Os melhores (e mais desconhecidos) jogos de 2013: muito além do GTA V

GTA V, Bioshock Infinite, The Last of Us … ninguém duvida das qualidades destes games, mas em 2013 grandes títulos também passaram inadvertidos. Hoje, descobrimos essas joias perdidas.

2013 foi um ano com grandes jogos que tiveram um sucesso clamoroso de público e vendas, mas o que acontece com todos esses títulos exemplares que, por um motivo ou outro, passam desapercebidos pela maioria? Para que tanto talento não caia no esquecimento, vamos repassar dez dos grandes lançamentos desse ano, que se você ainda não jogou, está demorando. Certeza que algum será do seu agrado, já que incluímos vários gêneros e estilos.

The Stanley Parable (PC)

Comecemos pelo terreno indie, já que 2013 foi um ano muito frutífero para esse tipo de jogos. A maior surpresa foi o projeto The Stanley Parable, que nasceu como um mod de Half-Life 2.

Nele, acompanhamos ao bom Stanley em um curioso passeio pelo escritório onde trabalha. Parece uma ideia chata, mas além disso há uma trama difícil de explicar… Simplesmente jogue e deixe-se surpreender. Aqui no Softonic gostamos tanto que até nos atrevemos a “imitá-lo”.

Mônaco (PC)

Este ano, tivemos dois jogos interessantes que nos colocavam na pele de ladrões: Payday 2 e GTA V. Apenas dois? Não, também descobrimos Mônaco!

Esse título de orçamento pequeno e grandes ideias tem a típica jogabilidade de sigilo, infiltração e roubo, mas com uma personalidade muito marcada e propostas bem inovadoras no seu gênero.

Rogue Legacy (PC, Mac)

Se o gênero dos roubos não é novo, menos ainda é o dos jogos rogue (aquele tipo de game no qual você precisa percorrer um espaço criado aleatoriamente com um herói que deve lutar contra seus inimigos enquanto melhora suas habilidades). Entretanto, Rogue Legacy tem outra reviravolta, com características originais, como o fato de que cada novo herói é descendente do anterior e herda suas habilidades e fraquezas.

Juntando isso com uns gráficos charmosos e um controle estupendo, Rogue Legacy é um rogue dos mais recomendáveis, e que não tem nada a invejar aos outros de maior orçamento.

The Swapper (PC)

Se a sua praia for ficção científica das boas (como os filmes Blade Runner, Alien ou o mais recente, Gravity), você vai adorar The Swapper. Pode ser que não estejamos diante de uma obra mainstream como a saga Mass Effect, mas não deixa nada a desejar com relação às boas ideias, com quebra-cabeças super divertidos e uma história onde a clonagem tem um papel chave.

O melhor de tudo é que The Swapper, apesar da sua aparente complexidade inicial, é controlado de uma forma tremendamente simples e seus gráficos deixarão você de boca aberta… porque eles são feitos de argila!

Ridiculous Fishing (iPhone, Android)

Cansado de jogar o Candy Crush no seu celular? Você precisa desesperadamente de um jogo totalmente diferente para o seu smartphone? Então, deveria provar Ridiculous Fishing: A Tale of Redemption [iOS | Android].

Sim, o título dá pistas do que vamos encontrar: um jogo de pescaria. E o que isso tem de original? Uma história mais do que interessante e uns desafios muito bem balanceados, que deixarão você grudado na telinha do celular ou tablet por horas e horas… e sem a chatice de ter que incomodar seus amigos para pedir balinhas.

Rayman Legends (PC, PS3, Xbox 360, Wii U, PS Vita)

Só que nem tudo que é bom e passou desapercebido nesse ano é indie… E para provar, algumas mostras de grandes orçamentos. Tudo bem que o Rayman não é um desconhecido para quase ninguém, mas ultimamente as joias que a Ubisoft cria inspiradas nesse personagem não recebem toda a atenção que merecem. Foi o caso do Origins, em 2011, e neste ano, do Rayman Legends, uma sequência melhor que a primeira parte.

Acreditamos que Rayman Legends é um dos jogos mainstream mais interessantes de 2013, por ter um imaginário único e uma jogabilidade memorável. Ah, e não tem desculpas para não testá-lo, porque o game está disponível em quase todas as plataformas.

Injustice: Gods Among Us (PC, PS3, Xbox 360)

Pode ser que os games de luta não passem por esses grandes momentos de popularidade dos anos 90 com Street Fighter e companhia, mas isso não exclui o fato de títulos maravilhosos desse gênero continuem sendo criados. A grande estrela deste ano foi Injustice: Gods Amongs Us [Android | iPhone], um jogo com umas boas cifras de venda, mas que nem de longe foram espetaculares se levamos em conta sua qualidade.

Tanto faz se você for um fã dos personagens de DC Comics ou um autêntico ignorante dos quadrinhos, Injustice é um jogo de luta bem agradável, do qual algumas sagas consagradas poderiam aprender algumas coisas. Dá pra perceber que por trás da sua criação estão as mesmas pessoas que, no ano passado, já nos deixaram com uma ótima sensação no Mortal Kombat.

X Rebirth (PC, Mac)

A saga X já está com a gente há quase 15 anos e, mesmo que todas as suas entregas tenham conservado um certo nível de qualidade, gostaríamos de destacar esta última. É certo que X Rebirth não convenceu a muita gente, mas adoramos o game pelo seu conceito de espaço aberto e sua variedade na hora de escolher caminhos para jogar. Dizem que “não parece um título da saga X”, mas, por acaso, isso importa se estivermos desfrutando de uma boa partida?

Football Manager 2014 (PC)

Ele pode ser tachado de técnico e “sério” demais, tudo bem, mas ninguém pode negar que o Football Manager é uma franquia que melhora a cada ano. Não se deixe afogar pela quantidade enorme de opções disponíveis. Se você se diverte com a estratégia e as táticas, com as conferências de imprensa e o mercado de contratações, ou seja, se você respira futebol, deveria dar uma chance ao FM… Porque estar no banco controlando tudo pode ser tão ou mais divertido do que calçar as chuteiras para jogar a enésima versão do FIFA.

Surgeon Simulator 2013 (PC)

E acabamos nossa seleção do melhor (e mais desconhecido) do ano com outro simulador de profissões… Existem a degranjeiros, de prefeitos… Mas se houve um que se destacou nesse 2013, além do Football Manager 2014, é o game que faz você entrar na pele de um cirurgião. O jogo “Operação” deixou você com água na boca? Então, Surgeon Simulator 2013 é para você, pois o colocará em situações de vida ou morte realmente complicadas… Ainda bem que aqui a falta de destreza e a inexperiência não se pagam com vidas humanas!

Amplie seus horizontes de gamer

Nesse artigo, selecionamos dez jogos bem diferentes que, sem dúvidas, mesmo que não entrem no Top 10 das vendas físicas ou digitais, devem ser levados em consideração se você quiser se divertir.

Ignore de vez em quando os cantos da sereia em forma de grandes campanhas de marketing e aproveite daquilo que passaria desapercebido para a maioria… Talvez, uma faceta de gamer não conhecida aflore em você.

Você testou algum dos jogos que listamos? O que achou?

[Artigo original em espanhol]

Carregando comentários