Os melhores games de PC para… treinar seu cérebro!

E seguimos nossa série “Os melhores games de PC para…“. Hoje, nós demonstraremos que jogar não significa uma perda de tempo. Pelo contrário, pode ajudar a treinar sua mente.

Ser bom jogador, muitas vezes, é mais uma questão de habilidade mental que coordenação motora. Eu não me refiro apenas aos típicos games de quebra-cabeça, mas também a todos aqueles outros títulos que você precisa parar e pensar para continuar sua jornada.

Hoje, nós mostraremos uma seleção dos mais diferentes jogos que põe à prova sua capacidade mental. Prepare-se seus neurônios e vamos nessa!

Ethan Meteor Hunter: Jogando com o tempo

Esta é nossa primeira escolha, que usa como referência o excelente Braid. Como no game citado, uma simples mecânica de plataforma (correr, saltar e deslizar) pode esconder muito mais: o controle do fluxo do tempo, por exemplo, que você pode – e deve – usar para avançar em cada fase.

A mecânica parece fácil no começo, mas ela vai aumentando de dificuldade com quebra-cabeças que colocam  sua capacidade de lógica em cheque. Ethan Meteor Hunter pode ser considerado um dos games mais difíceis do gênero. Indicado para jogadores clássicos, mas exigentes.

Baixar Ethan Meteor Hunter

Scribblenauts Unlimited: Escreva seu mundo

Nascida no Nintendo DS, a saga Scribblenauts coloca você na pele do pequeno Maxwell, um homenzinho que precisa superar todo tipo de desafio: reunir uns personagens com outros, atravessar abismos, recompilar objetos… O que em outro games significaria algumas opções limitadas, em Scribblenauts se traduz num mundo com limites definidos apenas por você.

Escreva a palavra ou palavras do que quiser e pronto: aparecerá na tela. Um helicóptero? Um tiranossauro rex azul? Um gato tocando piano? Uma máquina do tempo? Apenas peça o que você deseja e o item vai aparecer na tela para ajudar a superar qualquer desafio!

Baixar Scribblenauts Unlimited

Quantum Conundrum: O maravilhoso mundo das quatro dimensões

Se você gostou do Portal, não pode perder este jogo, criado pela mesma desenvolvedora. Como no título da Valve, aqui você também joga em primeira pessoa, interpretando o sobrinho de um cientista louco que dá um presente fantástico: uma luva que pode modificar o peso dos objetos.

A luva ativa quatro dimensões e, com elas, centenas de quebra-cabeças baseados na física. Altere as propriedades dos objetos, mova-os e resolva os enigmas, salas após salas. Após resolver alguns mistérios, o jogo vai ficando cada vez mais complicado. Contudo, só aumenta a vontade de continuar avançado.

Baixar Quantum Conundrum

Don’t Starve: Um desafio de sobrevivência extrema

Neste jogo indie, você é um homenzinho que vive no bosque e deve suprir as necessidades básicas, enquanto evita os perigos como criaturas da noite ou o drama de ficar faminto e não ter nada para comer. Além disso, para prosperar, você precisa construir uma cabana e fabricar objetos para melhorar a qualidade de vida.

A ideia do jogo é quase uma mistura de Sims com Minecraft, mas numa versão muito mais extrema. Tanto que, se você morrer, a partida vai começar do zero. Não existe tutorial ou sistema de ajuda. O jogo só está disponível para os gamers mais valentes, ao menos no nível intelectual.

Baixar Don’t Starve

La-Mulana: O Dark Souls em 2D

Você sonha em brincar como jogos de plataforma como Spelunky? La-Mulana tem algo de parecido, mas com a dificuldade do capeta do Dark Souls e alguns quebra-cabeças que relembram o clássico Myst. Esta atrevida combinação resultou num dos jogos mais desafiantes dos últimos anos.

Em resumo, são horas e horas de diversão e emoção – não em vão que vemos uma espécie de Indiana Jones – que exigirão uma mente desperte e dedicada por, pelo menos, 30 horas. Ainda assim você acha que 30 horas não são nada? Sem problema, a sequência já está a caminho.

Baixar La-Mulana

Uma maneira original de despertar seu cérebro

Como você viu, “jogos para treinar o cérebro” não significa, necessariamente, passar o dia fazendo contas, sudokus ou cubos de Rubik. Existem outras formas diferentes e criativas de despertas nossa mente. Está lista é apenas uma pequena amostra, já que a tendência atual é criar jogos de dificuldade complicada, mas justas.

Não perca todas as listas com os melhores games de PC para…

[artigo original em espanhol]

Carregando comentários