Melhores apps de mensagens grátis

Melhores apps grátis de mensagens

Se existe uma coisa que não falta são aplicativos de mensagens. Se você é um usuário de primeira viagem procurando o melhor app, ou está simplesmente à procura de um para agilizar sua comunicação, existem opções que se destacam entre a multidão em termos de base de usuários, funcionalidade e características adicionais. Abaixo estão alguns dos melhores aplicativos grátis de mensagens para iOS, Android, Windows Phone e BlackBerry.

Facebook Messenger

O Facebook recebeu inúmeras críticas por remover o serviço de mensagens do seu aplicativo móvel no início deste ano, forçando os usuários a baixar o app do Messenger separadamente. Se você é um fã de apps autônomos ou não, não há como negar que é uma das formas mais populares de se comunicar no celular com uma das maiores bases de usuários.

Indiscutivelmente, ao se tornar um app separado, o Messenger passa a competir com serviços mais clássicos de mensagens, como o WhatsApp, permitindo que você crie chats em grupo, envie imagens, notas de voz, etiquetas, e até mesmo faça chamadas de voz. Um dos maiores pontos fortes é que ele se integra perfeitamente à versão do navegador, o que significa que você pode levar a sua conversa do celular para a área de trabalho sem dor. Você também não precisa se preocupar com a adição de contatos ou convencer seus amigos a participar da rede, já que você terá toda a sua lista de amigos do Facebook à disposição.

O Messenger fica cada vez mais parecido a um aplicativo de mensagens, e se você gosta de customizar seu bate-papo, melhor, pois o fundo branco liso pode ficar um pouco chato.

Baixar Facebook Messenger para AndroidBlackBerryiPhoneWindows Phone

WhatsApp

O WhatsApp foi comprado pelo Facebook por apenas US$ 16 bilhões, mas isso não impediu que as pessoas continuassem a utilizar o WhatsApp. Ele não tem nada que aplicativos de mensagens rivais não tenham, exceto sua grande base de usuários. Em agosto de 2014, tinha 600 milhões de usuários ativos mensais e continua crescendo de forma constante. O WhatsApp permite enviar mensagens, notas de voz, imagens e vídeos, enviar sua localização, compartilhar contatos e criar conversas em grupo. Mais recentemente, o WhatsApp adicionou uma notificação de leitura sob a forma de duas marcas azuis, permitindo que você saiba quando os outros leram suas mensagens.

O WhatsApp também é mais personalizável do que outros aplicativos de mensagens, permitindo que você mude wallpapers e defina uma mensagem de status. Notavelmente ausente é uma função de chamada de voz, embora haja rumores de que o WhatsApp apresentará este recurso num futuro próximo.

O WhatsApp é gratuito no primeiro ano de uso, após o qual você tem que pagar uma taxa anual de US$ 0,99.

Baixar WhatsApp para AndroidBlackBerryiPhoneWindows Phone

Skype

Skype ficou popular como o app de desktop de chamadas via VoIP que finalmente permitiu você conversar em vídeo com amigos e familiares em todo o mundo. Nos últimos anos, o software deu o passo natural e migrou para o celular, transformando-se num app de mensagens para celular. Seu uso principal ainda é chamadas de voz e vídeo, e isso fica evidente na estrutura simplista do programa.

Duas opções na parte inferior permitem que você abra o teclado para fazer uma chamada ou inicie uma conversa com alguém dos seus contatos. A tela inicial tem chats ou chamadas recentes e favoritos. Uma das grandes características é a capacidade de fazer videoconferências com até quatro pessoas.

Sem muita firula, o Skype é um dos aplicativos de mensagem mais simples que há para você que é um usuário frequente do serviço e deseja migrar toda a sua comunicação para um único app.

Baixar Skype para AndroidBlackBerryiPhoneWindows PhoneWindowsMac

Viber

O Viber é mais popular por sua capacidade de fazer chamadas VoIP gratuitas do que por sua função de bate-papo, mas o seu chat, na verdade, tem muito a oferecer. Você pode criar doodles, que permite desenhar uma imagem na sua tela e enviá-la a um contato, bem como enviar fotos, vídeos e compartilhar sua localização. Assim como o WhatsApp, o Viber tem fundos customizáveis e a temida ‘confirmação de leitura’.

