Os melhores editores de fotografia grátis

Nem todo mundo tem a capacidade técnica ou o desejo de desembolsar muito dinheiro para ter um avançado software de edição de fotos como o Adobe Photoshop, e embora ainda seja um dos melhores editores de imagem no mercado, há na verdade uma tonelada de alternativas gratuitas que, mesmo não sendo tecnicamente tão avançadas, são bastante comparáveis.

Abaixo estão alguns dos melhores editores de fotografia gratuitos que irão ajudá-lo a tirar o máximo proveito das suas fotos.

GIMP

GIMP é um dos editores mais conhecidos e uma alternativa grátis comparável ao Photoshop. Sua popularidade se deve, sobretudo, as opções avançadas de edição.

Desde correções básicas, como recorte e aerografia, até opções mais avançadas, como a criação de tons e camadas incorporadas, o GIMP é um programa completo. E é indicado tanto para usuários básicos como avançados.

Quando você abre uma foto para editá-la, ela vai aparecer numa única janela, com a barra de ferramentas do GIMP e todas as suas opções em uma janela separada. Esta barra de ferramentas lateral dá todas as opções de edição de imagem mais básicas para um acesso fácil, mas mais opções são acessíveis através da parte superior dos menus.

Cada imagem consecutiva se abre em sua própria janela individual, embora há também um modo de janela única,  que torna o gerenciamento de todas as janelas flutuantes um pouco mais fácil.

A interface é bastante simples, algo que gerou críticas no passado, mas depois de 20 anos como programa de código aberto, a experiência de usuário se tornou bastante simples (desde que você saiba o que está fazendo).

Interface do GIMP

Dito isto, porém, os novatos podem demorar um pouco até entender como o programa funciona. Por outro lado, se você estiver olhando para aprender um pouco mais sobre edição de fotos sem gastar uma fortuna modesta pelo Photoshop, o GIMP é a sua melhor aposta.

Download do GIMP para Windows

Download do GIMP para Mac

Paint.NET

Uma espécie de versão evoluída do Microsoft Paint, Paint.NET adiciona recursos e funções para criar um aplicativo gratuito de edição de fotos.

Embora suas características não sejam tão significativas como as do GIMP, Paint.NET tem todos os recursos essenciais de edição de fotos que você precisa para otimizá-las, como correção de cor, contraste, nitidez e desfoque.

Ele também tem alguns extras, como filtros especiais que farão suas fotos parecerem desenhos a lápis ou pinturas a óleo.

Interface do PaintNET

Uma das maiores vantagens é trabalhar em várias imagens ao mesmo tempo. Usando o recurso de pré-visualização, você pode ir e voltar nas imagens em questão de milissegundos. O programa também possui um sistema de camadas amigável – ou seja, está desenvolvido para não causar dificuldade -, que ajuda bastante durante a manipulação das fotos.

Similar ao GIMP, Paint.NET tem uma interface muito simples, mas a disposição das barras de ferramentas e janelas flutuantes tornam o trabalho de edição em um grande mamão com açúcar.

Download Paint.NET para Windows

Photoscape

Photoscape pode não ser o software mais completo da lista em termos de edição, mas é mais do que apenas um editor de fotos. Você também pode usar Photoscape para gerenciar suas fotos, converter imagens e criar GIFs animados, todos acessíveis através de um menu com abas de fácil navegação no topo da interface.

As opções de edição de fotografia não são exibidas na barra lateral clássica como você poderia esperar, o que faz com que seja mais difícil pegar o jeito.

Depois de descobrir que as imagens podem ser manipuladas através de opções de edição na parte inferior da tela, é bastante fácil fazer edições rápidas como a adição de objetos (clipart ou formas), texto, cortar fotos e trabalhar com ferramentas como pincéis e clonagem imagens.

A coisa mais agradável sobre Photoscape é que ele vai dar instruções numa caixa à direita sobre como utilizar a ferramenta em questão, o que o torna muito bom para iniciantes.

Interface do Photoscape

A possibilidade de editar as camadas é algo que falta no app, mas se você está à procura de soluções rápidas com algumas funções adicionais além de edição de fotos, Photoscape é uma boa escolha.

Download do Photoscape para Windows

Download do Photoscape para Mac

Picasa

Muito parecido com o PhotoScape, de propriedade do Google, o Picasa funciona como um gerenciador de fotos e editor. O seu uso é indicado para ajustes rápidos e filtros. Se você associou o editor de imagens adquirido pelo Google ao Instagram ou VSCOcam, acertou! Os aplicativos lembram o jeito do Picasa de trabalhar.

Em comparação com os outros programas desta lista, ele pode não ter todas as opções avançadas de edição que você está procurando, mas é definitivamente o mais fácil e natural de usar. Se você optar pelo Picasa como seu gerenciador de fotos padrão, você terá uma biblioteca de fácil acesso, que sincronizará automaticamente todas as suas pastas.

Clicando duas vezes em um arquivo da biblioteca, você abre automaticamente uma visualização de tela cheia da foto, onde você pode começar a editar imediatamente. Você pode até percorrer a sua biblioteca enquanto estiver no edição, para que você não tenha que voltar o tempo todo para encontrar uma foto.

Interface do Picasa

Tem filtros clássicos como Lomo e Sépia, ferramentas básicas de edição, como endireitar e recortar, e coisas como cor e tom.

Como é propriedade do Google, você pode entrar em sua conta do Google Picasa e sincronizar todas as suas fotos com o Google+, tornando mais fácil compartilhar arquivos ou álbuns de fotos.

Download Picasa para Windows

Download do Picasa para Mac

Autodesk Pixlr

Aparecendo pela primeira vez como um aplicativo online e, em seguida, um aplicativo para celular, a versão desktop do Pixlr finalmente chegou da Autodesk.

Pixlr tem uma interface das mais simples, mais ágeis e modernas, com um menu lateral básico que contém quase todas as opções de edição oferecidas dentro do aplicativo.

Autodesk Pixlr é provavelmente melhor pela infinidade de filtros de fotografia e efeitos, que vão de adições a efeitos criativos estilo Warhol até bordas e etiquetas, para sobrepor como fogos de artifício e chamas.

Todos os efeitos são armazenados na nuvem e serão baixados na primeira vez que você usá-los, e por isso o carregamento inicial será mais lento do que o normal.

Interface do Pixlr

Autodesk Pixlr é melhor se você quiser brincar um pouco com as suas fotos, e porque é tão fácil de usar que você pode se divertir testando todas as diferentes opções. As opções de edição essenciais também estão lá, reunidas em fast.

Duas advertências, porém. Pixlr irá pedir permissão para fazer análises sobre a utilização do software, já que o aplicativo é gratuito, e algumas funções exigem que você abra uma conta gratuita ou compre a versão Pro, que custa cerca de US$ 14,99 por ano.

Download do Autodesk Pixlr para Windows

Download do Autodesk Pixlr para Mac

Um editor de fotos para cada um

Você não tem que desembolsar muito dinheiro para ter um software de edição de fotos como o Photoshop. No mínimo, cada programa oferece as ferramentas de edição básicas que você precisa para fazer correções simples nas fotos.

Pixlr é perfeito para se divertir e tem filtros fáceis; o Picasa é ideal para gerenciamento de fotos; e o GIMP perfeito para edição avançada. Se você está procurando um programa avançado que lhe dê uma tonelada de opções, ou algo para incrementar suas fotos simplesmente, você encontrará em um dos programas de edição de fotografia acima.

Leia também

[Artigo original em inglês]

Carregando comentários