Jogos parecidos com Candy Crush Saga

Confesso: eu gosto da mecânica do Candy Crush, mas fico cansada do seu desenho, suas limitações de vidas e todas essas notificações no Facebook. Será que existem jogos parecidos mas sem estas chateações? Sim, para nossa sorte. Vamos descobri-los!

Bejeweled, o gênesis das joias coloridas

A mecânica de Candy Crush Saga é inspirada no Bejeweled (PopCap Games, 2001), um jogo que começou no formato flash e, conforme a série ganhou adeptos, recebeu versões e sequências para todas as plataformas possíveis e imagináveis.

Se você quer jogar no seu computador, nós recomendamos a versão original, o Bejeweled 3 [Windows | Mac], e as versões Blitz e Twist. A jogabilidade é a mesma para todos os títulos citados, o que muda são os desafios e os requerimentos de hardware para instalar.

Se você prefere controlar as pequenas peças coloridas no celular, saiba que existem versões para todos os dispositivos. Desde o Bejeweled original para Blackberry até o Bejeweled 3 para Symbian. Também existem versões do Blitz para iPhone, Android ou a versão LIVE para Windows Phone.

Não quer fazer download? Então, aproveite a versão para navegador ou o Blitz, disponível no Facebook. Você escolhe.

Bejeweled, o pai de todos os jogos do gênero, tem dezenas de versões e spin-offs

O encanto do “kawaii”

Candy Crush Saga é vendido como um jogo bonito e repleto de docinhos. Eu, na verdade, só vejo doces que precisam ser destruídos para aumentar minha pontuação. Se alguém sabe fazer jogos bonitos e coloridos são os japoneses. Um exemplo é o LINE Pop, irmão-gêmeo do Bejeweled, é desenvolvido pela Naver, a empresa responsável pelo app de mensagens LINE.

LINE Pop [Android | iPhone] mistura a jogabilidade que já conhecemos com os carismáticos personagens dos stickers da LINE: Brown, Cony, Moon e Sally. Eles são as peças a serem eliminadas neste jogo bonitinho.

O grande problema do LINE Pop é obrigar você a instalar o LINE e estar conectado na internet para jogar. E, sim, também funciona com o famigerado sistema de vidas.

LINE Pop, mais adorável que Candy Crush Saga?

Puzzle e algo mais

Às vezes, completar um puzzle é só uma desculpa para jogar de novo. Este caso se enquadra perfeitamente em Puzzle Quest, no qual você precisa juntar as peças para vencer os inimigos.

Esta mistura entre puzzle e RPG rendeu duas versões na saga principal e um spin-off de temática estelar.

Além deste game, existe um jogo muito parecido, mas japonês, que ainda não cruzou a fronteira do Ocidente. É o Puzzle & Dragons.

Puzzle Quest virou um clássico com característica própria

Parece… mas não é

Até agora só mostramos jogos com a mesma mecânica do Candy Crush Saga: unir 3 peças ou mais da mesma cor para eliminá-las. Contudo, existem títulos que não são clones, mas têm pontos em comum e viciam com a mesma facilidade.

Diamond Dash: Um jogo de pandas e gemas

Um destes casos é o título que tem como objetivo eliminar as zonas da mesma cor o mais rápido possível. Embora não seja o primeiro, o expoente máximo do estilo atualmente é o Diamond Dash [ Facebook | iPhone | Android).

Na outra vertente, existem os games em que você precisa reunir as peças da mesma cor que estão próximas. O mais famoso do estilo é o Dots: A Game About Connecting [iPhone | Android], que foca na estética minimalista, distante do excesso de açúcar do Candy Crush Saga e companhia.

Outro jogo focado em unir as peças é o Link that Gugl [iPhone], muito mais colorido e com mais modos de partida que o Dots.

Link that Gugl, o amigo festeiro do Dots

Um estilo de jogo que nunca morre

Como podemos ver, Candy Crush Saga não tem conceitos novos. O desenvolvedor simplesmente soube juntar uma jogabilidade clássica e adicionar elementos sociais e cross-play, algo popular hoje em dia.

Seu acerto foi chegar no momento correto e se vender de tal maneira que parece um novo jogo, nunca visto até então. Contudo, acredito que sua fusão de conceitos é também um grande erro, algo que acarreta tantas paixões como rejeições. Por isso, faz-se necessário pensar em alternativas para os enjoados de tanto doçura.

E você, conhece mais jogos como Candy Crush Saga?

[Artigo original em espanhol]

Carregando comentários