Os melhores messengers para criar grupos de estudo

Enem chegando e aquele ditado “A união faz a força” cai muito bem na hora de sanar as últimas dúvidas nesta ou naquela disciplina. Se você não tem tempo de encontrar com aqueles amigos que também vão prestar o exame, existem aplicativos que são bem úteis na hora de organizar grupos de estudo online.

Neles, vocês podem trocar textos e imagens, tirar dúvidas em tempo real e até organizar videoconferências. Nós selecionamos cinco programas que você pode usar no seu PC ou smartphone (ou ambos). Bom proveito!

Skype

É o mais completo dos programas na hora de criar grupos de estudo. Isso porque o Skype permite a formação de grupos em formatos diversos . Ou seja, você pode estudar com seus amigos por texto, áudio e vídeo. E o que é melhor: tudo grátis.

Para completar, o Skype permite também o compartilhamento de telas, possibilitando a exibição de apresentações, fotos, textos, etc. Mas vale citar que o uso pleno destes recursos é válido somente para PCs.

Skype compartilha tela entre amigos

Baixar o Skype [Windows | Mac]

Hangouts

Substituto mais completo do Google Talk, o Hangouts é simples e leve, mas, ainda assim, bem servido de recursos. Além de criar grupos para troca de mensagens e fotos, também faz videoconferências. E, claro, também permite bate-papos via voz.

O diferencial do Hangouts é a integração mais eficiente com os serviços do Google, incluindo o Docs – onde os documentos compartilhados podem ser editados em tempo real -, o Google Drive e o YouTube. Além disso, a visualização tanto no PC quanto em dispositivos móveis Android, como celulares e tablets, também é mais eficiente.

Integração com outros serviços do Google é o ponto forte do Hangouts

Baixar o Google Hangouts [Windows | Android | iPhone]

WhatsApp

O app de mensagens mais usado no mundo também pode ser servir muito bem para criar grupos de estudo. Ainda que escrever grandes textos ou estudar por longas horas numa tela de celular não sejam as coisas mais confortáveis do mundo, dá para estudar de leve enquanto você está no trânsito, por exemplo.

Além das mensagens, o WhatsApp compartilha fotos, vídeos e até mesmo arquivos de áudio, que podem ser gravados pelo próprio usuário. Como dissemos antes, não é a ferramenta mais prática, mas para tirar aquelas últimas dúvidas antes de um simulado ou prova, quebra um galhão!

WhatsApp é bastante útil para mandar mensagens gravadas em áudio

Baixar WhatsApp [Android | Windows Phone | iPhone| Java | Symbian]

Viber

Maior concorrente do WhatsApp no Brasil, o Viber se diferencia do seu rival em dois pontos: chamadas telefônicas grátis para seus contatos no aplicativo – ideal para aquelas dúvidas de última hora – e, mais importante, também pode ser usado em um PC.

Os grupos do Viber podem conter até 40 usuários e o aplicativo suporta videoconferência e compartilhamento de fotos. Trata-se de uma ótima opção para integrar grupos em que usuários preferem estudar na frente do PC ou smartphone, já que é compatível com ambos.

Viber tem a opção mais flexível para grupos de estudos

Baixar o Viber [Windows | Mac | Android | Windows Phone | iPhone | Java]

Facebook Messenger

Ainda que não traga nenhuma revolução em relação aos aplicativos acima, o Facebook Messenger traz duas vantagens consideráveis: é o serviço que, provavelmente, agrega o maior número de contatos e pode ser usado tanto em dispositivos móveis (celulares e tablets) e PC, sem problemas de compatibilidade.

No mais, o Facebook Messenger traz os recursos de sempre: compartilha textos, fotos, arquivos de áudio e até um bem-vindo “like” quando um dos componentes do grupo acerta uma questão.

Facebook é a ferramenta ideal para encontrar amigos de classe

Baixar Facebook Messenger [Android | Java | iPhone | BlackBerry | Windows Phone]

Tem sugestões de outros messenger que podem criar ótimos grupos de estudos? É só indicá-los em nosso campo de comentários ou em nossos canais no Twitter e/ou Facebook.

Leia também

Carregando comentários