A verdadeira estrela aqui, porém, são os recursos de chamada VoIP. Muito parecido com o Skype, você pode fazer chamadas de voz ou vídeo grátis com outros usuários do Viber, com as versões para iOS e Android. A qualidade das chamadas VoIP varia e depende muito da velocidade da sua conexão, mas quando funciona, funciona bem.

A função mais recente é o Viber Out que, mais uma vez, semelhante ao Skype, é um recurso que permite que você compre créditos e faça chamadas para telefones fixos e celulares a preços baixos. Outra característica notável é uma versão desktop que permite alternar entre celular e PC. Um teste recente da EFF, no entanto, mostra que, entre os seus concorrentes, não é uma opção de mensagens muito segura.

Baixar Viber para AndroidBlackBerryiPhoneWindows PhoneWindowsMac

LINE

Vindo do Japão, o LINE pode não ser tão popular deste lado do mundo, mas é um dos serviços de mensagens líder na Ásia, graças aos seus personagens fofinhos e peludos, que atraíram mais de 300 milhões de usuários. Não surpreendentemente, uma das suas principais características é uma grande quantidade de adesivos – para ter alguns deles você vai ter que pagar. O app também tem um recurso chamado Snap Movie que permite gravar um vídeo, adicionar música de fundo e compartilhar com os amigos, bem como chats escondidos (Hidden Chats) que, similar ao Snapchat, permite enviar mensagens seguras que desaparecem depois de um determinado período de tempo.

Além dessas funções peculiares, o LINE é popular por suas chamadas de voz e recursos de vídeo cuja qualidade rivaliza com a do Skype e do Viber. Da mesma forma, ele também tem um aplicativo de desktop para levar as suas conversas do celular para o PC e vice-versa.

Partindo das suas raízes, o LINE também tem um recurso de Timeline, que permite que você poste mensagens que seus contatos poderão ver, o que dá uma sensação de rede social ao aplicativo. Há também uma série de jogos LINE que você pode baixar para iOS e Android.

Baixar LINE para AndroidBlackBerryiPhoneWindows Phone

Hangouts

O Google substituiu o app de mensagens padrão do Android no início de 2014 pelo Hangouts, o que irritou muitos usuários do sistema devido ao fato de que as conversas SMS e chats Hangout do mesmo contato não foram sincronizados no mesmo combo. O recurso já foi substituído por um aplicativo de mensagens separado no Android 5.0 Lollipop para aqueles que não querem misturar SMS com mensagens do Hangouts. Apesar deste bug inconveniente, o Hangouts ainda é um ótimo aplicativo de mensagens.

O Google Hangouts tem bate-papo de vídeo com até 10 pessoas, sincroniza com o aplicativo do navegador no Gmail e, semelhante ao Facebook Messenger, sincroniza seus contatos do Gmail para que você não tenha que procurar manualmente ou adicionar pessoas para conversar. Curiosamente, porém, existem algumas características-chave que faltam no aplicativo móvel, incluindo o recurso de desenho e o status de “invisível”.

Baixar Hangouts para AndroidiPhoneWindows

Kik

O Kik se apresenta como um aplicativo de mensagens padrão à primeira vista, mas tem mais do que aparenta.

A característica única do Kik é o fato de que, para um aplicativo de mensagens mobile, não requer um número de telefone para registrar ou usar. Basta se inscrever com um endereço de e-mail e nome de usuário. Você pode então procurar por outras pessoas usando o nome de usuário delas. Além dos recursos de bate-papo padrão, apresenta os Kik Cards, recursos opcionais que permitem jogar, fazer desenhos, enviar vídeos do YouTube e compartilhar sons do SoundCloud. Tudo sem sair do app.

Além disso, o Kik se anuncia como o primeiro app de mensagens com um navegador embutido, o que lhe confere uma certa vantagem se você estiver procurando um aplicativo tudo-em-um. Como o Viber, porém, é uma das opções menos seguras para mensagens.

Baixar Kik para AndroidBlackBerryiPhoneWindows Phone

No final, a maior parte destas aplicações de mensagens têm as mesmas funções. Tudo se resume a saber se você deseja ou não recursos adicionais, que funcionem ou não na versão desktop e, mais importante, quantos de seus amigos estão usando o serviço.

Em teoria, seria bom ter um aplicativo de mensagens para usar com todos. Na realidade, porém, eu uso pelo menos cinco destes serviços de mensagens para me comunicar com amigos diferentes. E mais do que declarar um melhor do que o outro, eu acho que todos são muito úteis, cada um à sua maneira.

[Artigo original em inglês]

Carregando comentários