6 dicas do Word para você ir além do negrito e itálico

Quem de nós nunca perdeu a paciência por causa do Microsoft Word, o software-símbolo de textos? Aqui está um mini-treinamento, 6 dicas sobre como controlar todos os seus layouts nas versões Word 2010 e 2013.

A suite Microsoft Office é para todo tipo de público. Estudantes do ensino médio, redatores ou iniciantes de computador, todos, em algum momento, precisarão do Word. Ao longo dos anos, ele se tornou o padrão indiscutível para o desgosto de seus detratores.

Para todos aqueles que ainda não estão familiarizados com o software do pacote Office ou aqueles que desejam aprender mais sobre o processador de texto, aqui estão 6 opções de edição para saber de cor e se tornar um profissional do Word.

1. Defina os parâmetros de colagem do texto padrão do Word

A mistura de duas fontes, o espaçamento diferente, a mudança de cor do texto: colar elementos de outro arquivo em um documento do Microsoft Word pode rapidamente se transformar em um pesadelo.

Quando você clica com o botão direito antes de colar o texto desejado em um arquivo de texto, o Microsoft Word oferece 3 opções de colagem: Manter a formatação original, Fazer a correspondência com formatação de destino e finalmente Manter somente texto.

Por padrão, o software de escritório mantém a formatação da fonte original, por exemplo, quando você usar o comando Ctrl + V.

Word oferece 3 opções de colagens diferentes

Felizmente, existe uma maneira de manter o controle do copiar e colar de textos e imagens do menu Opções avançadas. A chave: modificar o comportamento padrão do Windows para não mais especificar sua escolha cada vez que você colar o texto.

Para adaptar sempre o texto importado à disposição do documento do Word, você deve ativar como padrão a opção Mantenha apenas texto. Esta deve simplificar muito a colagem de elementos de outros documentos.

Para fazer isso, clique no Botão Arquivo no canto superior esquerdo, depois em Opções do Word, e em Avançado. Desça até a seção Cortar, copiar e colar.

Optar pelo Manter Somente Texto e pressione apenas OK.

Escolha a opção para manter apenas o texto

2. Ajustar manualmente o espaçamento entre linhas e o espaçamento dos parágrafos

No Microsoft Word, ajustar o espaço entre os parágrafos com precisão apenas com a tecla Enter simplesmente não é possível. Existe uma opção para isso…

Isso é útil quando você tem que, por exemplo, aperfeiçoar o layout do seu currículo, ou ajustar manualmente o espaço entre os parágrafos.

Selecione a parte de texto desejada – controle que a seleção combine bem com o espaçamento – botão direito do mouse e clique em Parágrafo.

Clic droit Paragraphe Word

Na guia Recuos e espaçamento, escolha a opção Espaçamento. Aqui você pode ajustar manualmente os espaços anteriores e posteriores à separação entre os dois parágrafos.

Defina o espaçamento entre cada parágrafo para manter um padrão

3. Alterar de maiúscula a minúsculas em poucos cliques

Além de mudar para maiúscula em um clique, a opção Maiúsculas ou minúsculas dá a você a oportunidade de capitalizar cada palavra ou, de colocar em maiúsculo o início de cada sentença.

Selecione as palavras que deseja formatar, se é apenas uma palavra, basta colocar o cursor sobre a palavra em questão. Acesse o menu superior do editor de texto e clique no pequeno ícone Aa.

Aparece uma lista de cinco opções: Primeira letra da sentença em maiúscula, minúscula, MAIÚSCULAS, Colocar cada Palavra em Maiúsculas e aLTERNAR mAIÙSC / mINÙSC. Escolha o formato mais conveniente para seu texto.

Opção para definir quais palavras serão maiúsculas ou minúsculas

4. Criar automaticamente uma tabela de conteúdos

Para criar uma tabela de conteúdos fácil de ler no Microsoft Word, não há mistério. Você deve observar os diferentes estilos oferecidos pelo Microsoft Office. Antes de criar qualquer documento que seja, é importante pensar sobre a estrutura do texto de antemão.

Título 1, subtítulo, Corpo: os estilos pré-definidos por padrão são bastante auto-explicativos e não devem causar problemas.

Styles Word

Depois vem o momento da criação da tabela de conteúdos. Para fazer isso, clique no início onde você quer colocar a página, geralmente após a tampa da frente ou no final do documento. Clique na guia Referências, clique em Sumário para selecionar um índice automático.

Para criar uma tabela de capítulos, clique em Sumário

5. Mover parágrafos inteiros sem a menor preocupação

O uso correto dos diferentes estilos propostos pelo Word permite não apenas criar um sumário em poucos cliques, mas também mover parágrafos inteiros sem comprometer o layout do documento. A solução: o modo Estrutura de Tópicos. Veja como ativar imediatamente.

Escolha a opção Exibição, no menu superior, e clique em Estrutura de Tópicos.
Plan Word

Além de fornecer uma visão geral da vista do documento final, esta tela permite que você mova um parágrafo inteiro sem afetar a formatação do último. Em outras palavras, você pode reorganizar os títulos e o texto, movendo-os para cima ou para baixo.

Organização do texto pela Estrutura de Tópicos mantém layout sem alteração

6. Remover o menu que aparece quando você seleciona o texto

Entre os elementos recorrentes de Microsoft Word, há também a mini barra de ferramentas que aparece automaticamente quando você seleciona o texto.

Menu sélection Word

O menu oferece atalhos para as opções de edição mais usadas – fonte, tamanho, cor, etc. Em teoria, parece muito útil, mas na prática é confuso: nem sempre entendemos quando o menu aparece, por quantos segundos e quando é necessário.

Seja qual for o motivo, se você quiser se livrar dele, há somente um caminho a seguir: Clique em Arquivo, Opções, depois na seção Geral, desmarque a opção Mostrar Minibarra de Ferramentas após seleção. Pronto!

Desmarque a opção para mostrar Minibarra de Ferramentas após seleção

Conhecer estas 6 dicas de edição para o Microsoft Word pode fazer com que você economize minutos preciosos. Com um pouco de sorte, serão estas pequenas coisas no seu currículo, carta de apresentação ou pasta que farão a diferença.

E o Excel? Aqui estão 9 fórmulas práticas para usar no software das planilhas.

[Artigo original em francês]

Leia também:

Carregando comentários