recomendamos mesmo (e também aos jogadores do PS3 e PC) a excelente saga Crysis. Desenvolvida pela Crytek, mesmo estúdio do Ryse, o título é a grande referência no terreno dos jogos de tiro em primeira pessoa e prova que podemos ter jogos com visual hiper-realistas na geração atual.

Alternativas ao Killer Instinct

Outro grande jogo exclusivo do Xbox One é Killer Instinct, nova publicação da série de luta que nasceu em 1994. A versão para Xbox One pode ter gráficos atraentes, claro, mas existem games de luta recém-publicados que não devem nada em termo visual, inclusive no quesito brutalidade extrema.

Um dos mais populares é o último Mortal Kombat, disponível para PC, Xbox 360 e PS3. Do mesmo estúdio, NetherRealms, temos o recente Injustice: God Among Us, protagonizado pelos super-heróis da DC (Batman, Superman…) numa versão mais obscura que o habitual.

Alternativas ao Dead Rising 3

Dead Rising 3, o jogo de zumbis que nasceu na geração 360, é outro dos carros-chefes do Xbox One. Felizmente, nós temos muitas opções multiplataforma na geração anterior, pois os zumbis estão na moda.

Nós podemos jogar as versões anteriores da série Dead Rising ou simplesmente aproveitar os outros grandes games de mortos-vivos como The Walking Dead, que já lançou a segunda temporada.

Outros títulos recentes com a temática zumbi incluem o espetacular The Last of Us do PS3 e State of Decay, um surpreendente jogo em mundo aberto disponível, tanto nos videogames como no PC.

Quais são as alternativas para os jogos de lançamento exclusivo do PS4?

Alternativas ao Knack

Knack é uma aposta muito pessoal da Sony, já que não pertence a uma saga consolidada. Sim, o diretor é o responsável por criar a série Crash Bandicoot e Gear of War 3. Então, você pode provar estes títulos mais vez para entender qual foi a inspiração em Knack. Sobretudo Crash Bandicoot, que compartilha o estilo de jogabilidade e estrutura de cenários.

Você quer outros games de mecânica similar ao Knack? Nós recomendamos que você faça uma visita ao enésimo lançamento da saga LEGO, como o genial LEGO City Undercover ou LEGO Marvel Super Heroes: ação, pancadaria, mundos em 3D e uma estética das mais peculiares.

Alternativas ao Killzone: Shadow Fall

Killzone: Shadow Fall é outro grande título exclusivo da Sony para o PS4. Endossado por vendas milionárias, a nova publicação da saga futurista realmente parece boa, mas existem alternativas à altura para o PS3? Claro que sim!

Você pode começar aproveitando as versões antigas da saga, mas se você já se cansou delas, existem jogos bem parecidos com uma temática similar. Desde a saga Crysis, que já mencionamos um pouco mais acima, até outros games exclusivos do PS3 com tema futurista, como a trilogia Resistance.

Se você tem um Xbox 360 e gostou do Killzone, é provável que também seja fã de toda a série Halo, o sci-fi em primeira pessoa referência da Microsoft. Se você não se importa em trocar a visão para terceira pessoa, não perca a saga Gears of War: muda o ponto de vista, mas mantém a ação, as guerra contra perigosas raças alienígenas e a qualidade dos modos multiplayer.

O futuro se aproxima pouco a pouco

Xbox One e PS4 iniciaram a solidificação no mercado com mais jogos desde o primeiro dia. Entretanto, nesta matéria, nós analisamos apenas os títulos exclusivos que podem ser substituídos. Os demais lançamentos aparecerão também nos consoles velhos. Como se pode ver, existem poucos lançamentos mesmo e os principais títulos chegarão neste ano, como Driveclub, Infamous: Second Son, Destiny, Titanfall e muito mais.

Os jogos do PS3 e Xbox 360 suprimem a vontade jogar os títulos da geração atual?

[Artigo original em espanhol]

Carregando comentários