O que é a memória RAM?

Muita gente quando compra um computador não tem a menor ideia do que alguns termos “informáticos” significam. São centenas deles e nós aqui do OnSoftware vamos tentar destrinchar um a um para que você entenda melhor o que querem dizer.

Para começar, vamos falar sobre um dos componentes mais importantes de um computador: a Memória RAM. E nela que são carregados os dados e os programas em execução do computador. Além disso, existem algumas peculiaridades que veremos a seguir:

O termo RAM vem do inglês e significa Random Access Memory, algo como “memória de acesso aleatório” e esse nome foi dado justamente porque é um tipo de memória que os computadores usam para armazenar dados que precisam ser acessados rapidamente. As memórias RAM são do tipo volátil: todos os seus dados se apagam quando desligamos o computador ou quando deixamos de usá-los. Por exemplo, quando fechamos determinado arquivo.

Estas memórias são fundamentais para a velocidade e o desempenho de um computador. Em teoria, um computador será mais rápido se tiver uma maior quantidade de memória RAM. Existem variações de capacidade e velocidade das memórias RAM. Além disso, podem ser combinadas em um mesmo computador de diferentes maneiras.

Com relação aos tipos de memórias, podemos dividi-los da seguinte forma:

DRAM (Dynamic RAM): são as primeiras memórias usadas. No que diz respeito ao desempenho, deixam um pouco a desejar com relação às mais modernas. A explicação para isso é que, diferentemente das mais atuais, as memórias DRAM são do tipo assíncronas – rodam a uma velocidade diferente da do sistema. Entretanto, ainda são muito utilizadas por sua grande capacidade de armazenar dados.

SRAM (Static RAM): são muito mais rápidas que as DRAM, porém armazenam uma quantidade de dados bem menor. São síncronas e exatamente por isso são mais rápidas: rodam à mesma velocidade do sistema. Um detalhe sobre as memórias SRAM é que elas se subdividem em SDR, DDR, DDR2 e DDR3.

Tais variações fazem parte do mundo da tecnologia e mudam constantemente… Portanto, não se espante se logo, logo você ouvir que as memórias RAM irão desaparecer dos computadores.

Carregando comentários