Os melhores programas para editar fotos

Melhores programas para editar fotos

Se você precisa editar suas fotos em detalhes vai precisar de um programa poderoso, à altura de suas necessidades. Reunimos os melhores software para editar fotos, dessa forma, você pode escolher o mais adequado.

Substituir um objeto na imagem, criar fotomontagens complexas, sobrepor em diferentes níveis: as necessidades de quem procura um programa para editar fotos são díspares e muitas vezes encontrar o software certo é um grande problema.

Existem alguns grandes nomes da indústria, como o Photoshop, mas também existem concorrentes fortes, muitas vezes, menos conhecidos, que podem ser mais adequados para executar a função que você precisa.

O top do top: Adobe Photoshop

Quem já não ouviu falar do Photoshop? Para a maioria das pessoas não precisa de apresentação. O verbo fotoxopado é sinônimo de editar uma foto, e quase substituiu “fazer uma montagem”. A versão CS6, a ponta de lança da suíte do software Adobe, é a mais utilizada para edição de fotos pelos profissionais.

Com uma infinidade de recursos e ferramentas, o Photoshop permite que você faça o que quiser com uma imagem. Além do poder da ferramenta, é principalmente a função de camadas (ou layers), que permite que você edite gráficos complexos que trabalham em com elementos individuais. É claro que este não é um software para todos e dominá-lo requer muita prática.

Além disso, o custo é muito alto, então você pode querer considerar a versão menor do programa chamado Photoshop Elements, disponível para WindowsMac.

Baixar Photoshop para Windows

Baixar Photoshop para Mac

Baixar Photoshop para Android

Baixar Photoshop para iPad

A solução open source: GIMP

A sigla que vem de GNU Image Manipulation Program, é a solução gratuita mais completa para edição de imagem. GIMP é um programa de código aberto, tornou-se um software que pode competir com o Adobe, graças à comunidade ativa de usuários e desenvolvedores.

GIMP é poderoso e permite que você trabalhe com uma ampla gama de diferentes formatos, além de funcionar também em camadas, como o Photoshop. Ele tem a seu lado vários plugins, mas o uso é mais complicado do que muitos outros programas e as funções não são automatizadas.

Baixar GIMP para Windows

Baixar GIMP para Mac

Edição de fotos profissional: Lightroom

Desenvolvido pela Adobe, o Lightroom é um programa especializado em retoque de fotografias. O programa não inclui as ferramentas extras do Photoshop e foca naquelas intimamente relacionadas com a fotografia.

Mesmo assim, o Lightroom é um programa limitado, de fato. As ferramentas disponíveis são profissionais e ao mesmo tempo intuitivas, tornando-o uma ferramenta ideal para melhorar e corrigir imagens.

A capacidade de criar miniaturas de vídeo, álbuns ou livros para imprimir e compartilhar em formato digital, faz dele um programa de uso diário para qualquer fotógrafo.

Baixar Lightroom para Windows

Baixar Lightroom para Mac

Baixar Lightroom para iPhone e iPad

O produto que amadureceu com os anos: ACDSee Pro

ACDSee é um produto tradicional para retoque de fotos, que passou por períodos menos brilhantes, mas que está de volta ao centro das atenções nas últimas edições. Ele está indicado principalmente para os profissionais da área da fotografia, pelas ferramentas, velocidade de processamento das imagens, e também pelo custo do produto.

Como é o caso do Photoshop com a versão Express, este software também tem duas outras versões para fotógrafos semi-profissionais ou amadores chamado ACDSeeACDSee Photo Editor (que não inclui as funções de gerenciamento da imagem).

Baixar ACDSee Pro para Windows

Baixar ACDSee Pro para Mac

A solução do Windows: Corel PaintShop Pro

O Corel PaintShop Pro é oferecido como uma alternativa (mais barata) para o Adobe Photoshop e não como um substituto para o Lightroom e ACDSee Pro – para isso você deve usar o AfterShot Pro (WindowsMac).

O espectro de opções é amplo e rico, e permite que você trabalhe com gráficos vetoriais. O Corel é a solução ideal se você quer um programa muito completo a preços mais baixos que os da concorrência.

Baixar Corel PaintShop Pro

A solução para Apple: Pixelmator

A solução única para os usuários da Apple se apresenta como mais intuitiva e econômica que o Photoshop. As principais ferramentas do programa da Adobe estão, de fato, todas presentes, e também simplificadas, e apresentadas em uma interface agradável.

Se você precisar fazer muitas operações avançadas, não será um substituto suficiente, mas se suas necessidades de retoque não são muitas e está à procura de uma solução acessível, Pixelmator é o programa certo para você.

Baixar Pixelmator para Mac

Baixar Pixelmator para iPad

Editar fotos, não apenas para profissionais

Como dissemos, essas ferramentas são projetadas para profissionais da área de fotografia e não são adequadas para todos. Muitas vezes podem ter funções muito avançadas e desnecessárias, a não ser que você tenha horas disponíveis para estudar os programas antes.

Com os novos modelos de smartphones que saem todos os meses, tanto as câmeras incorporadas quanto o tamanho das telas e o hardware instalado estão melhorando cada vez mais, tornando estes meios substitutos viáveis para as câmeras reflex tradicionais e computador para muitos de nós.

Leia mais

[Artigo original em italiano]

Carregando comentários