Melhores apps 2014: Foto e Vídeo

Melhores apps 2014: foto e vídeo

Vinte apps, dez peritos, cinco finalistas, um vencedor. Aqui estão os melhores aplicativos de 2014 da categoria Foto e Vídeo escolhidos pelos especialistas do Softonic.

Em 2014, o Softonic testou cerca de 10.000 novos programas. E, como é natural, havia tanto apps bonitos como aqueles medíocres, os péssimo e os imperdíveis. Então decidimos colocar um pouco de ordem, destilar todo esse material e determinar o melhor do melhor no mundo dos apps de 2014.

Para isso, criamos os júris de expertos da nossa equipe de editores e que, depois de discussões e votações, diminuíram a lista para cinco finalistas e um vencedor em cada categoria.

Para os amantes da fotografia, e ainda mais para os fanáticos de vídeo, 2014 foi um ano cheio de novidades. Vimos, por exemplo, a introdução em nossas vidas do time-lapse, uma técnica que já entrou todos os smartphones, graças a muitos grandes nomes do software que tornaram o caminho mais fácil.

Mas não é só isso. Com a crescente importância das imagens em todas as áreas da comunicação entre as pessoas, incluindo as mídias sociais e os aplicativos de mensagens, toda a indústria de fotos e vídeos está se enriquecendo além da conta, tanto em termos de quantidade como de qualidade.

E assim, no final de um longo duelo, aqui estão os cinco aplicativos que o júri do Softonic coroou como os reis de 2014 para a categoria Foto e Vídeo.

O pequeno imperador: Hyperlapse

hyperlapse-iconNa rodada final para decidir o app número um, a batalha ficou entre Facetune e Hyperlapse. E no final ganhou o último.

O Hyperlapse, filho do Instagram, foi um sucesso imediato, e para nós um amor à primeira vista. Existem várias razões pelas quais este app triunfou, motivos que criam um coquetel irresistível.

Em primeiro lugar, o fato de ser um dos primeiros apps para Instagram independente do mesmo. E, em tais casos, é normal que a força de um nome seja transferida automaticamente para um novo produto que flui a partir dele.

Mas, além do nascimento nobre, por trás do sucesso de Hyperlapse há muito mais. Acima de tudo, inovação. O app oferece dois serviços aos usuários: a estabilização e a capacidade de gravar vídeos em time-lapse. E ambos são resultado de tecnologias inexistentes em smartphones até bem pouco tempo.

O primeiro recurso, de estabilização, foi uma proposta do pioneiro Alex Karpenko, um estudante da Universidade de Stanford, que começou a trabalhar em 2010, com o lançamento do iPhone 4, um dos primeiros smartphones que podiam gravar vídeo em HD. Em 2013, sua startup, Luma, foi comprada pelo Instagram, que, em seguida, viu que tinha nas mãos um algoritmo muito inovador e eficaz para estabilizar vídeos feitos com o telefone. Uma operação que até pouco tempo atrás só era possível com computadores poderosos e software profissional. E assim, com paciência, à espera de uma renderização que durava longas noites.

Esta nova tecnologia tornou possível o vídeo time-lapse, que de outra forma seria impossível de gravar, a menos que eles fossem feitos com um tripé. E ter isso no bolso é provavelmente o sonho de todos nós.

Quantas vezes já vimos estes fascinantes vídeos da flor que floresce em dez segundos, ou do céu estrelado que corre rápido em cima de nós, mudando a perspectiva a partir da qual você observa a noite? Aqui, cada um deles colocou sua semente, e o Hyperlapse juntou tudo para fez trazer aos smartphones.

E reunindo toda esta inovação com uma forte dose de simplicidade (a interface do aplicativo é fundamental) e os muitos usos que você pode fazer diariamente (criativo, engraçado ou da ciência, por exemplo), era inevitável que o Hyperlapse arrebentasse. E foi assim que o app conquistou o título de número um.

Hyperlapse

Baixar Hyperlapse para iPhone

O Facetune das mil faces

Facetune-iconEm um momento histórico dominado pelos selfies, um aplicativo como Facetune não poderia deixar de chamar nossa atenção, a ponto de colocar em risco a posição do Hyperlapse como o líder indiscutível do nosso Top 5 de 2014.

Durante o debate do júri, o tópico dominante foi que tanto o Facetune como o Hyperlapse têm como ponto forte o fato de servir para uma única finalidade específica. Respectivamente, mudar e melhorar os closes de pessoas e filmar um vídeo time-lapse estável e de qualidade.

As vantagens do Facetune são duas: a complementaridade perfeita com a moda do selfie (e, por consequência, o potencial para estar em sintonia com os tempos), e a qualidade das intervenções. Entre outras ferramentas de edição, é exatamente o que as pessoas procuram. Tudo isso faz com que o app seja um pacote altamente desejável.

Também neste caso, as ferramentas que eram exclusivas de uma pequena elite profissional se tornaram acessíveis a todos. Além de estrear em dispositivos táteis, que favorecem um uso mais intuitivo e podem ser usados por qualquer pessoa.

O Facetune se encaixa perfeitamente na era da auto-foto e dos perfis sociais, resumindo e melhorando as ferramentas que outros aplicativos já tinham e tornando-se um inovador, poderoso, rico e útil app diário para muitos de nós. Um segundo lugar merecido.

