Melhores apps 2014: Saúde e Fitness

Os melhores apps de saúde e fitness de 2014

Quais são os melhores aplicativos e programas de saúde e bem-estar de 2014? Nós fizemos a pergunta aqui no Softonic e, depois de reunir nossos especialistas no assunto, escolhemos cinco finalistas e o melhor deles.

2014 foi o ano dos wearables e dos apps de saúde e fitness. Cada vez mais temos pessoas-atletas que se aventuram em corridas pelo quarteirão ou meia maratonas.

Desenvolvedores de hardware e software estão bem conscientes desta tendência. Em 2014, vimos a difusão maciça de relógios inteligentes e itens vestíveis: alguns, como o Fitbit e o Jawbone, dedicados exclusivamente à saúde e fitness, e outros, como o Apple Watch, o Android Wear e o Microsoft Band, que têm muitas funções, focados na saúde e esporte.

Ao mesmo tempo, foram lançados muitos aplicativos novos. Os apps já existentes foram atualizados para suportar os dispositivos vestíveis. Além disso, cada um dos três principais sistemas operacionais móveis – Android, iOS e Windows Phone – lançou uma central para recolher informações sobre as condições físicas das pessoas (Apple HealthGoogle Fit e Health e Fitness do Windows Phone, por exemplo).

Toda essa atividade do setor nos convenceu a colocar um pouco de ordem e selecionar os melhores apps de saúde e fitness de 2014, escolhendo um vencedor. O processo de seleção dos aplicativos e o vencedor seguiu os critérios de um grupo de especialistas do Softonic.

RunKeeper: o vencedor

O campeão da categoria Saúde e Fitness é o RunKeeper. Com vários meses de trabalho nas costas, o aplicativo melhorou muito neste ano. E sem perder de vista as principais funções para aqueles que gostam de correr ou querem perder peso fazendo algum exercício.

Além de ser um dos apps mais baixados da categoria, RunKeeper tem sido capaz de atualizar a interface para um design moderno e manter excelentes programas de treinamento grátis. O app está disponível para Android, iOS e numa versão online mais simples com as estatísticas da sua performance.

Em comparação com outros apps do mesmo gênero, RunKeeper está um passo à frente pela integração com dispositivos vestíveis, como Fitbit, Jawbone e Garmin, e com outros aplicativos diversos, como Sleep CycleMyFitnessPal ou Zombie Run, sem falar dos apps de saúde do Google e da Apple.

Baixar RunKeeper para Android

Baixar RunKeeper para iPhone

Apple Health: inovação

Apple Health não é um aplicativo para download. Está integrado diretamente no iOS 8 e no seu iPhone, mas continua sendo um dos melhores apps de saúde e fitness. Consiste num grande painel que reúne todos os dados da sua condição física no smartphone ou Apple Watch e sincroniza com o iCloud, o que significa que você também pode acessá-lo no OS X.

O Apple Health entrou diretamente entre os três finalistas da categoria Saúde e Fitness por ser o primeiro app de saúde real em 360 graus. Enquanto a maioria dos aplicativos apenas recolhem dados sobre esporte, Health é um centro de levantamento de dados sobre a saúde do seu corpo. Fato muito importante, especialmente quando usado com outros dispositivos vestíveis, como o Apple Watch, por exemplo.

Health amplia a categoria Saúde e Fitness, tornando-a interessante também para as pessoas mais velhas ou que não praticam esportes. Um exemplo? O Medical ID, o seu quadro médico no smartphone, acessível diretamente a partir da tela de bloqueio.

Google Fit: a central automática

Se o rival Health, da Apple, é um app padrão do iOS, o Google Fit é um app para download. Ele também funciona como um centralizador de dados coletados pelo próprio Google Fit e de outros aplicativos de saúde e fitness. O resultado melhora ao usar o Android Wear em conjunto.

Dirigido mais ao esporte e condicionamento físico do que à saúde, Fit é um dos melhores apps da categoria. Principalmente pelo fato dele coletar dados automaticamente. Ele calcula os passos que fazemos, os quilômetros percorridos e as calorias queimadas. Além disso, o app consegue reconhecer se você andou, correu ou foi de bicicleta.

A inovação do Google Fit é ser uma verdadeira central de informações sobre a sua atividade física, sincronizado com todos os aplicativos usados para manter o controle do esporte praticado. Além disso, é um bom treinador, que ajuda a definir metas e a alcançá-las sem perder a motivação.

Baixar Google Fit para Android

Carrot: ironia em sete minutos

Uma das tendências do ano passado (e não apenas) foi o treino de sete minutos: exercícios diários concentrados em um curto espaço de tempo para aqueles que não têm muita disposição.

Carrot oferece este modo de treinamento por meio do seu aplicativo, mas faz isso de uma forma irônica, propondo transformar “sua carcaça flácida em um representante da raça humana Classe A”.

É o próprio humor do aplicativo, juntamente com o modo de treino inovador projetado para aqueles que querem obter o maior resultado possível com o mínimo de esforço, que fizeram dele um dos melhores aplicativos do ano em sua categoria.

Baixar Carrot para iPhone

Argus: design saudável

Bem antes do Health da Apple, já existia um app para juntar informações sobre a saúde do seu corpo. O nome dele é Argus. O aplicativo reúne todas as estatísticas importantes da sua saúde em apenas um app e numa única tela.

O Argus é muito completo e armazena uma série de dados: desde os passos dados aos copos de água que você bebeu durante o dia. Mas o que achamos particularmente inovador é o design. Elegante e capaz de colocar tudo que você precisa em um só lugar sem confusão.

Claro, algumas informações devem ser inseridas manualmente, enquanto outras devem ser sincronizadas. A vantagem é que você pode ter a quantidade de calorias consumidas, o esporte realizado e as horas dormidas centralizados em um lugar.

Baixar Argus para iPhone

Saúde mais digitalizada para todos

Os melhores aplicativos de 2014 da categoria Saúde e Fitness nos dizem claramente qual foi a tendência deste ano: apps mais completos que exercem a função de recolher os dados sobre a nossa condição física. Os passos que demos, as calorias queimadas e o nosso recorde de minutos por quilômetro na corrida.

O que esperar de 2015? Podemos fazer uma previsão analisando os últimos lançamentos deste ano. Graças em grande parte à propagação dos dispositivos vestíveis, a tendência será integrar mais apps de saúde na categoria de fitness.

A categoria Saúde e Fitness enfrenta um boom entre o público mais esportivo e aqueles que desejam perder peso. No entanto, para aumentar a disseminação nos smartphones e dispositivos portáteis, os desenvolvedores vão tentar atrair mais usuários ou adultos mais velhos que querem ficar apenas de olho na saúde.

Veremos cada vez mais pessoas idosas com equipamentos no pulso sincronizados graças ao Health ou Google Fit, e estes apps vão incluir sempre mais dados sobre a saúde do usuário.

Talvez, no final do ano, estaremos cansados dos nossos dados de saúde registrados nos celulares. Quem sabe aconteça como no Facebook e o desinteresse dos jovens abram espaço para a geração anterior.

Se você quiser entender os procedimentos usados em nossa avaliação, assim como descobrir os aplicativos que venceram em outras categorias, leia o artigo dos melhores aplicativos de 2014.

[Artigo original em italiano]

Leia também

Carregando comentários