Os melhores games de PC para jogar com a família

Seguimos com nossa série “Os melhores games de PC para…”. Hoje, chegou a hora de brincar junto com a criançada.

Você tem filhos, irmãos menores, sobrinhos ou primos em idade escolar? Gosta de jogar com eles? É provável que você curta muito games como Call of Duty: Ghosts, mas que não são muito adequados à idade deles. Isso não significa, porém, que para aproveitar momentos de jogatina familiar você precise regredir para seus sete anos e decorar todas as músicas da Galinha Pintadinha.

Mas, será que existem jogos que possam agradar aos adultos e aos baixinhos? Claro que sim. Diversos games têm uma jogabilidade acessível para todas as idades e se destacam no quesito gráfico, no roteiro ou simplesmente pela diversão…

Vamos conhecê-los:

Rayman Legends: trabalho em equipe

Os jogos de plataformas são uma das categorias mais antigas dos games. Quando era pequena, algumas décadas atrás, já brincava com eles e saia mais ou menos bem. Imagine a reação das crianças de hoje, que já nascem cercadas de mouses, gamepads e tablets!

Entre as várias opções do estilo para PC recomendo fortemente Rayman Legends. Neste jogo da Ubisoft adultos e crianças se divertem por igual. Não se trata apenas de um ótimo título, como também se adapta a todas as idades graças a um sistema multijogador assimétrico.

Isso significa que um personagem tem o papel principal (pular, atacar os inimigos e avançar) enquanto os outros controlam personagens de apoio, movendo as plataformas ou cortando cordas para poder avançar. Fácil demais para seu filho/sobrinho/irmão? Então troque os papéis e deixe que ele(a) seja o protagonista.

Baixar Rayman Legends

Lego Marvel Super Heroes: ação cooperativa com violência zero

Quem não gosta de super-heróis? Tudo bem que alguns já podem ter enjoado depois de tantos filmes de personagens com capas, malhas e superpoderes, mas aposto que os pequenos da casa não pensam assim. E mais: vão ficar loucos com o mais novo jogo LEGO baseado nos sucessos dos quadrinhos e cinemas.

Lego Marvel Super Heroes traz todas as características dos jogos da Traveller’s Tales: fases cheias de segredos, dezenas de personagens com diferentes habilidades, modo cooperativo, muito senso de humor e neste caso, um divertido mundo aberto baseado na Nova York do Homem-Aranha.

Você pode ficar tranquilo ao jogar com as crianças, já que não há um sinal de violência gráfica. Seu humor é adequado e a dificuldade é ajustada para todas as idades.

Baixar Lego Marvel Super Heroes

Sonic & All-Stars Racing Transformed: cada corrida é uma aventura

Outro tema que costuma cativar a garotada são carros, motos e todas as máquinas que se movem. O Windows tem vários simuladores de corrida, mas a maioria é complicada demais para eles. Tudo muda ao jogar Sonic & All-Stars Racing Transformed, um game especialmente recomendado para crianças a partir dos sete anos.

Nele, você pode controlar o famoso porco-espinho, todos os seus amigos e até personagens da Sega mais inusitados, de um “Football Manager” a um xogum de Total War. O objetivo é simples: chegar em primeiro lugar em pistas cheias de cores e obstáculos originais, tudo no controle de veículos que se transformam em outros objetos. Até quatro jogadores simultâneos podem disputar as corridas em tela dividida, espaço suficiente para que toda a família participe da festa.

Sonic & All-Stars Racing Transformed bebe claramente da fonte do mítico Mario Kart, mas tem algumas vantagens frente a ele, como veículos aéreos e marítimos e a possibilidade de fazer acrobacias. Certamente agradará às crianças… e a você também.

Baixar Sonic & All-Stars Racing Transformed

SimCity: construa sua cidade

Tudo bem que o último jogo da Maxis não conta com um modo multijogador local, mas é o título clássico que se pode jogar “entre vários”. E afinal de contas, quem não gosta de brincar de construir?

Com tantas opções para gerenciar, talvez seus filhos não se divirtam tanto, mas eu proponho um outro modo de jogar. Sem perder as rédeas do jogo, peça para eles darem uma mãozinha dizendo onde colocar os edifícios e perguntando se eles sentem falta de algo na cidade. Desta forma eles se sentem úteis – “hoje construí uma cidade com o papai!” – e sem se dar conta, aprendem conceitos de organização, coisa que pode ajudá-los, por exemplo, a arrumar melhor o quarto.

Além disso, SimCity terá uma outra vantagem em breve: você poderá instalar mods. Isso aumentará ao infinito as possibilidades de jogo, como já acontece com todos estes games.

Baixar SimCity

Bad Piggies: diversão para os pequenos gênios

Angry Birds e companhia fazem muito sucesso nos aparelhos móveis, mas a maioria dos seus jogos também está disponível para Windows. Isto inclui a aventura estrelada pelos porquinhos verdes.

No Bad Piggies, você precisa ajudar os vilões a sequestrar os ovos dos pássaros e, para isso, deverá fabricar dispositivos com as peças oferecidas em cada nível.

Assim como no SimCity, é possível que Bad Piggies seja um pouco complexo para as crianças mais pequenas, mas elas se sentirão úteis se puderem ajudar a fabricar as maquininhas. Para crianças maiores, especialmente as que mostram talento para a construção, a lógica e a matemática, o jogo não parecerá tão difícil e será você quem irá ajudá-las, e não o contrário.

Baixar Bad Piggies

Diversão além do tablet

É muito fácil colocar um tablet na mão das crianças e deixar que elas mergulhem sozinhas num mundo de diversão e aprendizado. Às vezes, estes momentos ajudam a dar um pouco de tranquilidade no meio do corre-corre, mas elas também querem que os adultos brinquem junto, por isso não deixe escapar a chance de compartilhar momentos com elas graças ao PC. Vocês vão se divertir e até aprender juntos.

Leia todos os artigos publicados da série os melhores games de PC para..

[Artigo original em espanhol]

Carregando comentários