Facetune samples

Baixar Facetune para iPhone

Baixar Facetune para iPad

Baixar Facetune para Android

Baixar Facetune para Windows Phone

Adobe Lightroom, um universo quase perfeito

LightroomO Lightroom tem mais de um mérito. O primeiro é oferecer a mais completa multiplataforma familiar para a gestão e edição profissional de fotos. Com a introdução do Lightroom para iPad, a vida do fotógrafo digital, de repente, foi simplificada. A biblioteca de fotos é de fato acessível a partir do Mac, PC e iPad, tanto para edição quanto para a organização.

Além disso, a versão para tablet também pode ser usada como um app (grátis) independente, tornando-se um grande gerenciador de fotos portátil para qualquer usuário que enfrenta problemas com suas imagens.

Ainda, com a aproximação do fim do desenvolvimento do Aperture, anunciado pela Apple em 27 de junho deste ano, o Lightroom será o substituto natural para todos os usuários profissionais que precisam de uma solução mais completa do que o novo aplicativo padrão para o gerenciamento fotos do OS X.

O Lightroom para iPad, mais técnico, é a maneira que a Adobe encontrou para se adaptar às telas sensíveis ao toque, de uma forma inovadora. Isso, na verdade, não significa uma adaptação do desktop ao tablet, mas um pensamento totalmente independente específico para touchscreen. O fluxo de trabalho é muito intuitivo e o espaço é usado de forma inteligente.

A versão desktop, por sua vez, é uma joia em termos de recursos completos e de qualidade, e também mantém o equilíbrio entre a qualidade dos instrumentos (absolutamente pro) e a acessibilidade. Tudo isso inserido num ecossistema (algo inevitável quando se trata da Adobe!) que é um exemplo positivo de integração.

Para aqueles que levam as fotos a sério, a família Lightroom é o melhor que você poderia esperar.

Mac-Sincronizza-con-LR-MobileA interface do Lightroom para Mac

Baixar Lightroom para Mac

Baixar Lightroom para iPad

Baixar Lightroom para PC

Emulsio: o chão não treme mais

Emulsio-iconEste app de estabilização de vídeo merecidamente ganhou o Best of Show na Macworld / iWorld 2014. O poder do binômio potência/facilidade de uso (combinado com a gratuidade, que nunca é demais) é claro, e vai na linha em que o mundo do app embarcou.

O primeiro impacto com o Emulsio é sempre surpreendente. Logo depois de instalá-lo, fiz um teste com um vídeo de minha sobrinha Flaminia brincando. Um filme que fiz com o iPhone e que ficou muito movido, porque, enquanto gravava, eu não conseguia parar de rir. Flaminia tem um talento inato para a comédia.

A diferença entre o antes e depois me deixou sem palavras. E, durante a discussão com outros editores do Softonic, descobri que o impacto com todos foi semelhante.

Mas não é só o poder do app que o torna um dos melhores em 2014. Sua utilidade também. Todos sabemos que ao gravar um vídeo, poucos temos a mão firme. O Emulsio pode resolver o problema tão facilmente e de forma tão eficaz, que o que era um luxo de poucos, tornou-se possível para todos.

E vamos dizer a verdade: o app dá uma estranha sensação de prazer de ter uma ferramenta tão avançada sempre no bolso. É como para um motociclista ter um bólido da Moto GP na garagem de casa. É… quase isso!

Emulsio

Baixar Emulsio para iPhone e iPad

FotoSwipe: quando as aparências não enganam

PhotoSwipeFotoSwipe é um aplicativo para compartilhamento de fotos em tempo real, de celular para celular. Até aqui, não é nenhuma grande novidade. Só que o que torna o FotoSwipe mágico não é o que o app faz, mas como.

Os desenvolvedores encontraram uma maneira de arrastar uma ou mais fotos de um smartphone para outro de uma forma bastante original: coloque os dois telefones lado a lado, toque no pôr do sol que você acabou de imortalizar e arraste a foto para fora da tela do seu telefone com o dedo, passando a imagem para a tela do outro aparelho. E a foto é transferida.

Quando o nosso colega Sam descobriu este app, parecia uma criança viajando com a escola. As fotos começaram a sair de um telefone para outro na velocidade da luz, do Android ao iPhone, do iPhone para o Android, uma única foto, várias fotos juntas… O divertimento foi geral.

Obviamente, não existe mágica. Mas um dos papéis do app, além de servir para um propósito objetivo, também é impressionar ao apresentar um jeito diferente de fazer algo que você já fazia antes. E o FotoSwipe o faz com maestria, acrescentando um pouco de magia numa tarefa que agora já não é tão maçante assim. Por isso incluímos o FotoSwipe entre os favoritos do ano.

FotoSwipe

Baixar FotoSwipe para iPhone

Baixar FotoSwipe para Android

O ano de ouro dos fotógrafos e cineastas digitais

Há muitos anos que nós, fãs de fotografia e vídeo, somos mimados pelos desenvolvedores de aplicativos para smartphones, Mac ou PC. A qualidade e a amplitude da oferta é evidente, tende a crescer ainda mais e, graças a toda esta abundância, é difícil fazer um ranking sem deixar de fora grandes nomes.

2014, em particular, foi um ano atípico, que satisfez a nossa fome de forma admirável. Selecionar os melhores pratos do menu foi um desafio. E para 2015 esperamos uma tendência ainda em crescimento, especialmente no campo de armazenamento e compartilhamento de fotos, no qual podemos esperar um monte de inovações interessantes.

Enquanto isso, vamos aproveitar todas essas maravilhas que deixam a gente ajustar as imagens, as luzes e sombras de acordo com a nossa vontade e criatividade.

2014, no entanto, não foi apenas o ano dos aplicativos de fotografias. Leia todos os top 5 do ano do Softonic, categoria por categoria.

[Artigo original em italiano]

Leia também

Carregando comentários