As máquinas do tempo existem… e estão no seu navegador

Com ajuda da internet, é possível viajar no tempo. Quer voltar ao passado? Fácil: visite estes sites e prepare-se para a nostalgia.

Estamos ficando velhos. E a internet também. A maioria dos sites importantes têm mais de dez anos de idade, e alguns já estão com o pezinho na casa dos 20. A quantidade de dados antigos que reúnem é enorme e, por isso, nem sempre é fácil acessar esses obscuros arquivos.

Interface do Netscape

Se você se sente nostálgico ao ver esta imagem, continue lendo…

Felizmente, a sensibilidade das grandes empresas de internet com relação ao passado é cada vez maior, fazendo com que seja cada vez mais acessível. Com poucos cliques, você rompe a barreira espaço temporal e volta para os anos de 2007, 1997 ou até para a década de 80. Mas o melhor de tudo é que a viagem é completamente grátis.

Abra sites do passado começando em 1996

Archive.org tem a nobre missão de arquivar toda a internet. O site armazena informações da internet desde 1996 e seus arquivos já contam já com mais de 400 bilhões de sites. Com uma simples pesquisa na ferramenta, o passado dos seus sites favoritos voltará à tona, incluindo o… Softonic.

Layout do Softonic nos anos 2000

Assim era o Softonic no ano 2000. Como as coisas mudaram, não?

Visite suas ruas favoritas a partir de 2007

Você já se perguntou como era a aparência da sua rua há alguns anos atrás? Com o Street View, é possível voltar no tempo. Basta clicar no ícone de relógio que aparece na janela. Este é o único atlas com o qual dá para viajar ao passado de maneira totalmente grátis. Se quiser regressar ainda mais no tempo, use o Google Earth.

Novo recurso do Google Earth faz você viajar para o passado

Com o Google Street View, você pode viajar no espaço… e no tempo

Encontre os primeiros sites e vídeos da internet

Os filtros de busca do Google permitem encontrar todo tipo de conteúdo do começo da web. Quando fizer uma pesquisa, use os filtros de datas para definir o período de tempo a explorar. Você vai encontrar autênticas joias, como o primeiro vídeo jamais publicado no YouTube.

Encontre preciosidades do ínicio da Internet no Google

Com o filtro de datas, você pode buscar resultados bastante antigos

Pesquise na internet como nos velhos tempos

Para fazer pesquisas como nos velhos tempos, abra o CDmoz e suspire diante deste que é o último grande diretório de sites ainda em funcionamento. O diretório do Yahoo! também continua de pé. Quer algo mais velho? Abra o VLib: foi Tim Berners-Lee quem o criou em 1991, e é o catálogo mais antigo da internet que existe.

Diretório mais antigo da internet, criado por Tim Berners-Lee

Nada de complicados algoritmos de busca: VLib foi feito à mão

Leia mais de 30 anos de discussões

Antes da web, já existiam grupos de notícias, espaços onde os pioneiros da internet mantinham sisudas (e até nervosas) discussões… O Google Grupos guarda todas as mensagens que remontam ao ano de 1981. Uma de suas muitas pérolas: o anúncio do nascimento do Linux.

Mensagem sobre o Linux no Grupos do Google

Em 5 de outubro de 1991, Linus Torvalds anunciou o nascimento do Linux no site comp.os.minix

Navegue por velhos servidores de arquivos

Anos atrás, os downloads de arquivos eram feitos sempre a partir de servidores FTP, uma infinidade de pastas e subpastas acessadas via internet. É um sistema ainda bastante usado, e graças a buscadoresdiretórios, permite achar arquivos realmente antigos…

Diretório FTP do DoomNavegar por servidores FTP é como abrir um baú de brinquedos velhos…

Pesquise os primeiros tweets e mensagens de redes sociais

No entanto, não é preciso ir muito longe para viajar ao passado, para ver as primeiras mensagens publicadas nas redes sociais. Com o FirstTweet, você pode buscar a primeira mensagem compartilhada via Twitter de qualquer pessoa. No Timehop, você redescobre as suas publicações no Facebook, Foursquare e Flickr de um ano atrás.

Primeiro Tweet do Bill Gates

O primeiro tweet de Bill Gates é uma irônica saudação usada quando se aprende programação

Para arrematar, adicione o “Modo Antigo” ao seu navegador…

A extensão MementoWeb do Chrome foi criada para os mais nostálgicos. O que ela faz é simples: carregar versões mais antigas das webs visitadas. Clique sobre um link, escolha uma data e… dê um salto no tempo!

Memento faz uma página voltar para o passado

Um clique no Memento e um link será carregado como no passado…

Imagine fazer estas buscas em 10, 20 ou 50 anos

Se 25 anos parecem pouco tempo, imagine o que será relembrar o começo da web e ler mensagens antigas ao lado de seus filhos e netos. Ao explicar-lhes o que é o Google, você ouvirá: “Sério que era preciso digitar parar buscar informação?”…

Para qual momento do passado você pretende viajar?

[Artigo original em espanhol]

Leia também

Carregando comentários