Melhores jogos 2014: PC

Melhores apps 2014: jogos para computador

Escolher os cinco melhores jogos de 2014 – e um só vencedor – foi difícil, mas graças aos nossos especialistas e após uma discussão aprofundada, conseguimos. Aqui está o game top do top do ano!

Vimos grandes jogos este ano. Uma quantidade enorme de novos games foram lançados: começando pelo Titanfall, o primeiro grande título lançado em 2014, até os grandes jogos que saíram de setembro a dezembro (de FIFA 15The Crew), justo a tempo para o Natal.

Fazer um balanço da situação não foi fácil, assim como entrar em acordo. Para isso, reunimos um grupo de especialistas em games. Eles examinaram a oferta de jogos deste ano e selecionaram alguns títulos. Depois disso, trancados em uma sala, tiveram que escolher os cinco melhores, de acordo com a qualidade do gameplay, gráficos, história, controles, rejogabilidade (replay value) e diversão.

Mas não era o suficiente, porque queríamos dar a você o melhor absoluto. Assim continuaram discutindo até entrar em acordo e, entre estes finalistas, proclamaram o vencedor do ano segundo o Softonic.

Se você quer saber quais foram os parâmetros e os procedimentos que usamos, assim como descobrir qual é o melhor jogo para celular e quais são os melhores aplicativos do ano, leia nosso artigo principal sobre os melhores apps de 2014.

Dark Souls II: o melhor jogo de 2014

Foi difícil, mas no final conseguimos encontrar o vencedor: o jogo do ano é Dark Souls II. A disputa pelo primeiro lugar foi acirrada, mas no final a supremacia do título da Namco Bandai em relação ao gameplay, controles e, especialmente, à rejogabilidade e terminou com a vitória.

Como você bem sabe, Dark Souls II não é um título para todos. Embora seja mais acessível do que o primeiro, é um jogo muito difícil, muitas vezes frustrante, mas justamente por isso capaz de satisfazer mais do que os outros quando você vence.

O sistema de combate, juntamente com o ambiente em um mundo aberto para ser explorado, foram fatores importantes para o jogo vencer. Mas se fosse para escolher os dois elementos fundamentais que nos levaram a escolher Dark Souls II, diríamos o alto nível de desafio e a rejogabilidade, graças à grande DLC.

Baixar Dark Souls II

Alien Isolation: jogabilidade equilibrada e original

Concorrendo ao prêmio de melhor jogo do ano até a última instância, Alien Isolation é outro título que convenceu bastante em 2014, especialmente em termos de gráficos e história. O jogo da SEGA é de fato o primeiro grande título da franquia Alien lançado. É tão bem feito que poderia muito bem ser a sequência do último filme.

Do ponto de vista da jogabilidade, premiamos Dark Souls II, mas Alien Isolation não fica atrás e em termos de originalidade é, talvez, o melhor jogo do ano. O título é uma combinação de survival horror e FPS, que mantém o jogador em tensão constante. Uma experiência angustiante na qual você não pode relaxar nem por um segundo.

Em um ano em que as mulheres reivindicaram seu direito a um lugar na indústria do videogame e estiveram no centro da polêmica, também não podemos subestimar o fato de que no Alien Isolation você pode jogar com uma personagem feminina.

Baixar Alien Isolation

TowerFall Ascension: multiplayer divertido

O multiplayer local é algo dos 80 anos, que morreu com a chegada do PS2 e do Xbox, e agora foi relegado ao Wii? Claro que não, e TowerFall Ascension é a prova disso.

Rápido, frenético, com uma jogabilidade elegante, muito conteúdo, lutas em arenas e bônus, pura diversão à moda antiga. Para alguns dos jurados é um dos títulos que fizeram eles sentirem novamente algo que não experimentavam há um bom tempo, tanto que chegaram a defini-lo como “o melhor party game que eu joguei nos últimos anos”.

Como jogadores experientes que somos, escolhemos TowerFall Ascension como um dos melhores jogos de 2014 porque ele conseguiu fazer a gente reviver sensações passadas, mas de uma forma moderna. Por isso também, é um jogo altamente recomendado para jovens que não cresceram, como nós, que continuam quebrando tijolos na pele dos Super Mario Bros. ou lutando contra os tiros de bazuca em Worms.

Baixar TowerFall Ascension

Luftrausers: destruição frustrante

Um grande jogo não precisa ser ambientado em um espaçoso mundo aberto para ser livremente explorado. Às vezes é suficiente uma única configuração, muitos aviões e um nível de dificuldade, como em Luftrausers.

Enquanto, por um lado se propõe a ser um jogo à moda antiga, de outro Luftrausers tem uma dinâmica semelhante a títulos de sucesso de hoje desenvolvidos para celular, feitos de partidas teoricamente infinitas, mas, na prática, curtas e intensas.

O alto nível de desafio em busca de uma maior pontuação é a chave da diversão do jogo e o que faz com que ele se torne um título viciante. No entanto, não é um game monótono, porque depois de cada partida você acumula experiência e pode melhorar seu avião e ser mais eficaz na batalha.

Baixar Luftrausers

Far Cry 4: espaço para as sequências

Os membros do júri não curtem sequências, pelo menos não abertamente, ainda mais quando se trata de títulos com muitos bugs, como Assassin’s Creed Unity. Com Far Cry 4, no entanto, a história é diferente: aqui a Ubisoft lançou um grande jogo.

Apesar dos 10 anos da série, em Far Cry 4 você vai se sentir novamente um explorador num mundo novo, seja um novato ou um fã da saga. Na verdade, alguns opinaram que o nível de Far Cry 3 não poderia ser superado, mas nem todos concordaram; no final, até os que eram contra – e que acabaram aceitando incluir o jogo na lista dos melhores títulos de 2014 – se deram conta de que um game com um open world tão cheio de vida assim não poderia ficar de fora.

Em resumo, uma jogabilidade variada, com muito conteúdo e, sobretudo, um modo cooperativo, que abre novas oportunidades de jogo e amplia a diversão para além da campanha clássica, fazem de Far Cry 4 o quinto título na nossa lista dos melhores jogos de 2014 para PC.

Baixar Far Cry 4

2014 emocionante: o que nos espera em 2015?

Como dissemos, foram muitos os títulos lançados este ano e limitar a seleção de cinco nomes foi realmente difícil. Em nossas discussões para encontrar um vencedor que satisfizesse a todos, muitas vezes tivemos que dar uma nota para cada jogo em cada um dos critérios utilizados para compará-los e finalmente escolher qual deles incluiríamos na lista.

A discussão mais longa aconteceu no final, quando o júri teve que escolher o melhor jogo do ano entre os cinco finalistas. Alguns acreditavam firmemente que o vencedor teria que ser Dark Souls II enquanto outros diziam que quem merecia tal honra só poderia ser Alien Isolation.

Finalmente, depois que cada jurado expôs devidamente suas razões (especialmente Alex, grande fã de Dark Souls II, e Mark, que virou o defensor de Alien Isolation), chegamos a um acordo e o jogo da Namco Bandai foi nomeado vencedor.

Dark Souls 2 é um grande jogo, mas chegará ao mesmo nível de qualidade dos games que vão sair em 2015? Descobriremos em breve, mas estamos confiantes, porque no primeiro trimestre do próximo ano virão títulos promissores como The Witcher 3 e Batman Arkham Knight.

O que você acha do nosso Top 5? Deixe seu comentário! E aproveite para saber quais são os melhores aplicativos de 2014 nas outras categorias?

[Artigo original em italiano]

Carregando comentários